quinta-feira, 1 de junho de 2023

Será a Moldávia uma nova Ucrânia?

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Há pouco mais de uma semana, milhares de moldavos se concentraram na Praça da Grande Assembleia Nacional, na capital Chisinau, para a manifestação "Moldávia Europeia". O ato foi convocado pela presidente europeísta Maia Sandu, a favor da integração na União Europeia. Há mais de duas décadas o país está à espera de uma adesão, que agora começa a ganhar forma. É claro que isso pôs a Moldávia na mira de Putin.

Há quem aponte um risco real de um ataque e fale de uma nova Ucrânia. Afinal, os ucranianos também queriam integrar a União Europeia, mas acabaram levando uma chuva de mísseis do autocrata russo. Todos sabem, menos alguns brasileiros, que Putin tem motivações imperialistas e os vizinhos não podem dormir descansados, sob o risco de serem invadidos.

É bom lembrar. No Brasil, há um segmento da esquerda - nostálgicos de uma URSS que não viveram - que considerava a Ucrânia um perigo para a Rússia, razão pela qual a invasão era justificada. E a Moldávia? Muitos sequer sabem onde fica o país no mapa e por isso aqui vão algumas informações:

1. A Moldávia tem uma população multiétnica, composta sobretudo por moldavos, ucranianos e russos.

2. A Moldávia é uma república parlamentar, com um sistema político democrático.

3. A Moldávia possui uma economia baseada principalmente na agricultura, em especial frutas, vegetais, grãos e vinho.

4. A Moldávia enfrenta desafios econômicos, incluindo elevados índices de pobreza, emigração e corrupção.

5. A Moldávia enfrenta problemas de integridade territorial por causa da Transnístria, uma região autoproclamada que busca independência.

6. A Moldávia é afetada pela corrupção em vários setores, o que representa um desafio para o desenvolvimento econômico e a estabilidade.

7. A Moldávia tem 2,6 milhões de habitantes. Devido às dificuldades econômicas, muitos moldavos emigram em busca de melhores oportunidades de emprego em outros países.

8. A Moldávia tem o moldavo (muito semelhante ao romeno) como língua oficial, mas o russo também é falado e tem uma forte influência na sociedade local.

9. A Moldávia é um país em tensão, que vive uma encruzilhada geopolítica entre a União Europeia e a Rússia. 

10. A Moldávia busca uma maior integração com a União Europeia, buscando reformas políticas e econômicas para fortalecer seus laços com o bloco.

Enfim, os moldavos querem os padrões de vida da União Europeia e não os russos. Há uma tensão com a Rússia, como já havia acontecido no caso da Ucrânia. Aliás, a região da Transnistria, onde há forte presença russa, pode ser um cavalo de tróia. Enfim, a curiosidade é sobre a posição que essa "esquerda" brasileira, alimentada pela propaganda russa, vai tomar neste episódio. Porque no caso da Ucrânia, a vontade dos ucranianos (que queriam integrar a Europa) nunca interessou. É gente que prefere adorador de tiranos.

É a dança da chuva.

FOTO: Anaghan Km


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem