segunda-feira, 22 de outubro de 2018

O fascista é você. Não apenas Bolsonaro…

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
A eleição para presidente trouxe pelo menos uma coisa positiva: ficou evidente que Bolsonaro não é o único fascista desta história; os seus eleitores também são. Não se trata de discutir o conceito de “fascista”, pergunta hoje feita por 10 em cada 10 seguidores do candidato. Aliás, é apenas mais um truque. Em vez de negarem a ideia de que são fascistas, eles tergiversam com questões semânticas. 

O eleitor de Bolsonaro é o que temos de pior em termos civilizacionais. A ascensão deste candidato sem qualidades serve apenas como álibi para essas pessoas revelarem quem realmente são. Não é bonito o que temos visto pelo Brasil afora. Outro argumento de negação é o “votar contra o PT”. Ou seja, o discurso se constrói à volta do ódio ao outro. E o ódio nunca foi bom conselheiro. Não dá para disfarçar o fascista que habita em cada um…

Bolsonaro é homofóbico. Os seus eleitores também.
Bolsonaro é racista. Os seus eleitores também.
Bolsonaro prega a violência. Os seus eleitores também.
Bolsonaro é machista. Os seus eleitores (e eleitoras) também.
Bolsonaro quer toda gente armada. Os seus eleitores também.
Bolsonaro quer uma ditadura. Os seus eleitores também.
Bolsonaro defende torturadores. Os seus eleitores também.
Bolsonaro é ignorante. Os seus eleitores também.

Enfim, fascistas. E o problema não é só Bolsonaro. Porque ele apenas dá corpo ao fascismo dos seus eleitores. E é preciso cuidado, porque essa gente que está presente em todos os lugares do cotidiano dos brasileiros. Nas famílias, nas empresas, nas ruas e, claro, nas redes sociais. Afinal, a apologia do nazismo, da qual todos os dias temos notícias, é a prova de que a decência se perdeu.

Menos mal que depois desta eleição todos sabemos em quem confiar ou não. Gente que antes tinha vergonha de mostrar o seu extremismo - esse namoro com ideias fascistas - agora abandonaram a hipocrisia e saiu do armário. Enfim, agora sabemos quem são os fascistas e se queremos ou não estar sentados numa mesma mesa com eles. Eu passo. Vivo muito bem sem os fascistas.



É a dança da chuva.

44 comentários:

  1. Fascista é quem aponta o dedo chamando os outros de fascistas!

    ResponderExcluir
  2. Baço, sua avaliação é muito simplista.
    O "povo" não vota em Direita ou Esquerda, pois não conhece essas ideologias e as diferenças conceituais entre elas.
    O "povo" que está elegendo o Coiso, é o mesmo que votou no Collor, no FHC e no Lula, migrando da direita, para o centro e para a esquerda, não por conhecer os conceitos filosóficos ou ideológicos, mas por buscarem "Salvadores da Pátria". E é aique que Bolsonaro se criou - no terreno fértil da insatisfação do povo com o PT. Não por ódio, ou por ser FACISTA, como você apregoa em: "
    Votar contra o PT”. Ou seja, o discurso se constrói à volta do ódio ao outro. E o ódio nunca foi bom conselheiro. Não dá para disfarçar o fascista que habita em cada um…

    Você e melhor do que o simplismo que seu comentário analisa.

    Acho que entre os erros do PT, foi ao invés de reconhecer seis erros, fazer avaliações simplistas como a sua.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É claro que é simplista. Se queres ler textos mais complexos lê a minha tese de doutorado. Ah... eu se não puder ser panfletário, para que adiante ter um blog?

      Excluir
    2. Ou seja: ele acusa os outros de serem o que ele é e usa autoridade do título pra tentar confirmar. É desonestidade intelectual que se diz?

      Excluir
    3. Acabei de ler a tal tese. Percebi sua fixação por mecanismos totalitários. Explico bastante sobre a forma impositiva como escreve. Quer criar seu próprio dispositivo panóptico? Risível. Agregação de valor para a sociedade: zero. Citações no Google Scholar: zero. Citações no Research Gate: zero. Grandes m... de tese.

      Excluir
    4. Uau! Estou rodeado de jênios. O anônimo das 13:04 leu toda a tese em 15 minutos. Ei, vou contar um segredinho: lê a tese de mestrado que lá eu falo da Venezuela e do Chávez. O anônimo das 12:37 acha que estudar é desonestidade intelectual. Dá para perceber por que vota Bolsonaro.

      Excluir
  3. "O eleitor de Bolsonaro é o que temos de pior em termos civilizacionais." (Pacheco)


    Imagino, então, que os melhores representantes civilizacionais poderiam ser aquelas professoras que apoiam o PT, defecando e urinando em praça pública? Ou, quem sabe, seriam os invasores do MST, que destroem centros de pesquisa e que se comportam como grupos terroristas? Ou seriam os famosos cuspidores, Jean Wyllys e José de Abreu? Talvez aqueles militantes do PT, que depredaram a fachada do edifício de Carmen Lucia e que geram tumulto e desrespeito aos moradores próximos da PF de Curitiba? Quem sabe seriam os integrantes da UNE que paralisam escolas e impedem os demais de estudarem e, que quando entrevistados por Arthur Duval, "respondem" com tapas e chutes às simples perguntas?


    É,... realmente, a esquerda é muito civilizada!


    HGW XX/7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falácia Composição. Nem precisa ir longe.

      Excluir
    2. Pessoal, não dêem audiência. Esse tipo de gente ressentida só quer vomitar ódio. Não querem argumentos. O tempo deles acabou. Gente que ameaça fisicamente e diz que teríamos medo de enfrentá-los olho no olho... Gente doente. Ignorem.

      Excluir
    3. Só no Brasil "comunista" é ofensa. E pensar que a prefeitura da minha cidade foi governada pelos comunistas por 40 anos. Vai entender, né?

      Excluir
  4. "A esquerda "Intelecutal" joinvilense está fazendo exatamente o que dizíamos que iria acontecer. Como diria Lenin. “Acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é!”
    Se essa gente pensa como Lênin, qual seria a distância ou o que as impediria de agir como Lênin? Poder? Dinheiro?
    Tudo leva a crer nisso, a esquerda e seus militantes desejam ardentemente dizimar as pessoas que não são como eles, e nunca pensarão como eles.
    Mas em Joinville eles não tem vez, uns choram no exterior, uns disfarçam de progressistas, outros abondaram sua roupagem vermelha, mas mesmo assim, no final venceremos.". MBL-Joinville

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fascista 3. E pela assinatura, além de fascista é burro como uma porta.

      Excluir
    2. Quem falou em dizimar quem não é como ele? O Bolsoasno. Ou irão presos ou terão que fugir do país. Mas, nunca é difícil desconstruir o discurso de um MBL da vida.

      Excluir
    3. “Acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é!”

      Lenin nunca escreveu essa frase. Mas em se tratando de uma milícia que vive a espalhar mentiras nas redes, abrir o comentário com uma não chega a ser exatamente uma novidade.

      Excluir
  5. Depois desse texto e dos comentários do Baço e da Fahya, fiquei sensibilizado.
    Dia 28 não votarei no ex-militar fascista antidemocrático, votarei num sujeito que apretende alterar a composição do STF, amordaçar a imprensa e o ministério público, apresentar uma “nova constituinte” e que irá beijar a mão de um apenado por corrupção.
    Pronto!

    ResponderExcluir
  6. Meu partido é anti-PT. Estamos perto de livrar o Brasil dessa organização criminosa que destruiu o país.
    É maravilhoso ver a esquerda perdendo força a cada eleição.
    Também é maravilhoso ver os partidos mais tradicionais diminuindo e caminhando para irrelevancia.
    Aos comunistas resta chorar e reclamar de tudo sem mostrar nenhuma solução. Essa é sua funçao.
    Domingo será lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara que usa a expressão "organização criminosa" está apenas a repetir o mantra a que o condicionaram. Não é uma ideia própria. Brainwash.

      Excluir
    2. "O cara que usa a expressão 'organização criminosa' está apenas a repetir o mantra a que o condicionaram. Não é uma ideia própria. Brainwash." (Pacheco)

      Assim se pronunciou o cara que acusa todo mundo de fascista por não concordar com sua ideologia!

      Esse é o mantra condicionado da esquerda!

      Excluir

    3. A "sua ideologia" é daquelas expressões que faz Destutt de Tracy querer saltar do túmulo. Parece que ideologia é um miojo. Eu compro o pacote, ponho um pouco de água e está pronto.

      Excluir
  7. Pacheco tá desesperado. kkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Pacheco tá que só vê fascistas por todo lado! Logo, logo vai guerrear com "moinhos"! A Fahya, parece que também entrou na ciranda da agonia! Tá faltando o Clovis, pra completar o manicômio?

    A esquerda agoniza!... KKKKKKK

    HGW XX/7

    ResponderExcluir
  9. Triste quando as palavras são lançadas ao vento e perdem o valor. A fábula do Pedro e o Lobo é análoga a isso. Gritam aos quatro ventos “fascistas”, “fascistas”, “fascistas”, e se e quando retornar o fascismo a palavra que dá nome perderá o valor e as atitudes realmente fascistas serão igualmente banalizadas. Foi assim com a palavra estupro, que até a pouco era um ato criminoso hediondo, hoje virou uma sensação.
    O próprio Baço, num de seus vários textos, afirmou que o candidato, então apenas um cavalo paraguaio na eleição, não era um fascista, mas alguém com atitudes similares ao fascismo. Hoje, não só o candidato é um fascista, mas todos que pensam contrário ao Baço. Isso é que é democracia e liberdade de pensamento.
    A desonestidade intelectual vinda da esquerda se perderá com ela, mas antes causará estragos irreparáveis à cultura e à sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lembro de ter escrito isso. Lembro de ter escrito o contrário: que o Coiso não é de extrema-direita, porque isso exigiria um programa político.

      Excluir
  10. Fiquei lendo e assimilei o quanto esta gente COMUNISTA fala em ódio, engraçado que não falam em CORRUPÇÃO em mentiras em assassinatos feitos pelo PT incrível a capacidade de ter orgulho de defender bandido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara. Precisas sair do Brasil e conhecer alguma democracia. A palavra comunista só é ofensa no Brasil. Só para teres uma ideia. A prefeitura da minha cidade foi governada por comunistas ao longo dos últimos 40 anos. E só saiu porque perdeu as últimas eleições porque perdeu para o Partido Socialista. Portanto, amigo, o teu problema é apenas falta de mundo.

      Excluir
    2. Baço acha que ser comunista em Portugal é a mesma coisa que no Brasil. Problema que quem manda em Portugal é a EU, Portugal é nada a única esperança para cultura lusófona somos nos do outro lado do Atlântico.
      Portugal pode se dar ao luxo de ter essa pessoas de alma "elevada" que acham que direitos vem de uma consciência de classe, pois tem o controle externo sobre o gastos do governo, aí eles podem ficar brincando de progressismo no parque de diversões, enquanto os peixes grandes de Bruxelas contam o $$$, que é o que realmente mantém esses direitos de pé.

      Excluir
    3. Puta. Ainda bem que explicaste o que é Portugal e a União Europeia. Agora ficou tudo claro para mim.

      Excluir
    4. Vamos ver se este português consegue explicar então:

      https://www.youtube.com/watch?v=-FluaJ5Bfco

      Excluir
    5. Ah ah ah. A gente é uma democracia. Tem lugar para idiotas como esse do vídeo. Em tempo: quem é o gajo?

      Excluir
    6. Nada diferente embaixo do céu,Baço chamando de idiotas os cara que não concorda.

      Excluir
    7. Ná. Só chamo idiota a quem é idiota. Entendeu, idiota?

      Excluir
  11. Melhor ser acusado de desonesto intelectual. Do que ser desonesto moral. Vocês pagarão o preço. Nós avisamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De desonestidade moral vcs entendem. Petistas e satélites é q não têm autoridade moral para questionar o voto de ninguém. Mas the cry is free, e ver o desespero de vcs é um prazer gigante. Podem cacarejar à vontade no poleiro do baço. Ninguém se importa mais com vcs.

      Excluir
    2. Pelo visto tu te importas. Ou não estás aqui?

      Excluir
    3. Confesso é um prazer ficar tripudiando com vcs!

      Excluir
    4. E por falar em tripudiar, que tal começar a formar frases em português?

      Excluir
  12. Não acredito que todos os eleitores de Bolsonaro sejam fascistas. Acho que a grande maioria deles são mal informados pela grande mídia e pelas redes sociais. A grande mídia construiu ao longo dos últimos anos, o mito de que o PT, principal representante dos ideais socialistas, é o maior, senão o único, responsável pela corrupção na política e no governo. Nos últimos meses, uma campanha milionária da direita nas redes sociais, apresentou outro mito como alternativa de renovação política, um candidato de direita, de idéias fascista, como sendo um mal menor travestido de falsa moralidade e imbuído de poder discricionário, para evitar um mal maior, que seria a volta do PT e do socialismo ao governo. Ignoram que o mal menor escolhido pode ser real, enquanto o mal maior evitado é imaginário. Ronaldo Aidos, Joinville.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o monstro estava apenas adormecido. Ver alguém com o discurso de Bolsonaro soltou a fera.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem