terça-feira, 23 de outubro de 2018

A mão do mercado vem aí... e tem uma arma

POR MÁRIO PAGANINI
Foi uma diversão, durante os dois últimos anos, ver as pessoas perdidas em debates semânticos sobre o golpe.
- Foi golpe.
- Não foi.
- Foi.
- Não foi.

Ora, qualquer criança de seis anos sabe que foi um golpe desavergonhado, com o supremo e com tudo. Aliás, a entrada do elemento “justiça” na questão serviu apenas para dar um verniz de legalidade ao que foi apenas isso: um golpe. É claro que as pessoas tendem a olhar para a questão pelo lado político, mas o buraco sempre foi mais em baixo. É o petróleo, estúpido.

Não gosto de recorrer a clichês (porque essa é tática dos reacionários), mas a letra daquela música de Chico Buarque entra aqui com total perfeição: “dormia a nossa pátria mãe tão distraída sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações”. Hoje o assunto é se o Brasil vai eleger um louco para a presidência, enquanto a rapina acontece longe dos holofotes.

A imprensa, pelo menos a alternativa, anunciava, há poucos dias, que após cinco leilões, as empresas multinacionais já são donas de 75% das reservas do pré-sal. E foram necessários apenas dois anos do governo ilegítimo erguido do golpe. A estatégia do projeto neoliberal dos tucanos era óbvia: era preciso assumir o poder para, com a legitimidade das urnas, entregar o que resta dos bens da nação.

Mas não rolou. O projeto dos entreguistas fracassou. O PSDB articulou para derrubar Dilma Rousseff, num processo político cheio de irregularidades e imoralidades, na perspectiva de vir a conquistar o governo. Mas as coisas fugiram ao controle e fizeram surgir o monstrendo que atende pelo nome de Jair Bolsonaro. Mas deu chabu: o porque Bolsonaro patrolou o PSDB, ruduzindo-o à insignificância.

É provável que Bolsonaro chegue ao poder. Então, não há segredos. Paulo Guedes, um cara para lá de ultra-liberal, é capaz de fazer uma razia ainda maior que os entreguistas tucanos. Não, já não estamos a falar de uma situação em que vão os anéis e ficam os dedos. Vai tudo mesmo. Porque os tucanos acreditam na mão do mercado, enquanto Bolsonaro quer pôr uma arma nessa mão. E aí não tem como reagir.

Salve-se quem puder. 

A seguir, um gráfico (que pode ter algumas variações pontuais) que explica muito bem os interesses que movem a economia do planeta.




8 comentários:

  1. A pobre da criança de seis anos deve ser uma criança burra, né? Além de ignorante, dada a tenra idade, burra, coitada... O elemento justiça foi justamente o que embasou o processo de impedimento da então presidente Dilma Vana Rousseff (a coração velante!) que foi referendado pela derrocada da própria no senado federal. Aliás, todo procedimento seguiu o que manda a constituição, essa mesma que o projeto de governo de Haddad sugere alterar. Golpe mesmo quem deu foi o aDevogado petista, Lewandowsky, aos 48 minutos do segundo tempo, quando da interpretação propositalmente equivocada de uma frase que claramente imputava à impichada a perda dos direitos políticos por oito anos. Enfim, as eleições fizeram justiça.

    De fato, não há nada mais clichê que usar as letras do cancioneiro do Chico Buarque, esse cantor que uma hora está ao lado de um bandido corrupto, outra está ao lado do coroné tirano de Sobral, nada mais justo, já que a esquerda ama tiranos e corruptos. Mas a pátria mãe distraída estava dorminhoca nos governos petistas, quando Lula e Dilma resolveram drogá-la ao oferecer crédito fácil (porém caríssimo) aos seus filhos que, da noite pro dia, viram-se desempregados e endividados. A pátria mãe enfim parece estar acordando para os fatos passados.

    A “imprensa alternativa” são o que? Os blogs sujos? Esse governo legítimo, que provavelmente o autor ajudou a colocar no poder (afinal ele votou na chapa Dilma/Temer), foi quem tirou o país da lama. Os números falam por si. Que o governo entregue todas as estatais, precisamos de educação, saúde e segurança – quem gosta de estado gigante é o fascista.

    E o ódio ao PSDB… Cara, nem refundando o PT com o que sobrou dos poucos petistas que não se envolveram em corrupção esse partido chegará na unha do que representou o PSDB para o país. Foi o PSDB, junto com PMDB e demais partidos democráticos que votaram a favor da constituição (essa mesma que o PT agora quer mudar); o PSDB, o PMDB e o PFL que votaram a favor do plano real (que o PT também recusou votar), foi o PSDB o grande articulador para os programas sociais que o PT chamou de “compra de votos”, mas que se apropriou posteriormente. Isso são fatos, não conjecturas raivosas e desonestas de um partido que até hoje não teve a decência de fazer uma autocrítica. O PT, esse partido que o autor defende, NÃO É DEMOCRÁTICO, NUNCA FOI e agora, quer posar de um e exigir (vejam só!) apoio dos partidos que ele tentou destruir quando estavam no governo.

    Bolsonaro vai chegar ao poder e fará com que o PT (esse partido corrupto e antidemocrático) beba do seu próprio veneno. Esperamos que ele tenha êxito.

    E esse infográfico é fake. A porra do pré-sal é a loira do banheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. 1. Da primeira vez que o Baço meu convidou para escrever, ele disse que ia ter uns doido de babar na gravata. Tu deve ser "hors concours", né? 2. "Esse partido de o autor defende"? Tu é doido, velhão. Onde falei de PT ou o caraio?


      Mário Paganini

      Excluir
    2. Mas precisa?
      Claro, o autor va votar na Marina...

      Excluir
  2. Parabéns pelo comentário e por ir direto ao ponto...
    Petróleo.

    Ninguém se importa com a pobreza do Haiti, Paraguai, Honduras, etc...
    Mas o midiotas vivem choramingando por conta da situação de penúria da Venezuela...
    Mas eles não admitem que são direcionados, como estão sendo pra disseminar fake news e, por consequência, pra votar no Mico.

    ResponderExcluir
  3. Só entrei pra lembrar que o tal mercado somos eu, você, o padeiro, o professor, a tiazinha etc, e ninguém é obrigado a passar na Mesbla e comprar uma pistola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... pobre é mesmo uma merda. O cara pensa que é o mercado...

      Excluir
    2. Não. Sou comunista, Baço. E rico!

      Excluir
    3. Agora que puxaste dos galardões sou obrigado a ficar quieto.

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem