segunda-feira, 2 de julho de 2018

México virou à esquerda. O que vem por aí?


POR MÁRIO PAGANINI
Depois de duas tentativas frustradas, em 2006 e 2010, neste domingo Andrés Manuel López Obrador, líder do Movimento Regeneração Nacional - MORENA, ganhou as eleições e vai liderar o México numa guinada à esquerda. É um feito histórico, uma vez que o país tem sido governado pela direita nas últimas décadas.

Era uma vitória esperada, já que ele vinha liderando as pesquisas de opinião com larga folga sobre os adversários. No entanto, a eleição de um candidato de esquerda lança dúvidas sobre o futuro. López Obrador garantiu o respeito pelas liberdades civis e promete as relações diplomáticas com os Estados Unidos não serão muito alteradas. 

No entanto, o que realmente importa para a mídia internacional é a relação EUA-México, tendo o inevitável Donald Trump como protagonista. López Obrador não esconde a antipatia pelas ideias do congênere norte-americano, em especial no que se relaciona à imigração e ao Nafta, acordo de livre comércio entre EUA, México e Canadá. A maionese desandou há algumas semanas.

Mas o que vai mudar? O discurso de López Obrador está centrado no combate à pobreza e à violência, dois dos principais que o México enfrenta nestes dias. A mídia internacionais internacional diz que a personalidade de López Obrador é uma mistura de Jesus Cristo e Che Guevara. A direita insiste que ele é um caudilho.

Alguns analistas da imprensa internacional afirmam que López Obrador não deve representar um perigo para a estabilidade regional, uma vez que o seu perfil está mais próximo de Luiz Inácio Lula da Silva do que de Hugo Chávez (e o seu sucessor Maduro). Enfim, é esperar para ver. Porque certamente haverá mudanças.


A relação entre Obrador e Trump é uma das incógnitas

13 comentários:

  1. Normalmente inchaço do estado, morte, corrupção, crise, endividamento, divisão da população entre nós e eles, compra de voto disfarçado de assistencialismo e privilégios pra cumpanheirada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Inchaço do estado, morte, corrupção, crise, endividamento, divisão da população entre nós e eles". Imagina. O México não tem nada disso. Aquilo é um paraíso.

      Excluir
  2. O que vem por aí?
    O atraso!
    O populismo, esse câncer latino-americano que vem destruindo as instituições no subcontinente.
    É um caudilho, sem dúvida!
    Vai acabar com o cartel das drogas? Não! Ele tem uma ideia melhor: dar indulto aos traficantes assassinos.

    Está mais próximo de Lula que de Chávez? Pobre México! Os mexicanos não aprenderam nada…

    Peña Nieto vinha tendo bons resultados com o governo norte-americano, na base da diplomacia – olhava Trump com desdém e ignorava as bravatas do norte-americano sobre o muro. Esse, populista, “milagreiro”, salvador da pátria como todo caudilho, vai querer levantar a voz contra Trump, e vai perder! Aliás, quem vai perder é o México porque o país AINDA tem o NAFTA...
    E se bobear, vai pagar indiretamente pelo tal muro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto desse discurso vira-latas.

      Excluir
    2. Escreveu Pacheco, o lambe saco do presidiário cachaceiro!!

      Excluir
    3. Diz aí... de onde surgiu tanto amor por mim? Explica. Mas, de qualquer forma, aviso: não vai rolar.

      Excluir
  3. Análise inteligente, perspicaz e altamente especializada da conjuntura internacional vindo de quem só conhece o mundo até Araquari e Garuva. Só na caixa de comentários do Chuva Ácida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é preciso sair para além de Garuva ou Araquari, basta conhecer a história.
      (Ops!)

      Excluir
    2. Certamente. Com a vantagem que hoje em dia um gajo como você consegue saber tudo o que precisa frequentando dois ou três grupos de WhatsApp.

      Excluir
    3. Quantas certezas em relação aos anônimos do Chuva Ácida, e quantas dúvidas em relação a condenação do Deus-Rei Lula, heim Clóvis?

      Excluir
    4. Na verdade, minhas certezas sobre vocês, anônimos comentaristas, não são tantas, duas ou três: vocês são covardes; são intelectualmente desonestos; nutrem uma obsessão patológica por Lula que escapa a qualquer manual de psiquiatria.

      Excluir
    5. Quanto ódio contra os anônimos, heim Clóvis!
      Mas não vocês que dizem que o ódio é comum aos,... xiiiiiii. KKKKKKK

      Anônimo da Silva

      Excluir
  4. O mais estranho nesses comentários anônimos é que tudo acaba sempre no mesmo lugar. Qual é móbil dessa gente? Mário Paganini.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem