sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

A culpa é das estrelas?

POR SALVADOR NETO




Talvez você ria, talvez você chore, talvez você queira saber mais, estudar mais. Mas é possível também que atire meu texto na lixeira, imediatamente.  Ou, quem sabe, faça uma marca no jornalista para que seja rapidamente identificado como um "diferente". Veremos em breve. Comecemos por Goebbels. Não, este artigo não tem nada a ver com o livro de John Green, tampouco com o filme. Mas tem a ver com duas estrelas famosas, conhecidíssimas da nossa sociedade. 


Joseph Goebbels foi o ministro da propaganda de Hitler, o responsável pela criação do mito “Führer”. Cineasta, jornalista, literato e filósofo, possuía uma retórica única. Produzia filmes emocionantes divulgando o nazismo. Seus filmes estimulavam o preconceito étnico, a xenofobia, o patriotismo e o heroísmo e condenavam os judeus, alegando que eram culpados de acumular riquezas, explorando o povo. Junto a isso, o governo nazista decidiu que todos os judeus deveriam andar com a estrela de David em suas roupas, no peito ou no braço esquerdo.

A propaganda de Goebbels surtiu efeito. Milhares de alemães filiaram-se ao partido e contribuíram para o Holocausto de Hitler, torturando e matando seus próprios compatriotas, e entre eles cerca de seis milhões de judeus. A repetição da mentira várias vezes a torna verdade, dizia o propagandista preferido de muita gente até hoje, como políticos, líderes de partidos políticos, e até em muitos meios de comunicação. Afinal, a receita surtiu os efeitos desejados. Judeus foram marcados e podiam ser humilhados e agredidos em público. Seus bens eram confiscados, e ao final, foram escravizados e mortos em campos de concentração. Só não chegaram à solução final porque os aliados acordaram a tempo.

Processo de propaganda parecido, mas velado, tem se dado com o PT, partido político brasileiro nascido no meio do operariado no final da década de 1970 no ABC paulista. Antes identificado com lutas da esquerda e ao socialismo, foi tachado por várias vezes como sendo um criadouro de comunistas. Após conquistar o poder central a partir de 2003, sua estrela, marca que chegou até os jardins do Palácio da Alvorada, está lentamente sendo alinhada via investigações e noticiários à marca da corrupção, do banditismo, dos desvios de conduta que a sociedade contesta com os escândalos midiáticos do Mensalão e agora o chamado Petrolão. Não há aqui nenhum juízo de valor sobre se os fatos são realidade ou não. Há sim uma análise comunicacional.

Está em andamento um novo modelo de propaganda, com requintes do ideólogo nazista Goebbels. A ideia ao que parece é criminalizar a estrela petista, e por consequência quem a utilize ou faça parte deste grupo. A luta pelo poder tem resvalado no limite da insensatez, buscando pregar os sentidos da antiga estrela de David para os nazistas, à estrela petista do século 21. Não deixa de ser uma estratégia de comunicação visando o poder, mas que ao assumir proporções em alta escala levam ao perigo de voltarmos às atitudes violentas e antidemocráticas nas ruas. Vimos isso entre 1933 e 1945. Vimos isso nas eleições de 2014.

Para os incautos e não afeitos ao acompanhamento da grande e poderosa mídia tupiniquim, francamente aliada às forças conservadoras, ao capital internacional, e controlada por poucas famílias ligadas às forças políticas e empresariais, isso pode ser imperceptível. Sim, este movimento, esta mensagem, dirigida, pensada pacientemente, e executada parcimoniosamente. Mas é fato. Lembre: o nazismo levou 10 longos anos para se tornar forte e matar milhões na Segunda Guerra mundial. Repetição, massificação. Lenta, gradual, mas firme.


Não amigos, a culpa não é das estrelas. A culpa é da luta dos homens pelo poder, o controle das riquezas nacionais, seja aqui ou no outro lado do mundo. Cabe a nós como seres pensantes acompanharmos os fatos, aprendermos com a história, antes que ela nos leve novamente ao absurdo da violência. Nada pior do que ser estigmatizado por suas escolhas, e pior, ser perseguido, agredido e impedido de uma vida normal. Não podemos e nem devemos repetir os erros do passado, que aqui e acolá teimam em reaparecer. Tenhamos muita cautela, pois a democracia é o nosso bem maior.



18 comentários:

  1. Mais um fracassado não querendo reconhecer o óbvio.... kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Antes de você associar Goebbels à mídia, sugiro associá-lo ao marketing petista, principalmente pela personificação do "pai do pobres" representado pelo mais ilustre morador do triplex do Guarujá. Agora a culpa pelos crimes do PT é da mídia, sério? Deveria-mos mantê-la calada?
    Ora, 10 anos de denuncias não fizeram com que o PT perdesse a quarta eleição.

    Sim, petista, joguei o seu texto no lixo.

    Antônio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antônio, ou anônimo, obrigado por ler e guardar meu texto no lixo.

      Excluir
    2. FHC pode ter apartamento em Paris, LULA não pode ter um em Guarujá, essa é a lógica coxinha.
      Anonimo jogou no lixo o texto mas não antes de ler, vou sugerir que ao invés de opinar como anonimo vc assine como POSER

      Excluir
    3. Caminhoneiros mal agradecidos, vocês ascenderam a classe média e agora tentam derrubar a toda poderosa mãe do Brasil.

      LEAVE DILMA ALONE!

      :-(

      Excluir
    4. Rogério, essa tentativa de sempre associar o quatro dedos ao ilustre presidente que colocou a economia do Brasil nos eixos chega a ser ultrajante. Lula é um espertalhão, o que há de pior na politica viciada brasileira, jamáis será comparado a um estadista de respeito, como foi FHC.

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    5. Eduardo,Jlle, acredito que poucos devem pensar como você, senão o "ilustre" FHC e sua quadrilha não estariam 12 anos sonhando com a volta ao planalto.

      Excluir
    6. Eduardo, o Brasil sempre esteve na mão dos sionistas que dominam a economia do mundo e aki no Brasil tbm não é diferente.Por muitos anos o Brasil teve que sujeitar a imposição do FMI, órgão dos sionistas que o Lula conseguiu sair inclusive, teve o peito de abaixar a taxa Selic para casa de 7% o que o FHC deixou na casa de 38%.O FHC deu muitas estatais lucrativas praticamente de graça para sua comunidade sionista e ficou com ad deficitárias, o FHC nada fez para social para o povo sofrido desteboais, pelo contrario obedeceu rigorosamente os sionistas que dizem, tirando eles o resto e animal(talvez vc seja um desses animais), ou seja, está longe de ser estadista, mas mais um que só fez cônchavo para dar continuidade do jeitinho brasileiro que é uma herança maldita desses sionistas.
      Para completar, se vc não sabe, todos os presidentes e mibistro da fazebda pós regime militar no Brasil foram e são de origem judaica, porém com pequena diferença dos últimos que não são sionistas e tem contrariado as diretrizes,o que irrita os poderosos de ter levado o tiro pela culatra.O Brasil teve 3 grandes estadistas no governo que realmente trabalharam no social e melhoram um pouco a vida deste povo, foram D.Pedro II, Getúlio Vargas e Lula, o resto só trabalharam em função dos sionistas inclusive o regime militar que começou na década de 60.

      Excluir
  3. Quem criminalizou o PT foram os dirigentes do partido que cometeram crimes e estão na cadeia.
    Quem é parecido com Goebbels é o marketeiro do PT, vide campanha eleitoral abjeta a que fomos presenteados.
    A inversão de valores no Brasil de hoje é inacreditável.

    ResponderExcluir
  4. Isto é o que eu chamo de canalhismo intelectual, meu camarada!
    Você não tem vergonha de publicar este absurdo? Tem noção do que está acontecendo em Brasília?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos K., eu não tenho vergonha de pensar, nem de expor minha opinião. Sei bem o que acontece em Brasília e também na província. Obrigado pelo canalhismo, você deve saber o que significa ser um, abraço.

      Excluir
  5. Salvador parabéns pelo texto. Análise interessante e com a qual concordo. Infelizmente o que vemos pelos comentários deixados aqui é que o ódio é mais forte que a racionalidade.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. L.S. Alves, obrigado por participar conosco, com lucidez e olhar sem ódio. Nosso dever é combater o ódio, que infelizmente se espraia com rapidez pela nossa pobre sociedade, abraço!

      Excluir
    2. "Discurso do ódio" agora virou coqueluche na boca de esquerdista.
      Texto racional, sério? Vi poucos textos tão apaixonados quanto este.

      Antônio

      Excluir
    3. Anônimo, é por vocês que escrevo...com paixão.

      Excluir
  6. É festa da oposição, é ódio cultivado, realimentado dia a dia em um “milenium” de colunas, drops radiofônicos, artigos, sempre a prever o fim ...
    Mais notícias de odio ao PT

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem