POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Antes de ir ao ponto, eis alguns dados importantes a reter.
1. De acordo com a Unesco, o Brasil é o oitavo país com mais adultos analfabetos do mundo (são cerca de 14 milhões).
2. Numa pesquisa realizada em 38 países, os brasileiros ficaram em segundo lugar entre os lugares onde as pessoas têm menos noção da própria realidade.
3. Apenas 8% das pessoas com idade para trabalhar são capazes de entender e se expressar por palavras e números.
4. O estudo “Analfabetismo no Mundo do Trabalho” diz que um a cada quatro brasileiros pode ser considerado analfabeto funcional.
5. O Brasil está na 72ª colocação em um ranking que avalia a inclusão digital de 150 países.
Os dados apontam uma evidência. O Brasil é um lugar onde as pessoas têm dificuldades para interpretar o mundo. É uma deficiência expressa nas redes sociais e nos comentários nos textos de jornais e blogues. Há o lado bom: as plataformas digitais são ferramentas de intervenção que vieram dar voz aos que nunca puderam falar. E o lado mau: a liberdade virou excesso e fez emergir o lado mais negro da mente humana. Ao ponto termos um conselho recorrente: “não leia os comentários”.
Na década de 70 do século passado, o escritor Alvin Tofller criou a expressão information overload (sobrecarga de informação), considerada uma das grandes doenças do século 21. O que significa? Que os avanços da tecnologia estão a intensificar o tráfego de informações ao ponto de tornar impossível processar e reter todos os dados. O cérebro humano não está rotinado para acelerar os seus processos na mesma velocidade dos avanços tecnológicos.
Agora imaginem o que essa sobrecarga de informação pode produzir numa sociedade que, durante décadas de ditadura militar, foi obrigada ao silêncio. Gente que não aprendeu a debater. Que nunca teve que enfrentar o contraditório. Que não foi educada para a democracia. Diz o ditado que “quem nunca comeu melado, quando come se lambuza". O surgimento dessa esfera digital é um avanço civilizacional. Mas para parte dos brasileiros a coisa descambou.
O copo meio cheio diz que informação nunca é demais. Mas o copo meio vazio revela efeitos colaterais. Se há pessoas intelectualmente preparadas para fazer a gestão da informação (e dos excessos), também há quem patine. Soterradas por tantos dados, muitas pessoas são incapazes de organizar a informação. Nesses casos, há quem recorra à saída mais fácil: o uso de bengalas discursivas. Falam muito, dizem nada.
O que são essas bengalas? Ora, são as frases prontas (clichês, slogans, chavões) que têm a função de dar um ar de simplicidade ao que é complexo. Ou seja, são ideias simplórias que criam uma sensação de entendimento dos fatos. Mas é exatamente o contrário. É um risco acrescido em sociedades onde muita gente se informa apenas pelas redes sociais, que, todos sabemos, são o meio propício para plantar a desinformação.
O problema é que esses clichês estão contaminados pelo ódio e pela intolerância. Eis o perigo. Talvez o plano de expressão da alma do povo seja a caixa de comentários dos jornais, dos blogues, das redes sociais. A iliteracia e as ideias simplórias, misturadas com doses maciças de intolerância, transformaram estes ambientes em autênticos pantanais – que vão para além do virtual. A ignorância é a mãe de todos dos ódios. E tudo o que se vê é feio, muito feio.
É a dança da chuva.
P.S. Não leia os comentários...
Receita de Brigadeiro:
ResponderExcluirINGREDIENTES
1 caixa de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina sem sal
7 colheres (sopa) de achocolatado ou 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
chocolate granulado
MODO DE PREPARO
Em uma panela funda, acrescente o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó
Cozinhe em fogo médio e mexa até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela
Deixe esfriar e faça pequenas bolas com a mão passando a massa no chocolate granulado
1. De acordo com a Unesco, o Brasil é o oitavo país com mais adultos analfabetos do mundo (são cerca de 14 milhões).
Excluir"Por isso não tema, pois estou com você;
ResponderExcluirnão tenha medo, pois sou o seu Deus.
Eu o fortalecerei e o ajudarei;
eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa."
Isaías 41:10
2. Numa pesquisa realizada em 38 países, os brasileiros ficaram em segundo lugar entre os lugares onde as pessoas têm menos noção da própria realidade.
ExcluirAff...
ResponderExcluir3. Apenas 8% das pessoas com idade para trabalhar são capazes de entender e se expressar por palavras e números.
ExcluirCom lesão grave no joelho, Daniel Alves pode desfalcar a seleção brasileira na copa da Rússia!
ResponderExcluir4. O estudo “Analfabetismo no Mundo do Trabalho” diz que um a cada quatro brasileiros pode ser considerado analfabeto funcional.
ExcluirAh, qualé Baço? Queres que fiquemos apenas com a parte intelectual da coisa, sem direito ao divertimento dos comentários? Vai gerar depressão nos anônimos...
ResponderExcluirOs anônimos já são depressivos. E a gente faz um serviço social: deixa eles extravasarem as besteiras aqui para se sentirem aliviados.
ExcluirFalando em depressão, estão aparecendo notícias de que Lula se encontra em depressão na cela da PF por conta da síndrome de abstinência alcoólica!
ExcluirLula é um alcoólatra?
Larry Rother estava certo?
Comentários sem Anônimos é Gólpi!!!
Excluir"Falando em depressão, estão aparecendo notícias de que Lula se encontra em depressão na cela da PF por conta da síndrome de abstinência alcoólica!
ExcluirLula é um alcoólatra?
Larry Rother estava certo?"
O teu comentário fala mais sobre ti do que sobre Lula.
"Comentários sem Anônimos é Gólpi!!!"
ExcluirPegando uma carona no tema do Clóvis Gruner: "imaginação ao poder".
Se não comentários de anônimos isso aqui vai ficar abandonado né Baço?
ExcluirSão quantos leitores hoje? Uns 2?
"Os dados apontam uma evidência. O Brasil é um lugar onde as pessoas têm dificuldades para interpretar o mundo." (Baço)
ResponderExcluirVerdade:
https://www.youtube.com/watch?v=3zcxNEBCNYE
6. O que são essas bengalas? Ora, são as frases prontas (clichês, slogans, chavões e links -N.R.) que têm a função de dar um ar de simplicidade ao que é complexo.
ExcluirAlguém solta o lula que o baço já nem sabe pra q lado atira. O portuga tá doida!!!
ResponderExcluirSaudades dos tempos em que eu despertava paixões em mulheres bonitas. Agora só me aparecem velhotes de pijama...
ExcluirFalou presidenta e gópi e a mulherada pulou fora? Entendo..
ExcluirÉ engraçado, né? As mulheres pulam fora e idosos encarquilhados como tu não param de me procurar. Vai entender...
ExcluirNão sou, mas algum problema com idosos?
ExcluirSe não é um idoso, então é um caso de senilidade prematura. E não... não tenho problema com idosos. Tenho, isto sim, uma sincera preocupação com a saúde mental deles. Em especial quando começam a perder capacidades cognitivas e passam os dias no blog a dizer coisas desconexas.
Excluir