quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Portugal na moda... até para os vereadores de Joinville



POR JOSÉ ANTÓNIO CASO


Portugal está na moda. É uma expressão que temos ouvido ao longo dos últimos anos aqui deste lado do Atlântico. E não é para menos. Apenas na última década a cidade de Lisboa, por exemplo, recebeu mais de 37 milhões de turistas de todo o mundo. O Porto não fica atrás. O charme deste pedacinho de terra à beira mar plantado é tão intenso que até os vereadores de Joinville estão seduzidos.

Segundo a imprensa joinvilense, no momento em que escrevo este texto, os vereadores Levi Rioschi e James Schroeder devem estar em Oeiras, cidade próxima a Lisboa, a participar de um seminário. Também entrou em debate uma viagem dos vereadores João Carlos Gonçalves e Rodrigo Fachini, em outubro, com destino ao Porto.

Para que fique claro. Sou totalmente a favor das viagens de integrantes do poder público, internas ou ao exterior. É um processo conhecido no plano empresarial como benchmarking: apreender as boas práticas de outros atores públicos (já escrevi sobre isso aqui e no AN). O problema, no entanto, é que a tradição brasileira aponta para os famosos aviõezinhos da alegria.

Não estou a dizer que seja o caso, mas apenas a relembrar o clichê. Aliás, sob esse aspecto seria interessante a Câmara de Vereadores de Joinville divulgar melhor os motivos das viagens. Há uma tendência dos eleitores em achar que as viagens dos vereadores são apenas farra com o dinheiro do erário. E nem sempre é assim.

Neste momento, Levi Rioschi e James Schroeder estariam a participar de um seminário binacional sobre sustentabilidade urbana e responsabilidade social. Faz sentido, num primeiro olhar. É a Semana Europeia da Mobilidade e o 16º Dia Europeu Sem Carros e a cidade tem extensa programação nesse plano. Fiquei curioso e fui pesquisar.

Não consegui encontrar notícias na imprensa portuguesa sobre o evento, apesar do apoio da Câmara de Oeiras. Uma busca mais demorada permitiu perceber que o seminário é em Portugal, mas organizado por uma organização brasileira, chamada Instituto Ambiental Biosfera. Por que Lisboa? Não consegui encontrar informações a respeito, mas admito que possa ter sido falha da pesquisa.

O outro evento, do qual devem participar os vereadores Rodrigo Fachini e João Carlos Gonçalves, cujos nomes constam no programa, também terá a presença de outros representantes da região (link aqui). Denominado "Tributo à Língua Portuguesa", o encontro propõe a "promoção de um intercâmbio turístico, cultural e empresarial entre o Brasil e Portugal, como o foco nas cidades de Salvador e Joinvile (sic)".

É possível tirar algumas conclusões sobre os dois eventos (os portugueses querem é vender os seus vinhos e destinos turísticos). Mas que seja a comunidade a exigir que os vereadores - e também os representantes do executivo - apresentem os resultados das viagens, de forma concreta e com números. Ou, melhor ainda, que sejam eles a apresentar, de forma proativa, os resultados para o turismo, a cultura e a economia da cidade.

Por uma questão de transparência, para que as pessoas saibam se o dinheiro está a ser bem ou mal gasto.

É a dança da chuva.

9 comentários:

  1. Pois é, diziam que na época o governador e secretários estavam a fazer passeios na Alemanha, um ano depois trouxeram a BMW e outros investimentos alemães ao Estado.

    ResponderExcluir
  2. Deveriam ter mandado o Bizone no Tributo à Língua Portuguesa.

    ResponderExcluir
  3. No serviço publico, é praticamente rotina para quem é agraciado com uma capacitação em congressos, seminários ou visitas ao País ou exterior, na volta ter que apresentar uma espécie de relato técnico do evento. Poderíamos esperar o mesmo dos nossos representantes. Que tal estes vereadores apresentarem em audiencia pública o resultado destas viagens, e mais que tudo, suas sugestões e propostas em relação aos temas para serem aplicados na cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer ver um relatório bonito, preciso e bem documentado.?

      http://www.chuvaacida.info/2014/11/como-fazer-turismo-na-alemanha-sem.html

      Excluir
    2. Li o nobre relatório, e confesso até que esperava coisa pior!!! Udo foi lá vender o peixe, ou tentar pelo menos. O ponto alto do relatório é o fato do chefe discursar em alemão e desta forma "impressionar" os empresários de lá. Mesmo se limitando ao idioma, será que os nossos vereadores vão entender e saber serem compreendidos com o português de lá? Vamos aguardar os relatórios...

      Excluir
    3. Sérgio. Temos visto relatórios que são nada. Por isso falo em resultados de "forma concreta e com números". Porque os políticos são useiros e vezeiros em "descrever" os eventos sem que isso acrescente qualquer valor.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. James Schroeder que arda em fogo.... ao se juntar à baixeza moral, justificando via facebook que teria "direito" por não ter usado veículo da CVJ nos anos que é veredador.

    ResponderExcluir
  6. Políticos fazendo trenzinho da alegria com o dinheiro público é a regra no Brasil. Vejam o Deputado Jardel, que viajou às expensas do erário para a Europa, passeou bastante, visitou seu ex-clube em Portugal, conseguiu uma camisa autografada do Cristiano Ronaldo, trouxe vários quilos de bacalhau na mala, e não soube dizer o que foi fazer lá. E pior: segundo o presidente da assembléia, ele "não fez nada de irregular, a viagem com tudo pago é direito do deputado". Em tempo: Jardel gastou quase R$ 40.000,00 na viagem.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem