sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Brasil, uma nau sem rumo

POR DOMINGOS MIRANDA
Dirigir um país sem ter um projeto de nação é como navegar em alto mar sem uma bússola ou GPS. O governo federal só tem duas preocupações imediatas: 1) tentar se defender das acusações de corrupção já que a Polícia Federal, em relatório encaminhado ao Supremo Tribunal Federal, disse que Michel Temer é o chefe da organização criminosa; 2) fazer leilão das empresas estatais o mais rápido possível, sem um estudo mais aprofundado.

Em países com economia diversificada como a nossa não existe notícia sobre um desmonte de tal magnitude, a não ser o que ocorreu no governo de Vichy, na França, durante a segunda guerra mundial. O governo de Vichy correspondia a dois terços da superfície da França e foi capitaneado pelo marechal Pétain e por Pierre Laval, O Estado títere dos alemães surgiu com o armistício feito em julho de 1940, depois da derrota diante das tropas nazistas.

É um período que os franceses gostariam de esquecer porque foi um retrocesso em todas as conquistas do povo desde a revolução de 1789. Para começar, trocaram o famoso lema “liberdade, igualdade e fraternidade”, usado desde a Revolução Francesa, por “trabalho, família e pátria”. A dor era maior porque a população ainda guardava na mente as conquistas do governo de esquerda, de 1936 a 1938, como aumentos salariais, semana laboral de 40 horas e férias pagas para todos os trabalhadores.

Um pequeno grupo, capitaneado pelo general Charles de Gaulle, criou no exílio a Frente Nacional, que abrangia de comunistas a monarquistas, para liberar o solo francês dos ocupantes e dos traidores. Rapidamente cresceu o movimento da resistência até a destruição do governo de Vichy e a expulsão dos nazistas. Laval e Pétain foram condenados à morte, mas este último teve a pena comutada para prisão perpétua por causa de sua idade avançada.

O fim para os traidores nem sempre é bom. No Brasil vemos uma situação semelhante à França da Vichy. Nossos governantes chegaram ao poder através de um golpe arquitetado pelo serviço de informações americano e agora eles pagam a fatura. Estão entregando a preço de banana as nossas maiores empresas (parte da Petrobras, Eletrobrás), as reservas minerais e implodiram as grandes empresas de engenharia através da Lava Jato.

O economista Delfim Neto disse, em artigo na Carta Capital, que o nosso destino está em nossas mãos. “Para realizá-lo precisamos de um consenso social mínimo em torno de um Projeto Nacional”. Para que consigamos evitar o desmonte de nosso país é necessário criar uma ampla frente em torno de um projeto que preveja nossos destinos para daqui 30 anos. Corremos um sério risco de desmembramento da pátria pois o poder central está em frangalhos e as forças regionais tentam buscar o butim para o seu lado.

Mesmo com todos os males existentes, o Brasil conseguiu chegar unificado ao século 21 e é uma das maiores economias do mundo. Seria burrice perder todos estes avanços. A mudança de rumo depende de nós. Vamos nos unir.

22 comentários:

  1. Tem projeto, chama-se "ponte para o futuro", já leu?
    É um projeto bom, baseado na diminuição do Estado e na desburocratização das atividades, e as privatizações fazem parte dele.
    Tirando os problemas de corrupção na Petrobras e outras estatais, que vêm desde os governos petistas (a denúncia contra Michel Temer é a mesma da do PT no início da semana, mas a "mídia golpista" só enfoca essa última do presidente), o governo vem fazendo o dever de casa: aprovou o teto dos gastos, a terceirização das atividades, a reforna trabalhista e, se não fossem as cagadas de Rodrigo Janot (que quer manter sua aposentadoria de R$ 34 mil ao invés dos R$ 5,4 mil, teto para TODOS os trabalhadores), a reforma previdenciária também já teria sido aprovada.
    Enfim, prefiro Michel Temer (e sequer votei nele!) a Dilma Rousseff (outra que a PF e o MP fizeram cair a máscara), ao menos esse tem sim uma agenda econômica.
    Quanto a Rodrigo Janot, o tempo e a justiça não o perdoarão. E Michel Temer, que pague por seus crimes quando entregar o poder. Muito maior que a corrupção, problema deste país é FISCAL!

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aínda fez a reforma do ensino médio que a Dilma não conseguiu (e que a esquerda burra aprovou na era petista, mas rechaçou o mesmo projeto com Temer), liberou o $ de contas inativas do FGTS do trabalhador, fez o mesmo FGTS render como a poupança (ao invés dos 3% que rendia ao ano) e manteve os programas assistenciais.

      Olha, Temer fez mais coisas em 1 ano do que Dilma em todo o seu mandato.

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    2. A Ponte para o futuro é a entrega do Brasil para os americanos. E o Temer está fazendo direitinho o dever de casa que seus patrões lhe determinaram.

      Excluir
    3. Sim, sim, e o juíz Sérgio Moro faz parte da CIA para roubar o petróleo do Brasil...

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    4. "Tirando os problemas de corrupção na Petrobras e outras estatais, que vêm desde os governos petistas..." pô Eduardo, me deixaram de fora desse país em que não havia corrupção antes dos governos petistas. Eu sempre vivi num país marcado pela corrupção, aí você vem e me diz que ela tem só uns 15 anos. Sou um sujeito azarado mesmo, cresci vendo escândalos de corrupção, mas parece que havia outro país em que eles não existiam. Sorte sua que conseguiu viver nessa maravilha durante um tempo.

      Excluir
    5. O tal de Eduardo Jlle só pode ser alter ego do Fabio Rosa..só assim dá pra entender a capacidade imensurável desse menino de obrar pelos dedos..rsrs

      PS. Se fizer uma ressonância do intestino dele(s), capaz de registrar lampejos de sinapses.

      Excluir
    6. "A China matou ou prendeu entre 18 a 20 fontes da Agência Central de Inteligência (CIA) de 2010 a 2012, atrapalhando as operações de espionagem americanas em uma violação de inteligência maciça cuja origem não foi identificada, revelou o jornal “New York Times” neste sábado. Investigadores continuam divididos se havia um espião dentro da agência que traiu as fontes ou se os chineses hackearam o sistema de comunicações secretas da CIA, segundo funcionários e ex-funcionários".

      Fonte. O Globo 20/06/2017

      Excluir
    7. Certamente o crédulo também acredita que as SDRs eram importantes instrumentos de gestão administrativa e não cabides de emprego para garantir adivinhem que partido no poder?

      Excluir
    8. Bom mesmo é goveno do Manda Brasa, o PMDB, gerando empregos lá e cá. Em Joinville cada esquina do centro há um emprego novo gerado, no mínimo. São malabaristas, vendedores de balas ou pedintes. Acreditar e defender um governo tão eficiente é uma demonstração de rara perspicácia.

      Excluir
    9. As destruições econômica e institucional causadas por esse partido, o PT, são sui generis no mundo democrático. Foram pelo menos 500 bilhões de perdas em 13 anos desse desgoverno. "Nunca antes na história desse país" alguém causou tanta destruição.

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    10. Bom mesmo é goveno do Manda Brasa, o PMDB, gerando empregos lá e cá. Em Joinville cada esquina do centro há um emprego novo gerado, no mínimo. São malabaristas, vendedores de balas ou pedintes. Acreditar e defender um governo tão eficiente é uma demonstração de rara perspicácia.

      Excluir
    11. Pois é, não se pode fazer milagre em um ano de governo. É difícil limpar as estrebarias depois de tanto tempo de desgoverno petista.

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    12. Pois é..a má notícia é q vc vai ter de dormir ao relento enquanto elas não estiverem limpas...então trate de torcer pelo Bolsonaro, pelo menos c terá alfafa a vontade.

      Excluir
  2. Avanços?

    Nesses 14 anos, eu só vi "avanços",... mas foi sobre o dinheiro público!

    Temer, Dilma, Lula, Aécio, vários deputados, vários senadores, vários empresários, etc...: BANDIDOS!

    Vir reclamar apenas do Temer é muita "cara de pau"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara de pau é defender o Temer, que a própria Polícia Federal denominou chefe da quadrilha.

      Excluir
    2. Eu não estou defendendo o Temer, por mim ele pode ir para o xilindró junto com o Lula, Dilma e Aécio. Estou afirmando que o governo Temer é MELHOR do que o de Dilma.
      Por outro lado tem esquerdista defendendo o outro chefe da quadrilha que o próprio MF assim denominou.

      Excluir
  3. É bonito falar assim,mas foi a esquerda no Brasil que iniciou a desestabilização. Com FHC abrindo as porteiras, e lula chafurdando na lama das agências regulatórias. Se a estatização era um mal personificado, o neoliberalismo foi uma espécie de terror japonês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neoliberalismo de C... é R...!

      Neoliberalismo não existe, é um neologismo inventado por um esquerdista britânico meados do século passado. Ele chama de neoliberalismo aquilo que conhecemos como "capitalismo de estado", que nada tem a ver com o liberalismo econômico.

      Excluir
  4. As grandes empreiteiras cavaram sua própria cova. Foram anos de cartelização e subornos. Colhem agora o que plantaram no passado.

    ResponderExcluir
  5. À esquerda, só resta a ingenuidade!... ou o mau caráter! FATO!

    ResponderExcluir
  6. Temer é péssimo, mas melhor que a antecessora, porém não confio no cidadão para liderar qualquer programa de privatizações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode confiar, Anônimo 00:12, basta ele vender a bagaça. Não tem segredo!

      Eduardo, Jlle

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem