segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Os legisladores do atraso... em causa própria

POR JORDI CASTAN
Nem faz tanto tempo assim. Os fabricantes de tubos de ferro galvanizado da cidade estavam em pé de guerra com os fabricantes de tubos de PVC. O plástico, mais econômico e fácil de trabalhar, rapidamente ganhou o mercado. O resultado é de todos conhecido: o PVC é hoje o líder de mercado no segmento e os tubos de ferro ficaram restritos a um mercado reduzido e específico.

Há uma história bem conhecida no Brasil. Se Thomas Edison tivesse inventado a lâmpada elétrica aqui, o lobby dos fabricantes de velas não teria permitido a sua comercialização. A vanguarda do atraso viceja e ganha novos adeptos a cada dia. E nunca faltam legisladores dispostos a defender a bandeira da inépcia, da obsolescência ou do atraso.

Os taxistas frente ao Uber. Os hoteleiros frente ao AirBnB. As empresas de TV frente a Netflix. E por aí vai. Em nenhum momento defendem os interesses da população, que, desorganizada e sem políticos que defendam seus interesses, se vê desprotegida e abandonada. E tudo fica nas mãos de legisladores que, quando não legislam abertamente em causa própria, o fazem em defesa dos interesses mais vergonhosos e mais retrógrados.  

O país retrocede. E no caso de Joinville encontramos aqui os máximos expoentes do atraso institucionalizado, os defensores da ineficiência e os mestres do sem-vergonhismos. É só estar atento.

5 comentários:

  1. Vem mais por ai...preparam mais leis que oficializam a grilagem urbana.

    ResponderExcluir
  2. É bem assim. Mas, no final, o Mercado impõe o que é verdade.

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa a ser discutida na Câmara de Vereadores. É um Estado laico, mas todo início da sessão Lê-se um trecho da Bíblia. E as outras religiões não serão contempladas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brasil nunca foi um Estado Laico!!! Feriado nacional na Sexta-feira Santa, Corpus Christi, Nossa Senhora de Aparecida, Natal, Santo Padroeiro em tudo quanto é cidade determina os feriados municipais.

      Estado Laico no papel apenas, na prática e na tradição é um dos países mais religiosos do mundo.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem