terça-feira, 23 de maio de 2017

Cabeça vazia é a oficina do tinhoso (sim, aquele com a faixa presidencial)

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
O Brasil já foi considerado o país do futuro. O problema é que na prática insiste em ser um país sem futuro. Se tivesse que fazer um diagnóstico meio à pressa, diria que há uma explicação muito razoável: é que o país tem uma das piores direitas do planeta (talvez a pior). No Brasil, a direita é mais burra, mais intolerante e tem maior tendência para o irracionalismo.

A maior expressão desse estado de indigência mental está, por exemplo, nos heróis que ela escolhe. É só gente inútil do ponto de vista intelectual. Para evoluir qualquer país precisa de inteligência, bom senso e massa crítica. É tudo o que falta a essa direita. E onde os neurônios são preguiçosos, opera o besteirol. Quer exemplos práticos? Então, vamos ver alguns highligths mais recentes. Tem para todos os (des)gostos.

- Rachel Sheherazade diz que Hitler fundou o PT na Alemanha. Ah... que falta fazem umas aulinhas de história.
- Marcelo Madureira diz que foi apanhado de surpresa pela ligação de Aécio à corrupção. Zeus! Ele nunca tinha ouvido falar em Furnas, no aeroporto nas terras do tio ou nos milhões da saúde mineira?
- Lobão sai em defesa de Temer e assume a tese das gravações fraudadas. Mais alguém, além dele e do próprio Temer, acredita?
- Janaína Paschoal diz que “prometi a Tancredo Neves que olharia pelo país e confesso que acreditei que os netos dele também tinham esse sentimento”. Será que também vai ter áudio?
- João Doria rejeita Aécio Neves. “É estarrecedor um senador da República utilizar essa linguagem. Palavras de baixíssimo calão. É absolutamente lamentável”. Uai! Palavrão é corrupção.
- Diogo Mainardi dá um furo jornalístico: Joesley comprou deputados com o objetivo de impedir o impeachment de Dilma. É... pelo visto a coisa funcionou direitinho.
- Roberto Jefferson, em prisão domiciliar, mas “miraculosamente” convertido em oráculo dessa direita apatetada, diz que o PT quer diretas já porque pode ainda contar com a ajudinha das urnas eletrônicas. Hã!?
- Alexandre Frota diz que “o açougueiro da JBS é sócio de Lulinha tem Lula por trás de tudo isso”. Qual dos dois é Lulinha? O Joesley ou o Wesley?
- Carlos Bolsonaro, o filho mais atrapalhado de Jair Bolsonaro, elogia o talento do pai como gestor: “a JBS faz o maior trambique já visto com o seu dinheiro com todos os governos, via BNDES, e você falando que Bolsonaro não manja nada de economia”. Putz. Bolsonaro para ministro da Economia já!

O problema dessa direita no Brasil é não ser uma força convencional, com a pretensão de ocupar lugar no arco político. Pelo contrário, essa gente está totalmente fora do eixo. É uma direita, em muitos casos extrema, que não está disposta a contribuir com soluções. É gente que gosta do fuzuê, de bagunça, de anarquia (não confundir com os anarquistas, por favor). Tudo o que pretende é impor a agenda do atraso. Enfim, cabeça vazia é a oficina do tinhoso (sim, aquele com a faixa presidencial).

É a dança da chuva.

25 comentários:

  1. Bom dia, Baço, sem temer, de preferência.

    Assim como a matéria sobre o Merdureira (Marcelo Madureira, o "iludido" e o "enganado" que inclusive teve cargo na executiva do PSDBilhões do Rio de Janeiro), esta está ótima. Se há algo que pode sintetizar, resumir a "mentalidade" coxinha é o seguinte: se, com o perdão aos cães pela comparação, os coxinhas fossem cães e alguém de direita jogar 1 peixe cheio de espinhas, ou uma carne com pedaços de vidro, ou alfinetes, ou veneno, ou pior ainda, 1 carne com anzol dentro, o coxinha, mastiga, engole, engasga, agoniza, talvez vomite, pode quase morrer, mas logo vem abanando o rabo e pedindo mais alegremente; se alguém de esquerda jogar uma carne de boa qualidade pra ele e sem qualquer problema, o cão coxinha late, baba, espuma, rosna de raiva, come tranquilo, mas antes e depois tenta morder o esquerdista e continua rosnando e latindo com ódio pro esquerdista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não conseguiste guardar isso só para ti.... tinhas que comentar, né? Carente de atenção?

      Excluir
    2. Sensacional resposta Baço, o anônimo "Nem li" das 9:42 está bem carente mesmo, acho que ele não ganhou abraço ontem que foi o Dia do Abraço.

      GFS.

      Excluir
    3. Concordo com o Anônimo das 09:13.
      Porém, isso não ocorre apenas com os de direita sobre os de esquerda. O contrário também é realidade.
      Extremismo é a definição, independente da posição.

      Excluir
    4. Não sei Diego. Diz aí os similares, à esquerda, de gente como o Madureira, a Sheherazade, o Bolsonaro etc etc etc...

      Excluir
  2. Troca no primeiro parágrafo "direita" por "esquerda".
    Tem esquerdista que nunca leu Marx, tem esquerdista que vai às ruas por R$ 30,00, todos os esquerdistas brasileiros cresceram com ovomaltine e fazem parte da classe média-alta, são fãs do bolivarianismo, acreditam que Lula é um inocente perceguido, nunca trabalharam - o que têm foi herdado dos pais, alguns criticam o capitalismo e ganham dinheiro com isso... defendem o retorno dos pobres craqueiros na cracolândia.
    Enfim, se a direita é burra, a esquerda brasileira é o que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a direita ser burra eu discordo, pois os burros são animais valorosos, íntegros, e esforçados, além disso não são preconceituosos nem agressivos, possuem muito mais ética, tolerância, sabedoria que a direita.
      MAs a esquerda é muito mais ética sim que a direita e mais sábia, mais tolerante, mais solidária. A esquerda não fica vomitando bosteiras como "bolivarianismo", faz parte das classes mais pobres, e médias da sociedade, não faz higienizações imbecis da população excluída pois não é preconceituosa como a coxinhada cabeça-de-vento/cabeça-de-porongo da direita, que prefere perder direitos trabalhistas a deixar de enxer os bolsos dos bancos e banqueiros. A esquerda é até melhor de cama que a direita, pois não faz sexo como quem opera uma britadeira, nem faz greve de sexo pra chantagear alguém, a esquerda valoriza o amor, o romantismo, não simplesmente conquistar "esposas-troféu" ou "maridão cidadão de bens e mercedes-benz"

      Excluir
    2. Baço, se é para quebrar o tédio vamos lá: bom mesmo mesmo é a sua imparcialidade e honestidade intelectual.

      Excluir
    3. Nunca disse que sou imparcial. Pelo contrário, sempre disse que é uma posição impossível. Quanto à honestidade intelectual, eu me garanto.

      Excluir
    4. Baço, vc pode ser parcial quando o assunto é ideológico. Porém, ao defender corruptos, a tua honestidade intelectual não deixa dúvidas!

      Chuva Ácida, o Fã Clube de Corruptos!... de esquerda, claro!

      Excluir
    5. Mostre-me alguém que seja imparcial!

      Excluir
    6. Onde foi que eu defendi corruptos, anônimo?

      Excluir
    7. Se não existe imparcialidade, então esta tudo perdoado, direita e esquerda. E se não podemos nos deixar de se comportar como uma seita de fanáticos, por que condenar o fanatismo dos outros? Digo isso,por que a imparcialidade é uma restrição das contingências das nossas ações, como uma restrição da liberdade. Não somos livres,então por conclusão somos condicionados as nossas crenças pessoais.

      Excluir
    8. "Onde foi que eu defendi corruptos, anônimo?" (Baço)
      R: Aqui no Chuva Ácida!

      Chuva Ácida, o Fã Clube de Corruptos!... de esquerda, claro!

      Excluir
    9. Concordo! É um tédio!

      Chuva Ácida, o Fã Clube de Corruptos!... de esquerda, claro!

      Excluir
    10. zzzzzzzzzzzzzzzzzzz... uaaaaaaaaaah... tédio...

      Excluir
  3. Pq o Chuva Ácida não tira a possibilidade de comentar nos textos?? Quem escreve não se dá nem ao trabalho de argumentar que discorda dos textos. Que infantilidade José Baço. Você deveria pelo menos tentar argumentar. Triste!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde estão os argumentos? Não posso responder o que não existe...

      Excluir
  4. Desisti de ler o comentário no "perCeguido"...rs

    ResponderExcluir
  5. Anônimo das 10:57 ética, tolerância e sabedoria são atributos que podem ser viculados a pessoas e não ideologias. Você chama os outros de preconceituosos, mas leia o que você escreveu.

    ResponderExcluir
  6. José Baço boa tarde. Ficou muito didático enxergar o modelo mental dos conservadores sem proposições. O artigo tem um formato tão instigante ao leitor, que merece outras versões com pensamentos de outros da "droite". Vou ficar na torcida.

    ResponderExcluir
  7. Tenho um colega, empresário que trabalhou duro na vida, que faz ele próprio as entrevistas de emprego em conjunto com o RH. Na entrevista ele mostra-se imparcial, sorridente, amigável, fala sobre política, atualidades... Quando ele percebe que o candidato mostra-se esquerdista: canetada!

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem