terça-feira, 29 de agosto de 2017

Brasileiros em Portugal: apartheid social atravessa o Atlântico?

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
A Flaviane é a mulher que trabalha na limpeza aqui na agência, em Lisboa. E como sou um dos primeiros a chegar pela manhã (acreditem, sou um preguiçoso que trabalha muito) algumas vezes a gente passa uns minutos a conversar. O papo é quase sempre sobre o Brasil, porque faz muitos anos ela deixou Curitiba para viver em Portugal. No mês passado, em plano verão europeu, Flaviane tirou férias para receber a filha e o genro, que vinham à Europa pela primeira vez.

Quando voltou ao trabalho, é claro que o tema de conversa foi a visita da família. O que rolou? A filha e o marido adoraram o país, especialmente pela segurança, e tomaram a decisão: voltar ao Brasil para resolver alguns problemas, para depois emigrarem. O caso é apenas um exemplo de uma tendência que se acentuou ao longo do último ano – e um indicativo de que as coisas não estão a correr bem no Brasil.

O número de vistos pedidos por brasileiros não pára de aumentar. Mas desta vez o fluxo migratório tem uma característica interessante. É que os extremos se tocam. Da mesma maneira que as famílias mais pobres vêm para Portugal em busca de uma vida melhor, a imprensa não se cansa de noticiar que as “elites brasileiras” estão a fixar residência no país, a maioria na condição de investidores.

Mas um cheirinho a apartheid social brasileiro também atravessa o oceano. Os emigrantes pobres têm que encarar anos e anos de contribuição sem que consigam a legalização. Os ricos não têm problemas e usam o recurso ao Visto Gold. É uma iniciativa do governo português que garante visto de residência na aquisição de imóveis no valor de 350 mil euros (antes 500 mil). Ou seja, a vida corre bem para os brasileiros com grana. Como sempre...

Um caso de ricos. Um dia destes o jornal Público, por exemplo, publicou uma reportagem com o título “Elite brasileira traz novos negócios para Portugal”. Entre algumas histórias, falou no caso de uma empresária que estava a escolher entre Lisboa e Porto para viver, porque queria fugir da falta de segurança e da instabilidade política e financeira no Brasil. Ops! É um chute meu, mas a moça tinha todo o jeitão de quem vestiu de amarelo.

Um caso de pobres. Faz algum tempo conheci um brasileiro que vivia em Portugal e tinha um padrão de vida que dificilmente teria no Brasil. Vivia num apartamento confortável, tinha o próprio carro e o filho numa escola – pública – de qualidade. Durante o governo Lula achou que era o momento de voltar ao Brasil. E voltou. Mas a partir do ano passado mudou de ideia. Hoje vive em Portugal, onde tenta retomar a antiga vida.

Mudar de país não é fácil. E todos têm os próprios problemas para resolver. Os ricos terão que aprender a viver numa democracia social, onde os caminhos de pobres e ricos se entrecruzam mais vezes e as diferenças de classe têm menor peso que no Brasil. E os pobres têm que a ir à luta para conquistar um lugar. O que não chega a ser novidade e é claramente mais fácil numa sociedade sem apartheid social.

É a dança da chuva.

11 comentários:

  1. Antes que o Brasil vire o 51º estado americano eu mudo de país. Ainda não decidi se vou para Portugal ou para o Uruguai. Ouvi dizer que os dois países estão incentivando aposentados brasileiros a fixarem residência em seus respectivos países.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tal Cuba ou Venezuela?

      Eduardo, Jlle

      Excluir
    2. É uma questão econômica. Temos muitos estrangeiros por aqui, em especial franceses, que optam por causa de menos descontos nos impostos (acho).

      Excluir
  2. O apartheid quem esta fazendo é você. Desde que o mundo é mundo ricos e pobres vivem de formas diferentes, com oportunidades idem. Sim, o Brasil cresceu nos governos Lula II por conjunturas econômicas externas (China a crescer dois dígitos com a compra de produtos primários inflacionados vindos do Brasil), mas e depois? O que Lula fez com o $? Investiu em educação, saúde e segurança, ou enfiou no rabo de empresários corruptos para eleger um poste em 2010 e 2014?
    Não adianta apelar para situações atuais sem revisar um pouquinho a história.
    Os brasileiros estão fugindo do Brasil porque o PT de Dilma e Lula destruiram a economia do país. Sobre os motivos da classe média se mudar para Portugal e outros países, saúde e educação podem ser substituídos, mas a segurança é 100% pública. Já os mais pobres não têm alternativas, porque sequer empregos têm para mais de 26 milhões de brasileiros.
    Quer saber como se sentem os brasileiros que fugiram da economia arrasada? Pergunte aos milhares de portugueses que vieram morar no Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi o teu comentário. Além de odiar Lula e Dilma há algo aí que eu não tenha percebido?

      Excluir
  3. Até porque "apartheid" em Portugal não existe, né? Será que precisa o brasileiro levar mais discriminação?
    Até acho que lá as aspas nem servem, porque você anda pelas ruas a ouvir "pretos" aos afrodescendentes no país, sem contar as inúmeras vezes que ouvi portugueses aos berros contra brasileiros em subempregos. Se tem um povo preconceituoso na "Zoropa" é o português, aliás aproveito para incluir toda a península nesse bojo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem... uma coisa é certa: entendes mais disto aqui que eu.

      Excluir
  4. Pt quebrou o Brasil no cool de vcs..rsrs. Senão vejamos. Saltou do 13º para o 7º lugar economia mundial, Deixou 400 bi de reservas (quando assumiu eram 18 bi, tiveram arriar as calças e segurar no Pinton do Bill pra conseguir 10 bi junto ao FMI e assim fechar o caixa...senão quebrava.), construiu 400 e tantas escolas técnicas federais( uma aqui na província...que coloca a tal ETT no chinelo) e 1 dezena de universidades, quitou a dívida com o FMI, consolidou o ENEM, implantou as cotas raciais, implantou o luz para todos, bolsa família, minha casa minha vida, transposição do rio são francisco, reergueu a industria naval....e por aí vai. Só esqueceu duma coisa. Pegar essa renca de analfabetos como o tal anônimo das 9:56 e similares, embarcar num navio e mandar lavar privada nos EUA, como faziam até 2003 e voltaram a fazer depois que os picaretas q eles sempre votaram deram o golpe e estão novamente dando as cartas. P.S.1- Brasil do PT estava tão quebrado em 2015, q os ratos do PSDB que arquitetaram o golpe e q são os q realmente governam (Temer é a rainha da sucata), perdoaram dívidas de bancos, usineiros, empresas de comunicações, planos de saúde..etc,etc... - P.S.2 - Em 1999, nos tempos dos competentes políticos do PSDB e corja, leia-se PFL, 6000 empresas fecharam as portas em SC.

    ResponderExcluir
  5. A FALÁCIA DOS GOLPISTAS QUE ASSALTARAM O PODER NO BRASIL É QUE O PT DESTRUIU A ECONOMIA BRASILEIRA.AQUELES QUE APENAS REPETEM O QUE A MÍDIA GOLPISTA ,BRAÇO DA DESINFORMAÇÃO A SERVIÇO DOS INTERESSES DO IMPERIALISMO NORTE AMERICANO VIVE A NOTICIAR REPETIDAMENTE NOS ÓRGÃO DE IMPRENSA. BASTA APENAS DEIXAR A PREGUIÇA DE LADO E PESQUISAR, NA INTERNET MESMO, A VARIAÇÃO DO PIB BRASILEIRO NOS GOVERNOS SARNEY,COLLOR , FHC (QUE FALIU O PAÍS TRÊS VEZES ) E FINALMENTE LULA E DILMA PARA VERIFICAR QUE A IMPRENSA VIVE A DIVULGAR MENTIRAS. ATÉ 2015 O BRASIL POSSUÍA 370 BILHÕES DE DÓLARES EM RESERVAS, APÓS SAIRMOS DO GOVERNO FHC QUE DEIXOU POUCO MAS DE 30 BILHÕES DE DÓLARES EM RESERVAS , DINHEIRO ESTE FRUTO DE EMPRÉSTIMO AO FMI. ANTES DE APENAS PAPAGAIAR AS MENTIRAS DA IMPRENSA , O CIDADÃO, SE NÃO TIVER PREGUIÇA DE PESQUISAR DEVE FAZÊ-LO. PESQUISEM SOBRE TODOS OS INDICADORES ECONÔMICOS BRASILEIROS E VERÃO QUANTA TOLICE ESTÃO A REPETIR.

    ResponderExcluir
  6. INFELIZMENTE MUITOS DAQUELES IGNORANTES QUE AJUDARAM A INTERROMPER O CICLO VIRTUOSO DA ECONOMIA BRASILEIRA , AGORA ESTÃO A CORRER PARA PORTUGAL JÁ QUE NO BRASIL A VIDA ESTARÁ IMPOSSÍVEL !

    ResponderExcluir
  7. NÃO SEI QUAL É O PROBLEMA QUE ENCONTRAM EM SE IDENTIFICAR AO EMITIR UM COMENTÁRIO NESTE ESPAÇO. COMENTÁRIOS DE QUEM APENAS ASSINA COMO ANÔNIMO NÃO DEVERIAM SER ACEITOS.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem