quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Bill Gates quer que robôs trabalhadores paguem impostos...

POR LEO VORTIS
Bill Gates é aquilo que todo milionário quer ser: bilionário. Mas ninguém tem tanto dinheiro por acaso. É preciso ideias.  Mérito. E novamente ele sai na frente: propõe que as empresas paguem impostos sempre que um robô (máquinas que usem inteligência artificial) tire o emprego a um trabalhador. O co-fundador da Microsoft acredita que é uma forma de conter, ainda que por tempo limitado, o avanço dos processos de automação das empresas.

Em suma, a ideia passa pela intervenção dos governos, que deveriam taxas às empresas que substituíssem homens por máquinas. A teoria não é descabida. Tanto que a União Europeia vem trabalhando nesse sentido há algum tempo. Mas a questão é controversa. Afinal, a ideia de investir em inteligência artificial é exatamente para aumentar a produtividade. E, claro, aumentar os lucros. E o lucro é que a mola propulsora do capitalismo.

O avanço da inteligência artificial no mercado de trabalho não para de crescer. E logo o mundo vai ter que se deparar com milhões de pessoas fora do sistema de emprego. É preciso olhar a sério para essa questão. Bill Gates já está a se antecipar. Deve ser por isso que muito o consideram um visionário. Mas é estranho ouvir um empresário - neste caso um bilionário - a falar em pagar impostos. Nem tanto.

O co-fundador da Microsoft tem as suas peculiaridades. Ao contrário daqueles que são apenas ricos ou milionários, ele acha que paga poucos impostos. As pessoas mais ligadas vão lembrar que ele – entre outros ricaços – foi contra a reforma fiscal de Donald Trump, que deu uma tremenda afrouxada na carga tributária dos norte-americanos mais ricos.

Há pouco tempo, numa entrevista ao jornalista Fareed Zakaria, na CNN, ele disse que precisava pagar mais. “Eu paguei mais impostos, mais de US $ 10 bilhões, do que qualquer outra pessoa, mas o governo deve exigir que as pessoas na minha posição paguem impostos significativamente maiores", disse Bill Gates. Uma posição de não deve ter caído bem no Brasil, onde muitos ricos acham que sonegar impostos é legítima defesa.



Bill e Melinda Gates

3 comentários:

  1. Pois é, também valorizo o Mérito, mas essa palavra foi tão, tão banalizada pela esquerda burra, tal qual foram as palavras “estupro”, “fascismo” e “golpe”.
    Mas o que supreende é que a esquerda só se lembra da existência do Mérito quando o autor propõem o pagamento de impostos sobre os “robôs” que substituírem humanos (como se os robôs não fossem máquinas...).

    Mas deixa pra lá, seria de estranhar coerência em esquerdistas.

    ResponderExcluir
  2. Ele que faça doações ao estado, e além disso toda declaração bonitinha como essa de um nerd bilionário deveria vir com um alerta, pois Bill gates não é burro, ele muito possivelmente só quer ficar bem na foto da mídia esquerdista.

    ResponderExcluir
  3. Silêncio ensurdecedor...

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem