terça-feira, 19 de dezembro de 2017

#eu defendo o sistema municipal de cultura

POR IRACI SEEFELDT
#eudefendoSMC #eudefendooSimdec

Nas últimas semanas, o setor cultural de Joinville foi pego de surpresa com modificações estruturais feitas pela Prefeitura de Joinville no Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura, o SIMDEC. Primeiro foi lançada, em 22 de novembro, a Portaria 96/2017 ,com o regulamento para inscrição de projetos no mecanismo de Mecenato do SINDEC deste ano. A portaria trouxe novas regras, em desacordo com o Decreto 12.839/2006.

As mudanças dificultavam em muito a inscrição dos projetos e não foram previamente discutidas com o Conselho Municipal de Políticas Culturais - CMPC. E ainda apresentava um prazo de apenas 15 dias para inscrição dos projetos. Na terça-feira passada, 13 de dezembro, um novo Decreto foi assinado pelo Prefeito e publicado (sem nenhuma divulgação ou discussão prévia com o CMPC e os artistas da cidade) no Diário Oficial do Município, revogando o Decreto de 2006, que regulamentava o SIMDEC deste então, e impondo novas regras, totalmente desconectadas dos atuais conceitos de gestão cultural.

Essa nova e arbitrária ação da Prefeitura de Joinville, somada a uma séria de ações que, desde 2013, têm contribuído para o desmonte das políticas públicas e das instâncias que compõem o SMC, não favorecem em nada o desenvolvimento cultural de Joinville. Diminuem o fluxo da realização dos projetos culturais, além de reduzir o setor cultural a uma instância menor, enjaulada em processos administrativos, sem vida e sem o devido valor que a arte e a cultura ocupam no desenvolvimento de uma cidade.

Em anos anteriores, outros movimentos foram articulados frente ao descaso da gestão municipal:
- O “Movimento Ocupa Cidadela” e o “Manifesto Cena 11”, em 2014.
- O “Movimento Retrocesso Não”, em 2015.
- Os vários protestos públicos, em 2016, quando a Secretaria Municipal de Comunicação – SECOM tirou do ar o site da Fundação Cultural, os blogs das unidades, como das escolas que integram a Casa da Cultura e dos museus e espaços de memória geridos pelo município.
- E ainda a forte participação de integrantes do CMPC e diversos artistas e representantes de instituições culturais durante o processo de votação da Reforma Administrativa, que resultou na manutenção da existência da Fundação Cultural, mesmo que subordinada à nova Secretaria, e também pela permanência da Rádio Joinville Cultural e o Arquivo Histórico de Joinville sob a guarda da Secretaria e Fundação Cultural.

Ao olhar para esses últimos cinco anos da gestão cultural da nossa cidade - somada à já antiga falta de competência dos governos estaduais em fazer uma gestão cultural que fortaleça a arte e os bens culturais do nosso estado e ao trágico cenário em que se encontra a política federal - nos encontramos frente a um cenário de desesperança, que em nada nos motiva a seguir pesquisando, criando, formando e trabalhando com arte e cultura.

Mas ao deitar o olhar para um tempo anterior a esse, sabemos que é possível, sim, viver num estado democrático, onde a gestão participativa e as instâncias representativas da sociedade civil são respeitadas. É nesse lugar que encontro forças para dizer que a causa da cultura vale a pena. Tenho certeza que juntos somos mais fortes e temos a energia necessária para resistir e reencontrar o caminho para uma sociedade capaz de entender o real valor da arte e da cultura nos processos de desenvolvimento humano e social.

Iraci Seefeldt é gestora cultural, produtora, atriz e jornalista.

8 comentários:

  1. "Meldels!! O assunto hoje é cultura, o q fazer?...chamem o Alexandre Frota." - Anônimos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Analfabetismo funcional, o sujeito lê o Título, tem preguiça de ler o excelente texto/manifesto e vem direto para os comentários achar que vai ofender alguém com essa piadinha sem graça!!!

      Lemos deve ter sonhos eróticos com o Frota, só pode!!!

      Excluir
    2. Magoei um coração...

      Excluir
    3. Só pra constar. Aqui em casa todos nós lemos o texto/manisfesto. Lemos e relemos...e mesmo assim lemos mais uma vez. Sempre lemos tudo que rola no CA. Lemos até os comentários anônimos, lemos e rimos. Bjs do Lemos. Ass: Lemos

      Excluir
    4. Seu papai, sua mamãe e sua babá sabem que após você, Lemos, ler os textos, usa os comentários para escrever imbecilidades????

      Excluir
    5. Depende do texto, do comentário...sei lá, mil coisas...são tantas variáveis...rsrs. Bjs

      Excluir
    6. Sei não, esse Lemos é Lassie!!! Por isso o Frota não sai da boca dele!!! Bjos mona!!!!

      Excluir
    7. Esse é do tempo da Lassie..negócio agora é Anita..Vai Malandra...rsrs

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem