quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Saudades das férias de 2001


POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Sempre que há algum índice ruim na economia nacional, os que torcem pelo fracasso do atual governo - e indiretamente pelo fracasso do Brasil - saem à carga para anunciar o fim do mundo. Desta vez é a notícia de que o Brasil teve o seu pior saldo comercial em 13 anos. Eis uma coincidência interessante. Façam as contas, voltem no tempo e vejam em que época estaremos: o saudoso ano de 2001.

O povo da Reaçolândia não economiza nos adjetivos para anunciar o desastre que começa a arrastar o atual governo para o precipício. Mas desta vez sou obrigado a aderir ao coro dos descontentes. Também tenho saudades de 2001. Naqueles tempos, já vivendo fora do Brasil, enquanto turista fazia a festa em qualquer lugar do país. É que o real era uma moeda fraquinha em relação ao euro e até um pé de chinelo como eu podia levar vida de rico.

Naqueles tempos - em que o Brasil cumpria o desígnio da “teoria da dependência” (lembram de quem defendia essa teoria?) - a minha vida era muito mais tranquila. A começar pelos aviões, que nem sempre enchiam e às vezes eu até conseguia ter quatro bancos para viajar dormindo esticadão. Hoje os vôos estão sempre cheios com essa brasileirada que não para de viajar para o exterior e voltar com a mala cheia de bugigangas do tal primeiro mundo.

Também gostava porque podia andar sempre de táxi em Joinville. Mesmo sendo caro ainda dava para aguentar os preços. E era legal porque podia sair para jantar e beber à vontade, sem precisar dirigir (como manda a lei). Mas hoje em dia o cara tem que se virar em casa mesmo, porque é muito caro comer fora. Mais do que em algumas capitais europeias. Aliás, não entendo como os restaurantes estão sempre cheios se a economia está a um passo do despenhadeiro.

Ah… e lembro também que ir para a praia era tranquilo. Não havia esse movimento alucinante na estrada - porque poucos brasileiros podiam comprar  carro - e não tinha aquela coisa de levar três horas para chegar a Enseada, por exemplo. Alugar casa na praia? Uma teta. Também era raro acontecerem coisas como a falta de água ou de luz pelo excesso de população. Pô, hoje qualquer um já pode ir de férias para a praia.

É, gente, a coisa esta mesmo feia. Legal mesmo era aquele tempo em que pobre era pobre, conhecia o seu lugar e não invadia a praia dos outros. Férias na praia viraram um inferno. Saudades do tempo em que a gente distinguia as pessoas de bem dos farofeiros.

39 comentários:

  1. José Baço, em 2001 a situação econômica no Brasil e no mundo era diferente. O Brasil saía de décadas de inflação que consumia a economia. Durante os governos de Itamar Franco e FHC os brasileiros tiveram que comer o pão que o diabo amassou para implantar uma moeda estável e controlar a inflação. O PT de Lula recebeu o país sem dinheiro, mas com a inflação controlada. Lula emprestou dinheiro do agora demonizado FMI, manteve a cartilha do PSDB (elaborada pelo agora demonizado FMI), manteve as concessões e privatizações peessedebistas, os planos de distribuição de renda peessedebistas (agora chamado Bolsa Família). O crescimento (desordenado) do Brasil era iminente com ou sem o PT de Lula, bastava o próximo governo manter a cartilha do antigo, e foi o que o PT de Lula fez. Entendo o seu entusiasmo com as conquistas dos brasileiros no governo petista, já que em 2001 você já era expatriado, mas tente conhecer a história econômica brasileira (sem devaneios ideológicos) que antecedeu os doze anos de governo petista e verá que o PT de Lula pegou um Brasil economicamente estável (as custas penas) e com crédito na praça. Que fique bem claro: o PT de Lula foi um mero coadjuvante, essas conquistas foram dos brasileiros muito antes deste partido administrar o país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PT pegou o país três vezes falido (FHC foi três vezes ao FMI, de joelhos, sem sapatos (lembra do Lafer?) e de pires na mão). O Brasil de então não tinha inflação porque não tinha consumo. Quem aqui lembra da frase do FHC sobre o pobre comendo frango e iogurte? Pode se dar todos os defeitos aos governos do PT, mas dizer que ele simplesmente manteve o que já existia, convenhamos. O governo petista redistribui renda entre os mais necessitados, dos quais muitos de nós não podemos nem sequer imaginar a situação de penúria extrema antes. Botou milhões em uma pseudo-classe média, mas infinitamente melhor do que a situação anterior. Podemos criticar o que não foi feito, mas não suas conquistas óbvias no campo social. O Brasil tem uma rede imperfeita, é verdade, de proteção social, nem sequer sonhada antes do governo Lula.

      Excluir
    2. No metafórico foguete Brasil o Lula precisava apenas trocar a água, dar comida pro macaco e não mexer no manche. Bastava não atrapalhar.

      Excluir
    3. Atrapalhar o que? O saque generalizado nas estatais?
      Foi a única coisa que o FHC fez direito.

      Excluir
    4. André, FHC foi três vazes pedir auxílio ao FMI porque a estabilização da economia custa caro, é como jogar gasolina para apagar o fogo. A estabilidade da economia fez o FHC tomar atitudes corretas, porém impopulares, o remédio foi amargo, mas deu resultado. Itamar Franco e FHC não douraram a pílula como fez o Lulinha “paz e amor”. Atitudes corretas é o que se espera de um líder, não bravatas. As vendas das estatais foram necessárias, tanto que o governo petista mantém a mesma política.

      Excluir
    5. O Ricardo deve estar querendo a volta do Estado mastodôntico, caro e ineficiente. Hoje ele deve ter um celular de dois chips mas preferia estar na fila da Telebrás.

      Excluir
    6. Exato...a dona Dilma está toda pimpona com o sucesso da privatização dos aeroportos.

      Se fosse outro governo, os patetas do PT iriam falar em "entreguismo".

      Essas pessoas tem a profundidade das opiniões gerada por mensagens do Facebook e não se importam em se informar melhor a respeito.

      Excluir
    7. André, cada um com sua fontes, vc pelo jeito se pauta na Veja, Folha, Estadão, Financial Times e por aí vai, tudo muito isento...

      Excluir
    8. Ahã, isentos são a Carta Capital e os blogs petistas... fez-me rir.

      Excluir
    9. E depois um traste destes vem dizer que não existe esquerda e direita...

      Excluir
  2. O governo petista coadjuvante? E Itamar Franco e FHC atores principais? O delírio vai longe... O mesmo delírio que afirma que o milagre econômico promovido pelos militares nos anos 70 foram a melhor época brasileira. Seria o plano Collor o vilão da história? Planos salvadores da economia existiram dezenas, economia assim como a política é uma questão de fé. Cada época é diferente e a população muda seus anseios conforme estes sejam atendidos. Se o governo do PSDB conseguiu manter a estabilidade da economia e atender os anseios da população durante os 8 anos de governo, mérito deles. E se o governo do PT conseguiu manter a política econômica do país estável e atendeu os anseios da população durante 12 anos de governo, mérito deles. Os dois foram importantes e eficientes em suas épocas, qual foi melhor? É questão de fé. Você acredita no que você quer acreditar, assim como o resto da população. Se eu fosse rico em 2001 estaria muito puto com o governo petista, ora esta, pobre andando de avião isso é um absurdo....

    ResponderExcluir
  3. O balanço comercial brasileiro em 2013 só ficou positivo por uma maquiagem do Governo. A Petrobrás mantém escritórios no exterior que "alugam" as plataformas de petróleo dela mesma. Com isso o dinheiro brasileiro da Petrobrás entra no Brasil pelo exterior, melhorando o saldo comercial.

    http://blogs.estadao.com.br/sala-ao-lado/2012/12/03/as-operacoes-da-petrobras-e-o-saldo-da-balanca/

    Em 2001 tínhamos uma equipe econômica muito mais competente que a atual.

    Fora que 2001 foi o ano do apagão energético (gerado pelo crescimento econômico, porém sem um suporte de infra-estrutura adequado) e pelo "risco Lula".

    Para a sorte de todos nós, o nosso bem-amado ex-presidente não cumpriu as profecias dos analistas de mercado e manteve a política "neoliberal" do FHC, ignorando todos os discursos que havia feito nos 20 anos anteriores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não houve apagão por crescimento em 2001. Houve apagão por que os reservatórios ficaram com o nível dágua abaixo da média e como não houve planejamento para outras alternativas de suprimento o sistema foi ao colapso.

      A equipe econômica de 2001 foi capitaneada por Armínio Fraga e só foi boa para os rentistas do mercado pois quando o mercado elogia o governo é por que os juros estão bons. Bons para eles, se você não lembra, a Selic em 2001 inicio em 15,00% e terminou a 19,00%. É isso que você chama de competente?

      O balanço também ficou positivo pelas maquiagens, concordo, mas balanças comercias existem para hora registrar saldo e hora para registra déficits. Cite um País que em toda sua história econômica tenha tido somente superávits comerciais? Cite 1 só? Quando o saldo é positivo, guarda-se o dinheiro. E foi o que o governo fez. Por que você não comparou as reservas brasileiras em 2001 e aogra em 2014? Porque será?

      E para a nossa sorte Lula foi o sociólogo que fhc não foi. Engraçado né?! Isso prova que quem pode mudar um País é um professor (FHC), ensinando um aluno (LULA) a fazer de sua teoria uma prática.

      Prefiro a prática.

      Excluir
    2. Caro anônimo, o mundo melhorou muito de 2001 para cá, principalmente porque o cenário econômico mundial, com o crescimento puxado pela China e o aumento do preço dos commodities alavancou o crescimento dos países emergentes. Não dá para comparar alhos com bugalhos. O final dos anos 90 trouxe uma crise atrás da outra (México, Tailândia, etc..) que derrubaram as economias mundiais e o Brasil, que estava se consolidando ainda com o Real, sofreu muito. Nossa economia doente estava se recuperando e teve que lidar com uma série de ataques, mas acabou se consolidando. Na sequência houve o surto de prosperidade mundial e iniciou-se o governo Lula.
      O que mais me decepciona é que esse governo não aproveitou o período de vagas gordas para investir em infra-estrutura. Hoje ainda somos uma país pobre em investimentos estatais, visto que o excedente escoa pelo ralo da corrupção e para a construção de elefantes brancos no meio da selva amazônica.
      Veja o estado de nossas rodovias não privatizadas, a situação de nossos portos estatais e o tamanho ridículo de nossas ferrovias e veja se eu não estou certo.
      Agora olha o absurdo de dinheiro que gastaram com a transposição do Rio São Francisco e a obra está lá...inacabada.
      É muita incompetência reunida.

      Excluir
    3. "Na sequência houve o surto de prosperidade mundial e iniciou-se o governo Lula." Sério? Surto de prosperidade mundial no início do governo Lula, onde?

      Talvez em Marte, porque por aqui algumas das principais economias do mundo mergulharam em uma crise da qual ainda não saíram.

      Excluir
    4. Inicio do Governo Lula 2002.
      Crise Mundial 2008.
      6 anos para investir e ....nada !

      Excluir
    5. Investir o que? Os recursos que o governo FHC deixou de "herança"?

      Crises periféricas atingiam o Brasil em cheio, a recessão era a palavra. A falta de criatividade mínima era o traço mais forte naquele desastrado governo do atraso.

      Excluir
    6. Governo de atraso? Caramba, se hoje tu tem uma moeda que se desvaloriza “apenas” 6% ao ano, agradeça a esse governo de atraso. Antes desse governo de atraso a moeda se desvalorizava mais de 100%. Mas com certeza és mais um desses jovenzinhos conhecidos como “geração y” que só sabe mexer no ipod e redes sociais...

      Excluir
  4. O texto do meu xará coloca alguns pingos nos 'is'. Vale a pena a leitura, embora tenho certeza que alguns, os de sempre, irão logo optar pelo caminho fácil do clichê e acusá-lo de "petralha". Fazer o que?:

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/clovisrossi/2014/01/1394121-quem-deveria-ficar-nervosinho.shtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou usar o clichê, penas vou me preparar para esse “pessimismo” virar crise em 2017.

      Sugestão para os incautos: comprem dólares e guardem nos colchões, no final deste ano a moeda norte-americana rondará a casa dos R$ 3,00.

      Excluir
    2. O Clóvis Rossi não é um "petralha" (sei lá o que isso realmente significa). Ele é apenas mal informado ou preguiçoso para ir mais a fundo nas questões econômicas.
      É claro que nossa percentual de dívida em relação ao PIB diminuiu. Nunca pagamos tantos impostos.
      Agora veja o aumento dos impostos comparado com a queda da dívida. Essa análise ele não fez (preguiça?).

      É relativamente fácil fazer caridade com o chapéu dos outros.

      Excluir
    3. Apenas para complementar a minha análise, um texto um pouco mais profundo sobre a economia do Brasil:

      http://www.economist.com/news/leaders/21586833-stagnant-economy-bloated-state-and-mass-protests-mean-dilma-rousseff-must-change-course-has

      Excluir
  5. Como diria a Maria Conceição Tavares em outras palavras, esta classe média é foda! Nunca ganhou tanto dinheiro como na ultima década, em grande parte ascendeu da classe C e mesmo assim cospe no prato que come só para tentar igualar os preconceitos da classe A, seu sonho de consumo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como se ganhar dinheiro fosse a principal reinvindicação da classe média... As principais reinvindicações da classe média são os serviços prestados ou a diminuição da carga tributária. De que adianta “ganhar mais” se temos que “pagar mais” para termos o mesmo padrão merda de serviços? Não vê que pagamos mais impostos para manutenção de vagabundos em Brasília?

      Aproveite e mande essa tal de Maria pentear macacos!

      Excluir
    2. Não falei? O ódio também é o mesmo assim como os preconceitos, o discursinho da meritocracia e da eficiência tu pode guardar para puxar o saco do teu patrão meu querido, se é que vc não é um.

      Excluir
    3. O atraso é a antítese da meritocracia. Coréia do Sul, Japão, Alemanha, Suécia, Canadá, Holanda (pra não citar o detestado EUA) são exemplos de meritocracias.
      Os esquerdistas (derrotados profissionalmente, intelectualmente e culturalmente) nunca aceitarão a meritocracia.

      Excluir
    4. (para o Manoel)
      “Puxar o Saco” seria o quê? Trabalhar com afinco, fazer horas-extras, participar ativamente as atividades da empresa, ter orgulho da profissão e da empresa que você trabalha? Isso seria “puxar o saco do patrão”?
      Desdenhar quem assina a tua carteira de trabalho e subjugar a empresa onde você exerce a profissão é o que representa a tão proclamada esquerda libertária?
      Como você espera ser valorizado se não valoriza o seu próprio local de trabalho?
      Quantos anos você tem, 16... 18...?

      Lucas

      Excluir
    5. Para muitos, "mérito" é o que se carrega após o nome...

      Excluir
    6. Anônimo das 15:03, tu provou que é um joinvilense da nata.

      Excluir
  6. Depois de 2001 finalmente construí minha casinha, comprei meu primeiro carro e zero (grandes coisas - mais um acabando com o trânsito) e fiz muitas viagens pros estrangeiros. Vivo melhor. Só que tenho duas rendas.

    ResponderExcluir
  7. José Bacinho e a velha idiotia do nós contra eles. Tantos anos cobrindo a economia nas redações e nada aprendeu. Sempre colocou na frente da razão a ideologia falida do socialismo. Esse país com um pouquinho só de privatização já conseguiu melhorar a economia e consequementente a vida de todos brasileiros, ainda mais com o boom da China. Fizemos festa com castelo de areia. Quero ver agora é segurar a onda. Agora imagina só se o PT tivesse abrido mão da sua ideologia e abrisse realmente o mercado. Aí sim o Bacinho iria ver o que é pobre subir de vida. Eitaaaa pau! Meio séc. de vida e ainda nao aprendeu como um país torna-se rico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vá embora, Anônimo. Quando eu precisar saber alguma coisa sobre mim quero que estejas aqui para me dizer.

      Excluir
    2. Ué, quem disse em despedida? Já está querendo se ver livre de mim? De forma alguma, continuarei a lhe ajudar.

      Excluir
  8. Gente, pra quê ficar perdendo tempo dando trela a esses reaças. Eles não pensam sobre o que se diz a eles, só sabem ficar repetindo aquele lero-lero de sempre. Vamos curtir as férias com nossas farofadas e deixá-los com seus coolers...

    ResponderExcluir
  9. Esses Andrés da vida diziam que faltava uma crise mundial para detonar o governo do PT. Veio as maiores que se podia imaginar com a crise nos EUA e da Europa que provou o contrário. Mas os Andrés não se convenceram.

    Todo os planos econômicos poderiam ter vingado no Brasil. Não vingaram pela má condução. Não foi diferente com o Plano Real, ao final do governo FHC o Real estava afundando, o eleitor brasileiro jogou uma boia inscrita nela "PT" e o real flutua bem desde lá, apesar das maiores crises econômicas já vividas por nós.

    Ah, os Andrés da vida também diziam que o governo do PT estava aparelhando o judiciário. Veio o julgamento do "mensalão" que provou o contrário. Muito ao contrário, por sinal, visto que condenaram pessoas sem prova alguma.
    Agora descobrimos que o aparelhamento do judiciário feito nos governo tucano ainda vigora no STF. Agora querem afastar a imprensa do julgamento do "propinoduto tucano". Ah, esses Andrés da vida são símbolo vivo do atraso no Brasil.
    renatopfizer@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. O STF não teria como não condenar os mensaleiros, sob pena de perder de vez a credibilidade. Porém o teatro do absurdo chegou a tal ponto no Brasil que as penas impostas e as saídas jurídicas de último momento impuseram penas brandas aos principais artífices, que poderão logo ter uma regressão de regime e voltarem para suas vidas principescas e carteiras recheadas. Graças aos ilustres ministros que não condenaram muitos para um regime mais rígido porque não acharam que era caso de "formação de quadrilha".
    Mas isso os Renatos da vida não querem ver, pois se apegaram tanto ao poder e as mamatas que condenar o jagunço a 40 anos de cadeia e o mandante a 7 é a coisa mais normal do mundo.
    Com relação à economia, vou esperar você se informar melhor e daqui uns 4 anos, com lições diárias e um esforço decente de aprendizado, você poderá sentar e discutir o assunto com um mínimo de propriedade e conhecimento.
    Sugiro que leia os capítulos referentes a infra-estrutura, arrecadação tributária e competitividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Andrés da vida jamais se contentarão com o que é melhor para o Brasil se a vertente política não for de sua conveniência.
      A parametrização que os Andrés usam são aquelas "aos amigos os favores da lei, aos inimigos os rigores".
      Sobre economia sugiro aos Andrés da vida, consultarem os números fartos que mostram com toda clareza a melhora do Brasil em relação aos governos anteriores a 2003. Governos do atraso que os Andrés da vida escancaradamente quer recolocar no poder central.
      Não vai conseguir!

      Excluir
    2. Os anônimos rotulam e generalizam sem apresentarem contra-argumentos. Ele se escondem em discursos prontos e palavras vazias.
      Qual interesse escuso você acha que eu gostaria de colocar no poder central? Eu não sou funcionário público, não sou fornecedor do governo e não tenho, nem nunca tive nenhuma relação econômica com nenhum governo em nenhuma esfera (municipal, estadual ou federal). Nunca nem usei o BNDS ou Finame. Eu gostaria apenas que o governo não atrapalhasse, que fosse incentivador da economia, que melhorasse nossa infra-estrutura e nos deixassem fazermos a nossa parte na geração de riqueza, impostos e empregos.
      Mas, se isso não é motivo suficiente para você, creio que quem possui uma agenda de interesses é o senhor (ou senhora). Ou trabalha pro governo ou dele se refastela.
      Mas uma coisa a senhora (ou senhor) tem razão: não vamos conseguir tirá-los do poder....infelizmente.

      Excluir
    3. Por trás desse "Eu gostaria apenas que o governo não atrapalhasse, que fosse incentivador da economia, que melhorasse nossa infra-estrutura e nos deixassem fazermos a nossa parte na geração de riqueza, impostos e empregos" há uma pieguice que só os tolos assimilam e se sensibilizam.
      Este governo que esta ai foi o único que de fato fez alguma coisa em todos os sentidos que o piegas tanto aponta.
      Quer o que o piegas? Tem algo melhor para colocarmos no executivo federal em 2014?
      Se tiver, nos diga quem é, que quem sabe possamos ajudar a elegê-lo.
      renatopfizer@yahoo.com.br

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem