sexta-feira, 20 de julho de 2012

Psicopata mata 12 (pelo menos) na estreia de Batman


POR ET BARTHES
É o balanço mais recente: 12 pessoas mortas e 50 feridas por tiros por um mascarado, num cinema da cidade Aurora (Colorado), na pré-estréia do filme "The Dark Knight: The Legend Reborn". A relação dos norte-americanos com as armas é, realmente, algo incompreensível. As pessoas continuam a ser massacradas, mas os conservadores insistem na manutenção das suas armas.



Tebaldi é um candidato perdedor?


Parece que o vencedor antecipado desta campanha é mesmo o Photoshop. Tem gente exagerando na dose.


E no palco do mundo, Joinville!

POR GUILHERME GASSENFERTH

Começou antes de ontem o maior festival de dança do mundo! São milhares de bailarinos, dançarinos, coreógrafos, estudantes, familiares e apreciadores da arte da dança que se encontram nestes 11 dias de evento no Centreventos Cau Hansen. Sejam bem-vindos!

Neste ano, o Festival completa 30 anos de uma cidade orgulhosa de sua realização. Foram diversos visitantes e bailarinos ilustres, como a primeira vinda da bailarina Ana Botafogo, em 1987, da bailarina Cecília Kerche, em 1989, e Mikhail Baryshnikov, em 2007, entre tantos outros. Em 1991, houve a internacionalização efetiva do Festival; em 1998 o Festival ganhou novo palco, agora no Centreventos Cau Hansen; a criação do Instituto Festival de Dança de Joinville ocorreu em 1999; e a citação no Guinness Book, o Livro dos Recordes, em 2005, coroou todo o trabalho, esforço e dedicação com o título de maior festival de dança do mundo.

Com a profissionalização do Festival, hoje o joinvilense respira menos o Festival. Mas há cerca de quinze anos, diante da carência de leitos nos hotéis da cidade, as famílias joinvilenses abriam suas portas para que os bailarinos e dançarinos pudessem pernoitar. Os jovens da cidade disputavam a honra de atuar como voluntários no Festival de Dança! As baladas abriam suas portas gratuitamente para quem tinha um crachá de dançarino ou bailarino. Mesmo para quem não tinha nenhuma ligação com o Festival ou nem gostasse de dança, era impossível passar incólume ao maior evento da cidade: sempre havia um grupo de bailarinos e bailarinas andando pela cidade – quem não os reconhece pelo jeito de andar?

Toda essa aura e a magia do Festival criaram tamanho orgulho no joinvilense que a cidade ganhou mais um título: Joinville, a cidade da dança. Mas será que fazemos jus ao apelido?

SOMOS A CIDADE DA DANÇA?

A instalação em Joinville da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, uma grande honraria concedida pelos russos à cidade, é uma iniciativa artística, cultural, educativa e social única! Boa parte dos estudantes é proveniente de famílias de baixa renda espalhadas por todo o Brasil, o que confere um status de projeto inigualável no país! Temos algumas escolas com aulas de ballet, temos a Escola Municipal de Ballet, os grupos e escolas de dança ligados à Anacã, grupos de danças folclóricas e iniciativas individuais desta bela arte. Ótimo, sem dúvida nossa situação é privilegiada. Mas será que isto é tudo?

Por que não há em Joinville uma escola superior de dança? Somos o único Estado do Sul a não ter um curso superior na área, embora tenhamos aqui uma vocação reconhecida nacionalmente. Consta que uma reunião foi feita na Udesc em junho, mas nada de concreto até agora foi anunciado. E se Joinville não se mexer, o curso vai pra capital também. É plenamente possível que tenhamos uma universidade da dança! Por que não? Cursos superiores de dança, coreografia, figurino, cenário, música, com cursos de graduação, pós-graduação, especializações, cursos rápidos, cursos de verão, eventos, workshops! Afinal, temos professores qualificados, temos alunos, temos reconhecimento e temos vocação. É possível, sim!

O Instituto Festival de Dança de Joinville já lançou um programa excelente, chamado Unidança – Universidade Livre da Dança. A Unidança (http://www.unidanca.com.br)  possui alguns cursos à distância na área. Ainda é muito pouco, mas é muito bom saber que a base está lançada para uma futura universidade voltada somente a esta manifestação artística. Parabéns ao Instituto!

Joinville poderia ter também um museu dedicado à dança; monumentos dedicados à dança; palcos ao ar livre e em empresas e shoppings ocupados nos outros 355 dias do ano; comércio especializado, numa espécie de Feira da Sapatilha permanente e ampliada; produtora de material de referência; entre diversas outras atividades que podem ser desenvolvidas na cidade.

UMA REFERÊNCIA MUNDIAL

E se tudo isso estivesse reunido num só lugar? Poderia ser construída a Cidade da Dança, o espaço que reuniria a Universidade Livre de Dança (com cursos técnicos, superiores, de pós-graduação na área), o Museu da Dança, o Instituto do Festival de Dança, as lojas especializadas, um grande teatro e outros auditórios menores para recitais e apresentações. Sonho? Sim, e os sonhos são possíveis! Alie-se o esforço à vontade e o sonho está realizado!

Tal qual é Florença uma referência na escultura; Nova Orleans e Liverpool na música; Antuérpia em logística; Haia no Direito; Orlando na diversão; por que não pode ser Joinville, a cidade com mais população dentre as que citei, uma referência mundial na dança?

Na Cidade dos Príncipes em que Suas Altezas nunca pisaram; na Cidade das Flores cheia de concreto, asfalto, grama e mato; na Cidade das Bicicletas dominada pelos carros, ônibus e motos; quem sabe a dança não pode despontar e fazer Joinville ser internacionalmente reconhecida como a legítima e verdadeira Cidade da Dança!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Ainda há heróis...


POR ET BARTHES
Brooklin, Nova Iorque. Uma menina de sete anos, que conseguiu abrir a janela do apartamento, brincava sobre a unidade externa do aparelho de ar condicionado. Como era fácil adivinhar, caiu de uma janela do terceiro andar. Mas foi salva por um vizinho. O nome do herói é Steve St. Bernard, um motorista de ônibus de 52 anos. Vejam as cenas.


Redes sociais e eleições: diga sim ao bom conteúdo e não aos enojados


POR CHARLES HENRIQUE VOOS

Esta é a primeira eleição que estamos convivendo com o uso massivo das redes sociais (Facebook, Twitter e afins) como estratégia eleitoral. A maioria das cidades entrou nesta onda quatro anos após Barack Obama emergir de Illinois para o mundo usando o Twitter. Em 2008 o falecido Orkut abrigou poucos candidatos (eu fui um deles, desafiando as resoluções eleitorais que pouco regiam sobre campanhas na internet), e em 2010 o Twitter e o Facebook foram usados de forma tímida. Entretanto, o mau uso dessas mídias (e de forma excessiva), juntamente com o comportamento esdrúxulo dos usuários receptores das mensagens eleitorais, tem chamado a atenção de muita gente.


Que fique bem claro: fazer campanha eleitoral na rua ou na internet não é repetir a mesma coisa inúmeras vezes, mesmo que a pessoa não tenha vontade de ouvir aquilo novamente. Na internet isto é bem definido como SPAM.  O que presenciamos nestes primeiros dias de corrida eleitoral vai mais ou menos nesta linha. Uma enxurrada de tweets e mensagens no Facebook praticamente implorando que tal fato seja aceito ou apenas lido. Este tipo de mensagem não é saudável e não fomenta a democracia.

Por outro lado, as pessoas reclamam de campanha eleitoral em suas contas, postadas por terceiros. E reclamam por reclamar, sem ao menos entender o processo eleitoral, ou, a qualidade do que ali está colocado. Como a maioria das pessoas tem nojo de política, mas adoram usar as redes para entupir de mensagens sem conteúdo, que estampem os “FFFFFFFUUUUUUUUSSSSSS” da vida, este tipo de comportamento é uma agressão a todo movimento democrático. Se a pessoa considera como abusiva a forma do contato do candidato ou do militante, é simples: basta não seguir mais aquela pessoa (mesmo sabendo que, quando a adicionou, ela tinha alguma espécie de envolvimento partidário e algum dia poderia falar sobre isso).

Está certo que a qualidade das mensagens está fraca, com poucas propostas, e muitas vezes (não todas) apelam simplesmente para o número e o nome do candidato. Quase ninguém está usando vídeos, ou outras ferramentas da web 2.0 para cativar a pessoa com vistas ao diálogo (eu usei em 2008 e deu muito resultado... se ficar como dica!). Se por um lado a mensagem é fraca, do outro a consciência de coletividade dá lugar para as individualidades e bizarrices da vida alheia sem receptividade alguma ao debate do que é melhor para nossas vidas. Triste cenário, pois quem perde é a cidade, e depois  sempre aparecem os enojados com a política mostrando  - nas mesmas imagens que tanto adoram compartilhar -  que estão com a impressão de que escolheram o(a) candidato(a) errado(a). Mentecaptos!