sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

A sombra do fascismo amedronta o Brasil


POR DOMINGOS MIRANDA
O que é o fascismo? É a política praticada através do terror e do medo. O Brasil já conviveu com esta praga entre 1964 e 1985 e, agora, a sua sombra aparece e incomoda os democratas. As recentes invasões das universidades federais de Minas Gerais e de Santa Catarina são uma prova do abuso de autoridade e desrespeito ao princípio constitucional da inviolabilidade universitária. A consequência deste ataque à honra do cidadão foi a morte do reitor Luiz Carlos Cancellier.

Quando a justiça se acovarda e permite a ação abusiva da polícia, quem perde é o cidadão. O desembargador Lédio Rosa de Andrade, magistrado do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, fez um discurso emocionado na homenagem ao reitor Cancellier. Ele alertou: “Esta noite fiquei a pensar quando a humanidade errou e não parou Hitler no momento certo, quando a humanidade errou e não parou Mussolini no momento certo... Eles estão de volta. Será que vamos errar de novo e vamos deixa-los tomar o poder? A democracia não permite descanso. Eles [os fascistas] estão de volta. Temos que pará-los”.

Não faz tanto tempo assim, convivíamos com torturas, execuções e ataques a bombas praticados por agentes da lei, aqueles que, legalmente, deveriam nos proteger. Um destes exemplos. No dia 16 de dezembro de 1976, agentes do DOI, órgão de investigação do 2º Exército, cercam uma residência do bairro da Lapa, em São Paulo, onde está reunida a cúpula do PCdoB. Matam a sangue frio os dirigentes Pedro Pomar, Ângelo Arroio e João Batista Drumond. Poucos meses antes, a repressão já havia assassinado o operário Manoel Fiel Filho e o jornalista Vladimir Herzog.

Não queremos que estes tempos sombrios voltem novamente. O alerta do desembargador catarinense tem razão de ser pois há uma campanha de ódio sendo disseminada na sociedade. Alguns desavisados pedem a volta da ditadura e o candidato a presidente que elogia os torturadores está em segundo lugar nas pesquisas (em Santa Catarina tomou a dianteira). Não podemos colocar uma cobra no bolso porque, com certeza, ela irá nos picar.

Santo Agostinho nos ensinava que “a esperança tem duas filhas lindas: a indignação e a coragem. A indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão, e a coragem a mudá-las”. Vamos lutar para mudar esta podridão que aí está, mas sempre tomando o cuidado para evitar que aventureiros fascistas assumam o comando. A democracia é a flor mais linda da política, mas ela é frágil e precisa ser protegida.


Charge publicada no jornal O Tempo – 29-10-2017

20 comentários:

  1. Primeiro que o autor parece desconhecer o significado de "fascismo".

    Segundo, o regime militar que tomou o congresso pelo apelo da população (a história pode até ser mudada, mas o passado não!) era POSITIVISTA (ler Auguste Comte) e não fascista.

    Terceiro, difícil acreditar nessa tal perseguição dos militares quando novelas como "Dancing Days" tinham metade dos personagens gays e o Ney Mato Grosso de saracutiava no grupo "Secos e Molhados". A perseguição era exclusivamente contra grupos guerrilheiros comunistas que queriam impor a ditadura do proletariado no Brasil.

    Quarto, fascismo, mas FASCISMO mesmo a gente percebe em grupos de esquerda que agridem, que depredam, que tolhem a manifestação de quem pensa diferente deles. Isso é fascismo!

    Fascismo é desrespeitar instituições, a liberdade e ser simpático à ditadura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, você estupra a história ao tentar defender o fascismo. Dizer que os militares perseguiam só os guerrilheiros é uma insanidade. Só para citar um exemplo, o nome do cardeal Helder Câmara estava proibido de ser citado na imprensa porque ele denunciava a tortura no Brasil. Um padre, seu assessor, foi torturado e morto. A rádio da arquidiocese de São Paulo foi fechada pelos militares. Quer mais?????

      Excluir
    2. Mais comunista que Dom Hélder ? O cara estava do lado dos guerrilheiros ,e teoricamente estavamos em guerra no período militar , e o cara estava do lado doa inimigos. Queria o que ?
      Nelson Rodrigues costuma vá brincar que ele nem acreditava em Deus.

      Excluir
  2. Faz tempo que a cadela fascista pariu os black blocs...

    ResponderExcluir
  3. Todos os oficiais de alta patente envolvidos nos golpes militares na América Latina foram alunos assíduos da Escola das Américas no Panamá, que era mantida pelos EUA como centro de treinamento para futuros ditadores da AL, entre ele Leopoldo Galtieri, Manuel Noriega, Pinochet... além dos "nossos". A tal escola ensinava entre outras coisas, os mais "eficientes" métodos de tortura a serem utilizados contra os inimigos da "democracia" (risos). O único positivismo que essa milicada fascista conhecia era o polo positivo da "pianola Boilesen" empregada para obter confissões e que a cada nota tocada alterava a intensidade da corrente elétrica. Segue link com uma das disciplinas da grade curricular da escola.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Manuais_KUBARK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “americanos malvados...”

      Que coisa mais blasé!

      Excluir
    2. Fabio Rosa, vá estudar um pouco de história e depois a gente conversa. Não posso perder tempo ouvindo asneiras.

      Excluir
    3. Né? E ainda tem neguinho q paga pau pros caras, bate continência pra bandeira deles e como se não bastasse, vai limpar privadas por lá...quer coisa mais blasé?..rsrs

      Excluir
    4. Olha, antes limpar privada num país livre a viver com dinheiro de corrupção (quando não de trabalhadores!).

      Excluir
    5. Se é por falta de adeus, hasta la vista baby. A porta da rua é a serventia da casa. Miami é logo ali...rss

      Excluir
  4. FASCISMO

    "Tudo no estado, nada contra o Estado e nada fora do Estado." (Benito Amilcare Andrea Mussolini)

    A definição de Fascismo acima, é de autoria de seu próprio criador. Quando leio essa frase, logo lembro da Coréia do Norte, Venezuela, China de Mao, etc...

    ResponderExcluir
  5. Pois é a velha esquerda tentando inverter conceitos para iludir os ignorantes, ou melhor idiotas úteis

    ResponderExcluir
  6. Longe de nós querer iludir vcs 2, pois sabemos q ignorantes e idiotas úteis são caso perdido...rsrs

    ResponderExcluir
  7. Há uma turma de defensores do gênio Bolsonaro que aparece para defender o indefensável, ou seja, defender a ditadura militar e seus métodos de tortura. Pior do que isso é pensar que alguns ainda se dizem cristãos, como se fosse cristão defender a tortura.

    ResponderExcluir
  8. Bozonaro disse numa coletiva em Manaus, que para diminuir os casos de nascimentos prematuros, a ideia seria levar a mãe ao dentista. Em outra parte do stand-up ele relincha, digo, ele propõe q em seu governo o acompanhamento de hipertensos acometidos de AVC seria feito por professores de educação física, que ficariam encarregados de "tirar a pressão". 2018 promete muitas gargalhadas.

    ResponderExcluir
  9. A ignorância deste Bolsonaro só e comparável com a do ditador Costa e Silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Dilma é insuperável. Com o Lula da quase empate técnico

      Excluir
  10. Dizalenda, q durante a cerimônia de entrega de uma embarcação, o pessoal do cerimonial entregou para Costa e Silva a tradicional garrafa de champagne para a devida cerimônia de lançamento ao mar da embarcação. Sem saber o q fazer com a garrafa, o milico não titubeou e perguntou para um assessor o que fazer com a tal garrafa. "Quebra no casco, presidente, faz parte da cerimônia", respondeu o aspone. Prontamente o gorila de farda levantou a pata e bateu com o champam, uma, duas, três vezes na sola do sapato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas pra vencer a work-alcoolic é difícil, hein!

      Excluir
    2. Na época corria à boca miúda, que Costa e Silva era tão burro que já nos estertores de sua vida inútil, quando ele mal parava em pé, sempre tinha um aspone por perto pra ampara-lo, com receio q caso tropeçasse e caísse te 4 ele começasse a pastar. Costa e Silva era o estado de arte da jumentice...visto q para substituí-lo em caráter provisório nomearam os 3 patetas.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem