quarta-feira, 28 de março de 2018

Caravana de Lula alvo de tocaia a tiros: até onde vai a escalada fascista?

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Como descrever uma escalada fascista na prática? O processo pode começar com um simples xingamento. Depois aparece um energúmeno a chicotear pessoas. Mais tarde as estradas acabam interrompidas e pedras são atiradas. Até que um dia a coisa sai do controle e acaba num atentado a tiros. Acaba? Eis o problema. Porque a própria palavra “escalada” indica um movimento que não tem hora para acabar.

O atentado contra a caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – três tiros contra o ônibus onde estavam convidados e jornalistas –, ocorrido ontem no Paraná, é o mais grave episódio desta febre fascista que está a fazer o Brasil voltar aos tempos de antanho. É tão grave que a polícia decidiu tratar o caso como tentativa de homicídio. Os tiros, disparados dos dois lados da estrada, apontam para uma tocaia. E tocaia é uma coisa muito século 19.

O pior é ver políticos apostarem na anomia fascizante. Durante uma convenção do seu partido, a senadora Ana Amélia Lemos elogiou os ruralistas gaúchos por protagonizarem atos bárbaros contra a caravana do ex-presidente. É ruim, mas pode piorar. Ontem, ao comentar a emboscada à comitiva de Lula da Silva, o governador Geraldo Alckmin disse que o PT “colhe o que planta”. É o triunfo da selvageria.

Até onde vai essa escalada fascista pode levar o Brasil? É imprevisível. Mas ainda há tempo para evitar o pior. É preciso diálogo, serenidade e respeito pela regra democrática. No entanto, é impossível comunicar com fascistas. Há um vazio. Um fascista não se assume enquanto fascista porque, na maioria dos casos, ele sequer sabe que é fascista. Ou seja, não existe um interlocutor que represente o fascismo.

Roland Barthes escreveu que o “fascismo não é impedir-nos de dizer, é obrigar-nos a dizer”. Quer dizer que o fascismo não obriga à inação, mas à ação. E no Brasil destes tempos, ele é praticado de forma desarticulada, em forma de ações individuais ou de grupos, acobertados por discursos de ódio de classe. Aliás, vale lembrar que os fascistas são indivíduos fracos que, para compensar essa fraqueza, acabam por se identificar com os opressores.

O episódio está a pintar a imagem do país no exterior com tons sombrios. É uma questão de horas até que o assunto entre para a agenda da imprensa internacional. O mundo civilizado ainda nem assimilou a notícia da morte de Marielle Franco e já tem outras notícias negativas a partir do Brasil. E vale salientar que, mesmo com os acontecimentos dos últimos tempos, o presidente Lula da Silva ainda desfruta de enorme prestígio além-fronteiras.

A cada dia que passa, o Brasil se afasta da civilização e caminha distraidamente em direção à barbárie. Temos o lado menos mau. Enquanto houver uma “escalada fascista”, o ponto de não-retorno ainda não terá sido atingido. E o lado muito mau. O perigo é a evolução para um estágio de “espiral fascista”, porque as espirais giram sobre si mesmas e não têm fim.

É a dança da chuva.

65 comentários:

  1. Concordo com o Alckmin, o PT está colhendo o que plantou nos 13 malditos anos que esteve no governo com o discurso do nós contra eles.
    Mas aquilo que os petistas tanto queriam, um cadáver, felizmente ainda não apareceu, né Gleise Narizinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando uma pessoas que usa o argumento dos "13 anos no governo" eu imagino dois possíveis perfis. 1. Um cara muito jovem que não viveu coisa alguma desse período e acredita em lorotas. 2. Um velho gagá e desmemoriado. Se tivesse que apostar, era no 2...

      Excluir
    2. Baço, quando você ataca as instâncias jurídicas, que condenaram o criminoso do ABC, eu logo imagino 3 possíveis perfis :

      1. Um cara ingênuo
      2. Um cara ignorante
      3. Um cara de pau

      Excluir
    3. Tentemos assim. 1. Talvez eu seja um cara que não tem preguiça mental, que lê e estuda. 2. Que não esteja sujeito a viver no buraco cultural em que vives. 3. Last but not least... que eu talvez saiba o conceito de "kangaroo courts". Aliás, acho que vou usar este post como inspiração para escrever sobre o tema: tribunais canguru. Vai ser divertido ver a reação dos fachos.

      Excluir
    4. Lula 44% - Alckmin 5%. Realmente...Lula está colhendo o q plantou.

      Excluir
    5. Típico de petista: argumentam que defendem bandido porque lêem muito e são mais desenvolvidos culturalmente. Mas as pessoas de bem sabem a verdade, petistas usam qualquer justificativa pra defender o condenado lavador de dinheiro. Eu sei que você assiste novela da Globo escondido, esquerdista sofrido.

      Excluir
    6. Falou o picareta q votou no Aécio sabendo q era cheirador e ladrão... e que foi pra rua dizendo fazer parte dos milhões de Cunha... Picareta!!

      Lula 44% - Alckmin 5%. Realmente...Lula está colhendo o q plantou.

      Excluir
    7. Em tempo. "Cidadão de Bem" era o nome do jornal da ku klux klan

      https://cdn-images-1.medium.com/max/1600/1*w4xbs8x2SLp51N1M3mOwxg.jpeg

      Excluir
  2. Que irônico, pois, segundo o PT, era o “exército de Stédile” que iria pegar em armas...
    É, nesses tempos de internet tudo fica registrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo registrado. Inclusive notícias falsas, que são aquelas em que os idiotas querem acreditam.

      Excluir
    2. Seria fake pq o autor da menção é anônimo, independentemente do lula ter dito isto (inclusive com vídeo gravado) ou pq vc quer vender esta narrativa.

      Excluir
    3. Há uma coisa chamada contexto, mas nunca deves ter ouvido falar. Tirar do contexto é mais legal, né? E ajuda a fazer boas notícias falsas.

      Excluir
  3. O Lula foi fazer campanha antecipada na RUSSIA BRASILEIRA. Deu no que deu. O PT está querendo um cadáver pra ser fazer de vítima. O PT adora lembrar do nazismo, fica aqui uma dica: Não invada o território dos Russos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rússia brasileira. Eis um conceito sociológico de elevada relevância.

      Excluir
  4. Nossa, que discurso do ódio, Baço. Quer dizer então que as pessoas não podem mais expressar o descontentamento jogando ovos nos digníssimos políticos que fazem campanhas antecipadas? E aqueles ovos lançados contra o João Dória em Salvador? E aqueles ovos lançados contra o Jair Bolsonaro por simpatizantes do PT ou da esquerda que o partido supostamente representa, também partiram de fascistas, ou os fascistas são sempre os outros? Quanto aos disparos contra a caravana, na situação delicada que o político se encontra perante a justiça e justa revolta da população brasileira, é de se esperar de tudo. Cabe aos organizadores reverem a pré-campanha pelos rincões que, por si só, é ilegal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A boa notícia é que li todo o teu comentário (não com muito interesse, confesso). A má notícia é que imbecilidade ainda não tem cura e vais ter que continuar assim pelo resto dos teus dias.

      Excluir
    2. 10:15, vou lhe dar uma sugestão pra você entender, bem didaticamente, a diferença. Primeiro, pede pra alguém lhe atirar um ovo. Depois, peça a alguém pra lhe dar algumas chicotadas. Em seguida, peça a um terceiro que lhe atire uma pedra. Por fim, peça que alguém lhe dê um tiro. Não tenho dúvidas que assim você entende a diferença entre um ovo e um atentado a bala.

      Excluir
    3. Um petista chamando alguém de imbecil chega a ser cômico. E o condenado, como vai?

      Excluir
    4. A boa notícia é que li todo o teu comentário (não com muito interesse, confesso). A má notícia é que imbecilidade ainda não tem cura e vais ter que continuar assim pelo resto dos teus dias.

      Excluir
  5. Não acreditava nesse tal de fascismo do Baço até esta semana, quando a ministra do Supremo Tribunal Federal teve que intervir junto à PF solicitando mais segurança para a família de um Juiz Federal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... e para variar já sabes quem são os responsáveis pela ameaça, né? Jênio...

      Excluir
    2. E vc pelo visto sabe mais que a polícia, já que o suspirai atirador q ninguém sabe quem é um facista.
      Aliás baita país de merda, onde um criminoso, condenado em segunda instância, portanto no mérito, sai em caravana pelo país em campanha, proferindo uma série de obscenidades, provocando, ameaçando, intimidando e ao invés de ser punido, tem a ousadia de pedir proteção das forças policiais enquanto deveria estar preso.

      Excluir
    3. Ah... uma pessoa não pode pedir ajuda da polícia pelo fato de ter sido condenada? És uns jurista e tanto. Ainda acabas juiz numa corte de Curitiba. Outro jênio...

      Excluir
    4. Genial seria provocar, atirar em si mesmo e alegar ser vítima, não somos idiotas, traga primeiro os atiradores, não a narrativa.

      Excluir
    5. Não, tu não és idiota. Claro que não... ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah... não és idiota.

      Excluir
    6. Quem atirou em Lula, ainda não se sabe. O que se tem certeza absoluta é que o pistoleiro pertence a mesma turma do 22:43..os mesmos que espalham nas redes sociais que a Vereadora Marielle era ligada ao tráfico e que desejavam do fundo da alma que Aécio, aquele que cheira antes de mandar matar, fosse presidente...

      Excluir
  6. Não se sabe o nome do autor dos disparos..ele continua anônimo...como todo covarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então deve ser um petista

      Excluir
    2. Quando diz "então deve ser um petista" quer dizer: "me segurem, senão eu tiro o cobertor dos joelhos e, se a artrite não atrapalhar, ainda atiro uma pantufa em alguém". Eita saudades de 64, né?

      Excluir
  7. Ou o “Lemos” coloca o nome e sobrenome, ou Lemos = Anônimo

    Já é a quinta vez que esse anônimo tem o disparate criticar outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pq sei q vc não passa de um bosta, não vou colocar...até pq o meu nome já foi citado aqui neste espaço.
      Diferente de vc, anônimo de merda, a covardia nunca fez parte do clã Lemos, do qual eu orgulhosamente faço parte, até pq quem nos conhece sabe que nós sempre colocamos a cara pra bater, nunca nos escondemos atrás do anonimato e não fugimos da raia como os da tua laia. Faz o seguinte, seu cuzão covardão. Vá lá no arquivo histórico e de uma olhada na edição de 4 de abril de 64...c vai ver de qual linhagem eu faço parte.

      Excluir
    2. Qual linhagem?? A de comunista universitário que adora fumar um baseado?? Chora mais que tá pouco.

      Excluir
    3. Pelas vulgaridades que escreves, eu já imagino a tal linhagem que você pertence.

      Excluir
    4. Anônimo 14:37: basta saber que o Lemos é sindicalista e faz parte daquele partido que tem no nome “socialismo com liberdade”. Com essas “credenciais” não precisa de nome e sobrenome.

      Excluir
    5. Péra um pouco q vou ligar meu tradutor latidos/português pra tentar entender ocêis 3...auauauau..auauau...cáincáin..
      Ah entendi..Agora que já latiram, vão os três coçar o cool com um serrote.

      Excluir
    6. A clã Lemos não aguenta uu dia sem defender seus ídolos criminosos e defecar pelo teclado. Vida longa à clã Lemos!

      Excluir
    7. Pera q meu tradutor latidos/português está sem bateria. Pronto, já liguei na tomada..vejamos...auauaauauauauu ..já latiu, agora volta a fazer os milhares de testes de dna que faltam pra descobrir quem é teu pai...Dica. É um viralata... rs

      Excluir
  8. Mudando um pouco de assunto…

    A Dilma Piadista disse que vai censurar a Netflix. Ela disse que “alertará líderes mundiais (que ela encontrar…) sobre o uso da Netflix em campanha política”. Disse que a empresa de streaming está “fazendo campanha po-lí-ti-ca, e que se está fazendo aqui, fará em seu país”.

    Imaginem a Dilma descrevendo o enredo do tal seriado fictício a um "líder mundial" e numa cena específica explicar que uma tal frase “estancar a sangria”, proferida por um personagem, foi dita não pelo ex-presidente, mas por alguém de outro partido que fez parte do seu governo, e que o resto, bem, o resto sobre os roubos e pilhagem de estatais provocados pelo partido dela está “incorreto”, pois o seriado trata de uma “versão fictícia” dos fatos, não dos fatos propriamente ditos.

    Mas é de uma cara-de-pau, uma sem vergonhice, uma jabuticaba que só ocorre aqui na república das bananeiras.

    Difícil, né Baço? Mas nós nos sensibilizamos com a sua sanha em defender o indefensável. Veja pelo lado bom: você não está sozinho. Tem um professor de história que divide esse árduo trabalho contigo e que aparece aqui de vez em quando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Dilma diz que o Netflix pode fazer campanha política? Uau! Isso é impossível. Aliás, pessoal da Cambridge Analytica manda lembranças. Tem um algoritmo aqui a dizer que és daqueles adiantados mentais que acreditam na neutralidade da rede 2. Sobre o "estancar a sangria" é apenas o teu lado de fascistóide e tacanha (passe a redundância) a falar. Vou fazer de conta que não li. 3. Defender o indefensável? Eu defendo coisas como o estado de direito, a democracia e a regra do jogo. Entendo que consideres indefensável, porque isso é natural num fascista de merda (passe a redundância outra vez) com tu.

      Excluir
    2. Petistas de merda defendem bandido. Gente de bem, não. Ainda dá tempo pra mudar, petista de merda.

      Excluir
    3. 1. Eu não sou um petista de merda. Sou apenas um merda. Aliás, um merda que não poderia ser petista porque mora na Europa há mais de 20 anos. A não ser que o PT já esteja internacionalizado (e esqueceram de me convidar). 2. Gente de bem? Ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah... tu és apenas um débil mensal.

      Excluir
  9. Baço:

    https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2018/03/29/cabe-chamar-de-fascismo-os-ataques-feitos-a-lula-durante-sua-caravana.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse parece ser um daqueles textos que tenta atalhar por respostas de fácil compreensão (não dá para fazer melhor num artigo de jornal, ainda mais factual). A questão é complexa. No que tem a ver com as minhas posições, nunca disse que o ataque em si é fascista. É mais bandidagem. Mas produzido num ambiente de fascismo.

      Excluir
    2. Ambiente de fascismo: se tirarem a "presidenta", pegaremos em armas. Ou era só o contexto né Baço? Kkkk

      Excluir
    3. Putz. É o mesmo argumento que o outro cara lá mais abaixo usou. Começo a achar que vocês só têm esse "argumento"...

      Excluir
  10. Baço o que realmente me preocupa é se o outro lado decidir reagir na mesma moeda. Tenho um medo real de que os movimentos de esquerda se cansem do jogo democrático e fação como a turma da direita joguem a constituição pro alto e passem a usar os mesmos artifícios que essa turma fascista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PT é um partido de centro esquerda, portanto moderado. E violência não é bem o jogo dos moderados. Se houvesse algum risco podia ver da extrema esquerda, mas essa prefere caminhar de forma isolada e não tem grande poder de fogo. Mas o risco existe.

      Excluir
    2. O problema é caracterizar “o outro lado”, pois: 1) a esquerda vem incentivando o uso da violência, ou esquece do discurso do lider do MST, ao lado da então presidente, no palácio do planalto, dizendo que aqueles que não concordassem com o impedimento “deveriam pegar armas e sair às ruas”; 2) há uma linha de investigação que levanta a possibilidade dos próprios petistas atirarem contra a caravana com objetivo de dar alguma importância política a desastrosa tentativa de promoção do ex-presidente.

      Excluir
    3. Ei, anônimo, está tudo bem aí em Mare Tranquillitatis? Conta pra nóis como é viver no mundo da Lua.

      Excluir
    4. Petista,entao conta pra nós como é viver no Mundo de Lula, defendendo condenado por lavagem de dinheiro?

      Excluir
    5. Não sei. A única experiência que tive com lavagem de dinheiro foi uma nota de 10 euros que esqueci no bolso das calças. Perdi...

      Excluir
  11. http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/presidente-da-cut-pede-ida-a-rua-com-armas-na-mao-se-tentarem-derrubar-dilma-7txyw6ewczj2xlq0mlfw8fe3q

    Algum comentário sobre isso, prezado petista amante de bandido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liberei o comentário, mas nem me atrevo a abrir o link. Vou contar um segredinho procê. A Gazeta do Povo é um panfleto que fala para a direita mais ignara que existe. É o nicho de mercado deles, porque caso contrário não conseguiriam sobreviver.

      Excluir
    2. Primeiro o que fala contra si é o conteúdo, não onde ele foi escrito. Sem falar que isso é uma espécie de pré conceito, mas o pessoal de esquerda é do bem!!! Sem falar que logicamente é uma das formas de apelo autoridade.

      Excluir
    3. Olha, Fábio. Se releres o comentário, vais ver que eu chamei de "panfleto". Percebeste a diferença? Mas para que não tenhas que ir ao dicionário (devias experimentar, porque pode ser uma aventura para ti), dou aqui o significado: Panfleto - texto escrito em estilo violento, polêmico ou difamatório.

      Excluir
    4. Já deveria esperar que ia criticar a Gazeta. É difícil encarar a verdade e reconhecer o quanto a esquerda é hipócrita né amigão? Mas pra que não se tenha mais dúvida, veja o vídeo do incitador de violencia com seus próprios olhos: https://youtu.be/v5Rc0dkuUsQ
      Fascista tambem ou isso não vale pra cumpanheirada? Ps: não dá pra arrumar o corretor ortográfico nesse blogzinho fajuto?

      Excluir
    5. 1. A Gazeta é uma merda, feita para merdosos como tu. 2. O cara do vídeo é que tem que responder pelo que ele diz. Não fala por mim. 3. Logo depois disso o cara pediu desculpas e tentou se explicar. Aceita quem quer. 4. Tu é que vieste ao blogzinho fajuto. Não lembro de te ter convidado. 5. Algo mais que possa fazer por ti?

      Excluir
  12. Os conservadores incitam essa escalada fascista!
    Nada melhor que um belo discurso democrático da esquerda para comprovar essa tese!:

    https://www.youtube.com/watch?time_continue=145&v=Fl7zKKlJHGs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não viste o filme inteiro, né otário? Assim fica fácil descontextualizar. A fala a que os reaças se referem é de um poema de Bertolt Brecht (preciso dizer onde e em que época ele viveu?).
      Perguntas a um homem bom


      Por Bertolt Brecht
      Avança: ouvimos

      dizer que és um homem bom.
      
Não te deixas comprar, mas o raio
      
que incendeia a casa, também não
      
pode ser comprado.
      Manténs a tua palavra.
      
Mas que palavra disseste?

      És honesto, dás a tua opinião.

      Mas que opinião?

      És corajoso.
      
Mas contra quem?

      És sábio.
      
Mas para quem?
      
Não tens em conta os teus interesses pessoais.
      
Que interesses consideras, então?

      És um bom amigo.
      
Mas serás também um bom amigo de gente boa?
      Agora escuta: sabemos
que és nosso inimigo.
      Por isso
 vamos encostar-te ao paredão.
      Mas tendo em conta os teus méritos
      
e boas qualidades
      
vamos encostar-te a um bom paredão e matar-te
      
com uma boa bala de uma boa espingarda e enterrar-te

      com uma boa pá na boa terra.

      Bertolt Brecht (1898-1956) – Dramaturgo e poeta alemão

      Excluir
    2. O tal professor é que descontextualizou a obra de Bertolt Brecht! A dissimulação da esquerda já não funciona mais como outrora, né?. Persevera!...

      A esquerda agoniza!...

      Excluir
    3. Baço petista, você vê um vídeo desse é é nao consegue reconhecer o quanto você é hipócrita? Procure um profissional com urgência, você precisa de tratamento.

      Excluir
    4. Ops! Preciso de tratamento? Já está. Acabo de abrir um Señorio de Gayan Gran Reserva, um tempranillo da região de Cariñena. É baratinho, mas dizem que é bom. Depois conto como foi a vinhoterapia.

      Excluir
  13. Eu sei o que é panfleto,e não tenho a ilusão que a maioria do jornalismo seja algo diferente disso. Até onde iríamos pela necessidade de agradar ao nosso público. Por isso falo da solidão e do deserto como meios de obter um pensamento critico. Mas dizer meramente que é panfleto não desfaz que fizesse uma generalização pra não ter que argumentar. Não há sábio que não possa falar idiotices, nem mentirosos que não possam falar verdades.

    ResponderExcluir
  14. Atentado... kkkkk
    Só se for auto-atentado!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem