segunda-feira, 26 de junho de 2017

Os amautas modernos: inventam, manipulam e detratam os adversários


POR JORDI CASTAN
Os amautas (palavra quechua) eram, na sociedade inca, filósofos-oradores profissionais que tinham como missão utilizar a sua sabedoria e conhecimento para manipular a história do soberano. A ideia, claro, era criar para ele um passado cheio de proezas e de gestas. E para completar o seu trabalho e obter um impacto ainda maior, se dedicavam com o mesmo entusiasmo a criar histórias constrangedoras sobre os adversários do seu senhor.

Neste momento turbulento da historia moderna do nosso país, os amautas estão trabalhando a todo vapor. A impressão que se consolida é a que, desta vez, as condições estão postas para termos uma situação mais sangrenta e impiedosa que as anteriores. Uns não querem perder o poder a nenhum custo e os outros querem voltar a recuperá-lo . 

Reforça esta teoria o nível da imensa maioria dos poíiticos e, principalmente, os muitos interesses envolvidos. Não devem faltar recursos para que os melhores amautas tenham à disposição todos os meios humanos e materiais para fazer um bom trabalho. Os amautas modernos contam com meios tecnológicos que não existiam quinhentos anos atrás. Poder utilizar vídeos, fotos, recortes de jornais, entrevistas e material disponível na internet torna o trabalho mais fácil.

Como resultado, a historia é reescrita mil e uma vezes ao sabor e de acordo com os interesses de cada um dos “monarcas” de plantão. Na cabeça de cada um de nós se cria tal confusão que poucos são capazes de lembrar com exatidão do que cada um fez. Uns destacam os milhões roubados por outros, outros falam das obras e logros dos primeiros.

Algumas obras foram iniciadas numa gestão e se alastraram, sem ser concluídas, por várias outras. Outras foram inauguradas uma meia dúzia de vezes e revitalizadas, requalificadas ou reinauguradas outras tantas que é difícil precisar com exatidão a quem deve ser atribuída. A memória trai os que têm mais idade e até alguns mais jovens têm dificuldade em lembrar com precisão.

Os amautas já tergiversavam a história há séculos, mas o nível de perfeição que alcançamos hoje, tanto em enaltecer e em tecer loas aos políticos em exercício, só fica ofuscado pela nossa competência e habilidade em contar histórias, com o único objetivo de detrair os demais políticos. Melhor ainda se a história é espalhada como um murmúrio, à boca pequena. Um furo aqui, uma gravação ali, uma foto acolá. É aí que ela faz mais efeito. Nisso somos campeões, superamos os melhores amautas.

(*)Publiquei este texto, aqui no Chuva Ácida, faz alguns anos, e o momento atual me pareceu oportuno para revisá-lo e republicá-lo.


sexta-feira, 23 de junho de 2017

Desenvolvimento sustentável: dá para acreditar? (parte 2)


POR MICHEL LATOUCHE
Ontem falamos sobre o desenvolvimento sustentável a partir do conceito de progresso de Walter Benjamin. Hoje falamos de um autor mais recente, o francês Michel Serres, que usa o quadro “Luta com Clavas”, da fase negra de Francisco Goya, para falar de um embate onde não há vencedores. Esse embate é entre o homem e a natureza. O pensador francês descreve a cena que podemos ver no quadro (abaixo).

“Dois inimigos brandido bastões lutam, em areias movediças. Atento às táticas do outro, cada um responde golpe a golpe e dá a sua réplica à esquiva. Fora da moldura do quadro, nós, espectadores, observamos a simetria dos gestos no decorrer do tempo: que espetáculo magnífico e banal”, analisa o pensador.

Michel Serres, autor do livro “O Contrato Natural”, também publicado no Brasil, faz uma descrição vigorosa da cena e, a seu modo, lança a sorte. “O pintor enfiou os duelistas até os joelhos na lama. Quem vai morrer, nos perguntamos? Quem vai ganhar, pensam eles e nos perguntamos mais ainda? Apostemos”, ironiza o pensador, para quem o ser humano é um voyeurista doentio.

“Mas, numa terceira posição, exterior à contenda, percebemos um terceiro lugar, o pântano, onde a luta se enterra. Aqui, na mesma dúvida acerca dos duelistas, os apostadores arriscam perder juntos, como os lutadores, já que é mais provável que a terra absorva os últimos antes que eles próprios e os jogadores tenham liquidado a sua conta”, completa Serres.

Há uma evidência. Num sistema capitalista nada pode parar ou questionar o progresso. Quem questiona ou é filósofo ou tomado por tolo. O mito do progresso é, provavelmente, a mais forte linha de orientação da economia capitalista. O quotidiano das sociedades é fundado em pressupostos ideológicos que pregam o crescimento ininterrupto. É a ditadura do PIB.

O discurso do progresso é axiomático e, como é próprio dos mitos, dispensa qualquer demonstração. Tudo o que ganha estatuto de natural não precisa ser comprovado. O fato é que e ao longo de toda a história da sociedade capitalista, a discussão sobre o tema progresso tem sido residual e o seu questionamento quase inexistente.

A sustentabilidade é importante? Claro. Mas não se a palavra for falseada, posta a serviço de um conceito que mantém uma exploração insaciável dos recursos naturais. O ponto de retorno das mudanças climáticas já foi ultrapassado e truques linguísticos não permitem voltar atrás.


quinta-feira, 22 de junho de 2017

Desenvolvimento sustentável: dá para acreditar? (parte 1)


POR MICHEL LATOUCHE
Desenvolvimento sustentável. Eis uma expressão para olhar com muita desconfiança. Porque não passa apenas do branqueamento linguístico de uma coisa nefasta: o processo de destruição dos recursos naturais continua, mas com um argumento – sustentado por uma palavra – que serve de álibi. A palavra é “sustentável”.

Dizem os especialistas que o desenvolvimento sustentável é uma forma de conciliar o progresso com a preservação da natureza. Mas o que acontece na prática nunca é uma conciliação. Porque a gula do progresso é insaciável e a natureza acaba sempre por perder. Não vamos esquecer que os cientistas há muito falam do “ponto de não retorno”.

A intenção deste artigo é apresentar dois autores que falam da questão a partir de obras de arte. O primeiro é o pensador frankfurtiano Walter Benjamin, que faz uma leitura de um quadro de Paul Klee. O segundo, de autoria do filósofo francês Michel Serres, descreve essa luta (a natureza e o progresso) a partir de um quadro de Goya.

O primeiro está centrado na ideia que as pessoas têm do conceito de progresso. A imagem de progressista faz parte do “vestuário” de qualquer político ou administrador nos dias de hoje. Ou seja, quanto mais progressista melhor. O verdadeiro problema está no conceito de “progresso”. Temos uma descrição pungente em Walter Benjamin.

Ao elaborar suas teses sobre o conceito de história, o pensador alemão, que se suicidou para não cair nas mãos dos nazistas, fala de um retrato catastrófico do progresso. É um texto que merece ser lido muitas vezes. Benjamin afirma que história e progresso estão muito intrincados, ao ponto de quase não poderem ser dissociados.

Diz o pensador alemão: “Há um quadro de Klee que se chama ‘Angelus Novus’. Representa um anjo que parece querer afastar-se de algo que ele encara fixamente. Seus olhos estão escancarados, sua boca dilatada, suas asas abertas. O anjo da história deve ter esse aspecto. Seu rosto está dirigido para o passado. Onde nós vemos uma cadeia de acontecimentos, ele vê uma catástrofe única, que acumula incansavelmente ruína sobre ruína e as dispersa a nossos pés”.

E continua: “Ele gostaria de deter-se para acordar os mortos e juntar os fragmentos. Mas uma tempestade sopra do paraíso e prende-se em suas asas com tanta força que ele não pode mais fechá-las. Essa tempestade o impele irresistivelmente para o futuro, ao qual ele vira as costas, enquanto o amontoado de ruínas cresce até o céu. Essa tempestade é o que chamamos progresso".

O quadro é o que vemos abaixo.

*(o artigo está dividido em duas partes, uma hoje e a outra amanhã).





quarta-feira, 21 de junho de 2017

Gente que se mete onde não foi chamada

POR FELIPE SILVEIRA
Em primeiro lugar, rodeios têm que acabar. Já começo com isso para marcar minha posição sobre o assunto. Se a galera da vaquejada quiser me tirar pra Cristo como faz com o pessoal da causa animal, os comentários são serventia da casa.

E já digo isso porque aqui eles são bem-vindos a comentar, estão sendo "consultados".  Não é o caso do Projeto de Lei Complementar 53/2017, discutido na noite de terça-feira (20) na Câmara de Vereadores. O PLC, de autoria da vereadora Ana Rita Hermes, eleita com a bandeira da causa animal, propõe o abandono gradativo do uso de tração animal no perímetro urbano.

A ideia principal do projeto é impedir o uso de animais para puxar as carroças de catadores, situação que leva os bichos à exaustão, que não permite o tratamento adequado de doenças, que leva ao abandono e ao sacrifício quando os animais ficam velhos, que, por falta de condições, não permite os cuidados básicos com os bichos de grande porte.

O projeto, portanto, pode levar a um conflito entre catadores que usam tração animal e defensores dos animais. A discussão, no entanto, contou com a participação de um grupo inusitado, o pessoal ligado à vaquejada. O que estavam fazendo lá?

Um deles, em entrevista à TV, reclamou que sua associação não foi consultada. Pelo sobrenome do sujeito, acho que ele pensa que o legislativo deve lhe consultar sobre os temas polêmicos.

Nunca vi esse pessoal da vaquejada catar uma latinha pra vender no ferro-velho. Será que eles estavam mesmo preocupados com os catadores? O que o projeto lhes diz respeito? Há alguma mágoa com a galera da causa animal? Ou a ideia é minar a força desses movimentos antes que cheguem até eles?

O projeto voltou às comissões parlamentares para ser melhor discutido. Olhando os sobrenomes envolvidos  a gente pode começar a entender a má vontade de alguns vereadores para votar o projeto.

Os animais que puxam as carroças são presos, em geral, pelo pescoço. Acho que outros são presos pelo rabo.

Recepção.


terça-feira, 20 de junho de 2017

A internet dos objetos vai mudar a sua vida. E muito...


POR LEO VORTIS
A Internet dos Objetos (IoT- Internet of Things) é o casamento do objeto material com a tecnologia imaterial das plataformas digitais. Ou seja, as tecnologias de informação tomam corpo físico. É um processo pelo qual os objetos estão ligados em redes digitais, seja em casa, no trabalho ou na rua. Não se trata apenas de ligar pessoas a objetos, mas também de ligar objetos a objetos.

Os países desenvolvidos trabalham no desenvolvimento dessas soluções. A Comissão Europeia, por exemplo, há anos desenvolve um programa nessa área, o Internet of Things Europe130, que se apresenta sob o slogan “Part of Our Future” e anuncia aplicações infinitas, sempre com a promessa de um mundo melhor.

A campanha de publicidade desenvolvida para divulgar a ideia mostra exemplo práticos de como seria o mundo se tudo estivesse em rede. Fazer uma melhor gestão do dia a dia. Fugir da confusão do tráfego. Não perder tempo na fila do médico. Ter uma geladeira que avisa quando falta algum produto. Ter um carro que, quando sofre um acidente, avisa imediatamente os serviços de socorro. Um personal trainer no celular para melhorar o desempenho desportivo. Ou mesmo uma bengala capaz de indicar o caminho a um cego.

Muitas dessas coisas já existem, apesar de não estarem popularizadas. Esse mundo idílico prometido pelos objetos de alta tecnologia e em rede não gera contestação. O otimismo é tanto que alguns pesquisadores preferem falar num Segundo Renascimento. É apenas uma questão de tempo até que essas soluções estejam presentes nas nossas vidas. E muita coisa vai mudar. Fiquem ligados. O filme a seguir mostra situações práticas que serão comuns dentro de pouco tempo.



segunda-feira, 19 de junho de 2017

Árvores são um perigo e devem ser exterminadas

POR JORDI CASTAN

Há uma alergia (eu disse alergia) crescente a árvores. Em Joinville, há uma guerra declarada a tudo o que seja verde. Árvores tem sido as vítimas preferidas de uma política que vê no concreto o símbolo do progresso. Não apenas não plantam mais árvores, mas perseguem com sanha furibunda as poucas que insistem em sobreviver num ambiente tão hostil como o urbano. Uma imagem vale por mil palavras? Se depender da foto fica evidente que sim. 



O que leva alguém a concretar árvores? Nem precisa explicar muito. É só ver a imagem. Ou não há projeto, ou não há fiscalização, ou não há bom senso. O que não há é conhecimento técnico, porque concretar árvores é garantia de morte. Ou será que a Joinville dos próximos 30 anos, será também uma cidade sem árvores?

A destruição do patrimônio verde da cidade é sistemática e permanente. Conta com a colaboração do poder público que se omite a maior parte do tempo e aprova leis que estimulam a supressão das árvores que ainda sobrevivem. O rebaixamento indiscriminado de calçadas é uma das leis que mais há causado a supressão ilegal de árvores públicas. Há ainda a falta de um inventário detalhado de toda a arborização da cidade. E, por fim, a inexistência de um plano diretor de arborização.

Esses são outros dos problemas que Joinville enfrenta. Mas a pior de todas as ameaças para as árvores de Joinville é a inépcia do poder público, a sua inoperância e a sua incompetência para tratar dos temas relacionados com as decisões atuais que incidirão o futuro da cidade.

É quase unanimidade que Joinville está uma bagunça. Só não é unanimidade porque há uma parte da população que parece conviver bem com a situação. Os causadores ou os autores ou, em última instância, os responsáveis pelo desastre que tomou conta da cidade. Uma cidade que, lembremos, outrora foi organizada, bem administrada e orgulhosa do seu espírito e identidade.


Fazer, fazer bem feito, entregar no prazo e pelo preço combinado eram num passado recente valores desta cidade e dos seus cidadãos. Agora isso não só não acontece mais, como virou parte do imaginário da população. Toda uma geração de joinvilenses nunca viu uma obra bem projetada, bem executada e entregue no prazo, não sabem o que isso possa vir a ser e não acreditam que tal coisa exista.

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Os órfãos do golpe viraram almas penadas

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Vamos falar em almas penadas. Quem? É claro que estou a falar dos órfãos do golpe. Depois das revelações dos últimos tempos, quando os seus heróis foram caindo um a um, os caras andam mais perdidos que cego no meio de tiroteio. Uns se dizem surpreendidos. Outros se sentem traídos. E há também os que ainda estão em fase de negação. Dá uma peninha.

Uma disfunção cognitiva causa dificuldades para lidar com a realidade. Imaginem que muitos dizem ter sido apanhados de surpresa pelo envolvimento de Aécio Neves em falcatruas. “A culpa não é minha. Eu votei no Aécio”, diziam antes. Mas nos últimos dias o que tivemos foi um corre-corre às redes sociais para apagar elogios ou fotografias com o líder dos tucanos.

Ora, até uma pessoa que esteja a viver em Plutão já teria informações suficientes para saber que era a crônica de uma queda anunciada. “O primeiro a ser comido vai ser o Aécio”, disse Machado a Jucá. Quem não se lembra? E agora dizem que foram apanhados de surpresa? Aliás, não parece estranho que apenas depois de três décadas muita gente tenha descoberto que há corruptos no PSDB?

Ah... sou do tempo em que a corrupção era “monopólio” de outro partido. Lembram? Nada como um dia atrás do outro. Mas é aí que mora o perigo. Essas pobres alminhas andam a vagar perdidas e à procura de novos heróis. O problema é que o critério é pouco apertado e as opções não são muitas: basta antagonizar o PT para conquistar esses pobres coraçõezinhos. E assim só encontram heróis com pés de barro.

À falta de Aécio Neves e os outros golpistas do seu entorno, essas alminhas começam a se agarrar à raspa do tacho. Gente sem história, sem liderança, sem cultura. Talvez um dos exemplos mais divertidos seja o de Roberto Jefferson, condenado por corrupção, mas agora convertido em oráculo dessa gente. Enfim, dizem que são contra a corrupção mas são apenas contra um partido. Pensam que enganam quem?

Para que os leitores tenham uma noção exata do tema, temos uma coleta de posts de redes sociais que permite pintar o retrato dessas almas penadas. São contra o PT, mas também odeiam o PSOL. Defendem a obscurantista Escola sem Partido. Acreditam que Janaína Paschoal é uma heroína. Querem o fim dos sindicatos. Muitos estão numa onda anticientífica. E ainda há quem tenha a lata de defender Aécio Neves.

É a dança da chuva.

A ilustração a seguir é feita a partir dos retuítes dessa gente. Enfim, é um pitéu. Veja:

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Gestores, vereadores e empresários: Joinville ainda pode ser uma cidade próspera e sustentável.

POR RAQUEL MIGLIORINI
Basta uma breve caminhada pelo Centro de Joinville para constatarmos uma triste realidade: lojas fechadas, prédios históricos abandonados, calçadas estragadas, patrimônio degradado.

O abandono aumenta a criminalidades, desvaloriza imóveis e desperdiça todo equipamento público daquela região. A revitalização e reurbanização das áreas centrais não deixa a cidade somente mais bonita. Resgata a economia, a história, o orgulho e a gratidão dos moradores.

Temos muitos exemplos mundo afora e alguns aqui no Brasil que mostram como os investimentos retornam em curto prazo. Desnecessário dizer que, quanto mais tempo demora, mais caro fica.

Em tempos de aprovação da LOT (Lei de Ordenamento Territorial) e algumas revisões desta, cabe perguntarmos por que tantas pessoas defendem a expansão urbana  e, ainda, por que novos loteamentos não investem em equipamentos que melhorem  a qualidade de vida dos moradores.

Tratar da revitalização de áreas antigas e da criação de novos loteamentos parecem assuntos distintos mas não são. Vou usar como exemplo um novo loteamento no Bairro Vila Nova. Passando pelas ruas principais, observamos áreas enormes com ruas asfaltadas, rede coletora de esgoto e...só. Como a forma de pensar a cidade é mais tradicional que caixa de maisena, nem se cogita o uso de asfalto ecológico, ou de borracha, usado há mais de 40 anos nos Estados Unidos e feito com pneus velhos. A fiação não é subterrânea, o que, além de feio, impede uma arborização bem feita nas calçadas. Praças e áreas verdes?? Nem pensar. Embora a legislação seja clara nesse quesito, o que vemos é um terreninho abandonado, sem a mínima condição de uso.

A ONU-Habitat considera que uma cidade bem planejada tem a proporção 1:1 em áreas construídas e espaços públicos com áreas verdes. Essa equação é simplesmente desprezada em lugares onde a especulação imobiliária e o lucro de alguns esmaga qualquer possibilidade de vida digna.

Ao permitirmos que a cidade se degrade do Centro para os Bairros e vice-versa, tornamos  o processo de revitalização complexo e caro. A urbanização bem feita cobre qualquer custo do processo, gera empregos, tributos e novos investimentos. Bons investidores não olham para cidades que não apresentam um futuro sustentável e próspero. A forma como empresários têm olhado para Joinville é como quem enxerga apenas um Eldorado a ser explorado até o fim.

Cabe aos bons gestores, vereadores e cidadãos responsáveis, que devem se fazer  presentes nos Conselhos Municipais, mudarem essa situação.

terça-feira, 13 de junho de 2017

Semana do Cuca é um ideia de xênio!

POR BARON VON EHCSZTEIN
Guten Morgen, minha povo.

Oxe tem cuca com banana na frühstück. É dia de comemorrar mais esta grande iniciativa da nossa querrida prefeito: o Semana Municipal da Cuca. E teve até assinaturra oficial, com direito a fotografia e tudo. Agorra foceis, minhas leitorres (todas as três), já têm uma compromisso a partir da primeirro final de semana da mês de Xunho. Wer zuerst kommt, der mahlt zuerst.

Fiquei muita feliz. Porque o cuca é o símbolo do nossa tradiçón cultural. Eu disse "nossa". Ou seja, tradição do povo de pele clarrinha, olhos assuis e muitos consoantes na sobrenome. Até acho que não devia chamar “cuca”, porque parrece coisa daquela xente de pele mais escurrinha. Ficava melhor se fosse a Semana do Streuselkuchen, como chama lá no Alemanha.

É um acontecimento parra levar a sérrio. Tenham uma bom apetite. Lass es euch schmecken! Por falar nisso, a nossa querrida prefeito mostrou que tem apetite pelo modernidade. E pelo inovaçón. Xenial. Quem terria pensado numa coisa tão brilhante como o Semana da Cuca? Xente, fico aqui a imaxinar o tantón de turrista que vai aparecer em Xoinville só por causa disso.

Esdou tón feliz que tamém querro entrar na onda. Fou parra o cossinha e criar uma tipo de cuca inspirrada na nossa querrida prefeito: o cuca Ruas de Xoinville. É igual aos outros cucas, só que está cheio de burracos. Tem mais burracos que massa. Igualzinho os ruas da citade. Aposto que vai fazer muita sucesso, porque a pessoal já acostumou e nón fai se importar com uma burraco no estômago.

Mas tem uns kommunisten que nunca estão satisfeitos e já começarram a chatear a nossa querida prefeito. "Nón querrenos semana de cuca, querremos saber de culturra e turrismo", ficam a repetir. Suas kommunisten ingratos. Acha mesmo que algum xestor vai querrer investir em culturra e turrismo quando tem cuca? Ah ah ah! Abwarten und Tee trinken. Esperre e beba um chá. Porque que nón vai acontecer.

Guten appetit.