quinta-feira, 14 de abril de 2016

Não gosto. E pronto!

POR RAQUEL MIGLIORINI

Tenho minhas diferenças com o governador de Santa Catarina. Quase no meio do seu segundo mandato ainda não disse a que veio. E a falta de gestão no Estado salta aos olhos.  Você já tentou sair do Planalto Norte e viajar por estradas estaduais até o Oeste do Estado?

São necessárias algumas premissas: gostar de rali, ter carro com tração nas 4 rodas, fazer um bom seguro de vida, gostar de aventura e ter pouco apreço pela vida. Viajasse menos de helicóptero e o Sr. Colombo saberia do que estou falando.

A saúde tenta resgatar o abandono de anos, mas os recursos não são suficientes nem pra manter o que está precariamente funcionando.

Na parte ambiental, nunca houve restrições tão grandes aos Comitês de Bacias Hidrográficas e à FATMA como nesse desgoverno.

No quesito segurança, temos o fechamento de delegacias, falta de concurso para contratação de policiais, um dos piores salários do Brasil para policiais, aumento expressivo do número de homicídios, falta de viaturas. Isso pra ficar no básico.

EM JOINVILLE - Também tenho minhas diferenças com o prefeito de Joinville. Confesso que, por um curto período, acreditei que um empresário pudesse fazer parte da máquina funcionar. Ledo engano! Vamos à lista:

- Todos os comitês e Conselhos da cidade foram massacrados por essa gestão. A ordem é clara: vamos cumprir a lei mantendo os Conselhos, mas tudo será tratado no cabresto. E assim, Conselhos populares construídos com muita luta vão tendo seus recursos e direitos cerceados. Cultura, Saúde, Meio Ambiente, Turismo, Educação, todos apenas cumprindo o dever legal de existirem, sem dar voz a população.
- As questões ambientais sendo tratadas com descaso. O licenciamento ambiental visto como algo que impede o desenvolvimento da cidade. Projetos para conservação e melhoria das Unidades de Conservação, qualidade ambiental, combate aos maus tratos animais, arborização urbana, tudo engavetado. E não é por falta de recursos.
- Na saúde, onde era dito que faltava gestão, vemos um amontoado de tentativas e erros, falta de medicamentos, licitações atrasadas, postos fechados.

Diante de tudo isso, quero que o Governador e o Prefeito saiam. Não gosto deles e pronto. Não tente me convencer porque não quero escutar. Nunca quis que eles governassem o estado e a cidade onde moro. Sempre achei que pertenciam a partidos políticos que sugaram o país e que queriam o poder pelo poder. Tenho meus direitos como cidadã.

Nesse ponto alguns leitores já devem estar sacudindo a bandeira do Estado e do Município por cima da cabeça e gritando que os gestores em questão não estão sendo investigados por corrupção ou improbidade administrativa. Até aí, contra o governador de São Paulo há dezenas de denúncias e nada é apurado. As investigações são arquivadas para espanto de alguns e anuência de muitos. A presidente da república está sob investigação e nenhum crime foi encontrado. O que vemos é um problema de gestão, como os exemplos municipais e estaduais. Portanto, falta de investigação não significa lisura e excesso de investigação não gera crimes.


Quero que saiam. E pra isso,vou fazer das tripas e coração e usar todas as armas que tenho para que, nas próximas eleições, eles não consigam se reeleger ou colocar seus cupinchas. Porque, por mais que eu não goste de um governante ou do partido que ele representa, a democracia não pode sequer ser ameaçada, nem a vontade de um grupo se sobressair à vontade das urnas. Lutar sim, mas sem regredir.   

7 comentários:

  1. Faça como os comunas: invente um golpe, pegue em armas e vá às ruas, querida! Faça das suas "tripas o coração"...

    O lema de vocês é "Democracia? Só a minha!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que existam "formas de democracia". Sugeri seguirmos a legislação, nada mais. Abs

      Excluir
  2. O diagnóstico serve inclusive para governo federal... porém ao afirmar de que ira "usar todas as armas" que tem, a democracia esta ameaçada. Não preciso conceituar armas, ou preciso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me referi ao uso da inteligência. Se as armas fossem de fogo, obrigatoriamente eu teria que citar. Ah, esse nosso lindo idioma...

      Excluir
    2. "Vamos à luta", "vou usar todas as armas que tenho"... Sério que tem gente "esclarecida" que tem problemas de interpretação de texto? Que não entende metáforas, linguagem figurada?!

      Imagino que deve ter sido assim em 1964. Um estudante berrou: Vamos à luta, povo! Aí o exército (leia-se, oligarquias) ouviu e gritou retrucando: "Comunistas! Eles estão ameaçando a democracia! Temos a solução! Vamos acabar com a democracia para salvar a democracia dos comunistas!"

      Essa é a parte mais interessante da justificativa do golpe de 64. Vale repetir: O Exército disse que o fez para salvar a democracia dos comunistas. E como ele salvou? Acabando com a Democracia!!! Jeito estranho de salvar essa tal democracia...

      Ai, ai... cada coisa.

      Bem, e foi assim que o exército salvou a democracia: acabando com ela de 1964 até 1990, quando houve eleições diretas. (Não vamos considerar 1985, com eleições indiretas, o início da redemocratização, né?!). Pensando bem, as eleições diretas de 1990 também foi "daquele jeito", né? Com aquela manipulada básica da globo no debate final entre Collor e Lula. Tal qual faz a manipulação do gado atualmente.

      Falando em Globo/Collor/Lula, sobre os dias de hoje, até vejo a Globo, daqui a mais 20 anos, fazendo um novo mea culpa sobre "a condução da crise política em 2016", vai ser algo mais ou menos como fizeram aqui: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/brasil/71920/jornal+nacional+faz+mea+culpa+sobre+edicao+de+debate+entre+lula+e+collor

      Excluir
  3. Abraça aqui e vamos juntar tirar essa corja do poder!

    Muitos vão reclamar que você quer tirar o foco do impeachment e trazer para o estado e para o município! Lógico que é o correto, pois você precisa cuidar do próprio quintal antes de qualquer coisa.

    Parabéns pelo post e conte comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zorak, novidade para você!

      A Apple lançou o Iphone 6S com um precinho camarada nas Apple Stores de Orlando/USA. Vai lá, aproveita que o dólar tá baratinho!

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem