terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Um buraco na reeleição de Udo Dohler


POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Um ciclista cai num buraco, bate a cabeça e morre. Um motorista tenta se desviar de um buraco e atropela três pessoas. No bairro Petrópolis, um carro é parcialmente engolido por um buraco na rua. Não dá para dizer que o prefeito Udo Dohler seja diretamente responsável por este tipo de episódios (apesar de muitos já terem feito essa afirmação), mas ele não está isento de responsabilidades.

Udo Dohler é culpado, sobretudo, pela inação do seu governo. Os fatos ocorridos nestes últimos dias são apenas o corolário de situações que têm se repetido ao longo da atual administração, sem que tenha havido uma resposta efetiva. E não pode dizer que não houve avisos. Apesar de não gostar de autocitações, eu próprio lembro de ter escrito sobre isso no jornal A Notícia (“A Semiologia dos Buracos na Rua”) há dois anos.

-      -  Dizem que o diabo está nos detalhes. E os buracos das ruas, parecendo detalhe, na verdade são essenciais para detonar a imagem de qualquer administração pública. E não adianta dizer que o material de pavimentação é bom e que o trabalho é feito de forma diária. Porque enquanto estiver lá, o buraco está a comunicar contra o prefeito”, dizia o texto.

Os fatos impõem uma reflexão. Udo Dohler deve tentar a reeleição? É certo que os políticos contam com a fraca memória dos eleitores, mas o futuro não parece animador para o atual prefeito. Se conseguir manter o cargo, vai enfrentar os mesmos problemas dos últimos três anos (problemas para os quais não conseguiu encontrar soluções). Se for derrotado, pode ter que enfrentar um ocaso sem prestígio.

O co-blogger Jordi Castan lembra a escolha feita pelo atual prefeito ao concorrer em 2012. “A vida é feita de escolhas. Udo Dohler quis ser prefeito de Joinville. Se empenhou nisso”. E está a pagar o preço. Mas qual será a escolha a 2016? Ora, todos sabemos que o prefeito é uma pessoa determinada e que não é de fugir à luta. E já que gosta de usar a linguagem da gestão, como será que avalia a relação custo-benefício de uma candidatura?

O custo é elevado. Os benefícios são mínimos. E para nós, comuns mortais, fica a pergunta: “se eu estou com a vida ganha e posso viver uma aposentadoria dourada, por que vou voltar a me enfiar nesse buraco?”. Vamos aguardar para ver.


É a dança da chuva.

4 comentários:

  1. São fatores contra UDO : Reajuste da Tarida de Ônibus , o rótulo A Tarifa mais cara do Brasil , Tarifa de Lixo acima da inflação, Acatar decisão judicial sobre a tarifa e não acatar decisões sobre a Saúde , Buracoville , Caos na Saúde , Retirada de Benefícios histórico dos funcionários, greves, não tem mais seu padrinho LHS , não é bem visto no PMDB pois não atende a Base , ...

    Fatores positivos : não lembro, sou eleitor e tenho memória curta...

    ** sugestão enriqueçam a listinha

    ResponderExcluir
  2. A melhor gestão de Joinville nos últimos vinte anos foi a do PSDB. Fato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você, Anônimo está sofrendo de amnésia. O PSDB? Bem eleitor tem memória curta mesmo....

      Excluir
  3. A melhor gestão foi aquela que ouviu o que as pessoas queriam como prioridade nos bairros e fez o que pode para atender isso.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem