quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O zapzap e o fascismo

POR FELIPE SILVEIRA

O desinteresse pelo conhecimento, penso, é um das mais graves causas e também consequência da múltipla crise que vivemos. Reparem nos seus ambientes, entre seus amigos, sua família, seu trabalho. Note a maneira como eles se informam, o que pensam sobre o mundo, como interagem socialmente. De modo geral, e há muitas exceções, estão todos ocupados com frivolidades, mas fazendo delas o referencial para as suas vidas.

O whatsapp tem ocupado, dia após dia, o posto de fonte de informação de uma parte considerável da sociedade. E lá na terra de ninguém há desinformações das piores espécies, trabalhando as mentes mais diversas, e muitas vezes fragilizadas, mentes.

Outra mudança de hábito provocada pela tecnologia e que interfere na questão é a informação por meio de canais de youtube. Eu, por exemplo, assino algumas dezenas deles. Mas tenho notado que é um hábito cada vez mais comuns de crianças, adolescentes e jovens. E, se por um lado há excelentes canais de informação, alguns dos mais populares se caracterizam pela edição socada de cortes, gritos, palavrões e "reflexões" que demonstram indignação com "tudo que está aí".

Não se trata aqui de ser contra as inovações, os novos hábitos, e muito menos de tratar os jovens como tontos alienados. Pelo contrário, cada nova tecnologia nos abre um universo de possibilidades e os jovens de hoje são pura potência e energia que é capaz de mudar o mundo. Mas se trata de refletir e entender como tudo isso nos afeta cotidianamente. E, se a crítica à política do "pão e circo" é mais velha do que Roma, é preciso reconhecer e entender como ela se apresenta hoje.

A desinformação é o adubo do fascismo que cresce a cada dia no Brasil. Eu imagino que tipos de conversas há nos whatsapps dos marombeiros da zona sul do Rio de Janeiro. Ou que tipo de informação busca um jovem que se torna neonazista. Fico pensando o que eles falam de imigrantes, dos "comunistas do PT", quais posts do Bolsonaro curtem.

A desinformação também impede que a sociedade veja as causas da violência que a assombra. Assim, pede mais violência como solução. Nessa levada, fica revoltada online, começa a curtir páginas de promoção do ódio e até a comemorar quando esse ódio se expressa em forma de violência, seja ela física ou simbólica.

Mas o pior do desinteresse pelo conhecimento é que ele impede a reflexão sobre uma solução para os problemas do país. Afinal, sem o povo não é possível mudança alguma. Mas o povo está ocupado demais recebendo, absorvendo e espalhando ódio no whats.

Culpar o povo, no entanto, é inútil. Quem deveria ter feito algo e não fez enquanto pode foi o Estado brasileiro, como destacou o jornalista e meu querido professor Samuel Lima na última vez que o vi. Ele lembrava da Conferência Nacional de Comunicação realizada no governo Lula, cujas metas propostas foram solenemente ignoradas pelo governo. Pensei, então, no que o Estado deixou de fazer em outros campos, como a educação. Ou de que forma o governo incluiu o povo na construção de um projeto de país. Os dias de hoje mostram que, se fez algo, foi insuficiente.

Mas nunca é tarde, embora tudo sugira o contrário, para mudar essa realidade. O conhecimento está aí, doido pra ser encontrado, usado e abusado. Basta que algo promova este encontro entre nós e ele. Quem sabe nós mesmos.


10 comentários:

  1. Como sempre, parcial. A desinformação é um adubo do comunismo (e já começa nas salas de aula!), mas não é só, é pior, é um adubo para ideias equivocadas que dão respaldo à sensação de impunidade, de um Estado sem Direito, muitas vezes infladas pelos comentários dos comunistas de iphone, amigos dos “direitos dos manos”.

    Começa com a ideia de ameba de que o bandido rouba, estupra e mata porque ele é “vítima da sociedade”. Fale isso para os milhares de advogados, médicos e professores que nasceram e cresceram em comunidades carentes.

    Bandido é bandido porque não tem caráter, seja ele pobre, rico, preto, branco... E deve responder às leis pelos crimes.

    As mesmas mensagens “zap zap” que você viu nos comentários dos “playboys” da zona sul, também apareceram nos “zap zaps” dos bandidos: “Justiceiro aguarda nois que nois vai brota cheio de ódio”; "domingo a tropa vai é brocadão naquela porra. Vai entrar na bala meu fiel (sic)".

    A velhinha “play boy”, a criancinha “play boy” ou o turista “play boy”, só querem ir ao lugar mais democrático do Rio em paz, sem ter que se preocupar em ser alvo de bandidagem. Os criminosos não penas roubam, eles espancam também. Já que falta segurança pública, o mínimo que se pode fazer e adotar medidas para a segurança de sua família: vale um taco de basebol.

    A culpa disso tudo? Dos treze anos de PT! Dos discursos do “nós contra eles”. “Você é pobre? Pode roubar, porque educação, saúde e segurança vão faltar, estamos mais preocupados em adotar uma cleptocracia (como bem afirmou o ministro Gilmar Mendes) nesta merda de país.”

    A solução? Mostrar à sociedade que a mesma é regida por Leis que devem ser cumpridas. Afinal, tem empresários bilionários e políticos safados sendo presos, mostrando que as coisas aos poucos estão mudando. Se essas notícias não são suficientes, diminua a idade do criminoso, prenda-o, indicie os pais, se for de menor. O que não pode é prender, alertar e soltar para que os crimes continuam a serem cometidos duas, três, dez vezes.

    Eduardo, Jlle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A culpa disso tudo? Dos treze anos de PT!". Qtos anos vc tem? 17, 18, 20?! Ou já é bem adulto mas tá só agindo de má-fé mesmo?! Não lembra dos arrastões que acontecem há décadas na orla da zona sul do Rio?! Esqueceu?! Ah, "que bons tempos aqueles" kkkk! Saudosista!

      "...nesta merda de país"?! Vai embora então rapaz! Vc não soube da invertida q aquela repórter vira-lata da Rede Roubo levou do Presidente dos EUA há menos de três meses?! Lembra o q ele falou exatamente na coletiva de imprensa?! Não soube, né?! Não passou na Globo, nem na revista "Vesga", nem nos blogs do Reinaldo Azevedo e do "brilhante" Rodrigo Constantino (blogueiro esse que virou piada nos EUA com o "brilhante" texto "O logo vermelho da Copa"); tampouco passou nos veículos associados da grande mídia...

      http://www.portalimprensa.com.br/noticias/brasil/66448/correspondente+do+la+times+ironiza+texto+o+logo+vermelho+da+copa+de+colunista+da+veja

      http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/06/los-angeles-times-tira-o-sarro-da-revista-veja/

      Kkkkkkkkkk! Ele foi morar nos EUA depois das últimas eleições, mas foi pra costa leste, bem longe da Califórnia e do LA Times kkkkkkkkkk!

      Palavras do Presidente Barack Obama na coletiva de imprensa com a chefe de estado brasileira, Presidente Dilma Roussef: "O Brasil é uma potência mundial; é a sétima maior economia do mundo".

      Excluir
    2. A culpa disso tudo? Dos treze anos de PT! Dos discursos do “nós contra eles”. “Você é pobre? Pode roubar, porque educação, saúde e segurança vão faltar, estamos mais preocupados em adotar uma cleptocracia (como bem afirmou o ministro Gilmar Mendes) nesta merda de país.”


      Então quando eles saírem tudo estará resolvido?
      Sério que vc tá citando o Gilmar Mendes?

      Excluir
    3. Sim, quando chutarem a bunda dos petista do palácio do planalto e cortarem suas ramificações do STJ, bem como evaziar o poder do partido no legislativo, o país vai se livrar do cancro que mais de uma década sugou os recursos dos brasileiros.

      Eduardo, Jlle

      Excluir
  2. Coloque o mesmo texto com o título o Zap Zap e o comunismo. Divague o que pensam jovens que seguem o Stédile , a Genro , a garotada do arrastão na zona sul do Rio. E deixe o resto igual. Fica perfeito.

    ResponderExcluir
  3. Vai! Vai defendendo bandido, queridão. Quando for você a vítima e levar uns petelecos dos bandidos, chora no canto quietinho pra não passar mais vergonha.

    ResponderExcluir
  4. É o poste mijando no cachorro.
    O vizinho, um estudante exemplar, recentemente foi contemplado com uma bolsa do programa federal “Viagens Sem Fronteiras”, uma das últimas para os Estados Unidos. Se for esperto, que fique por lá.

    ResponderExcluir
  5. Se o povo é contra o Lula que se mude o povo? Entendi direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não entendeu errado, é isso mesmo!

      Excluir
  6. Olha a maneira que o cara pensa... Informado então é aquele que conhece só esse teu lado parcial pró-bandido? O resto é desinformado, influenciado, ingênuo? Quanta contradição...

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem