terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Vamos parar de falar de racismo

POR FELIPE CARDOSO

Já estou cansado de ouvir essa frase. Em uma época até cheguei a acreditar nisso, mas depois de muitas pesquisas e leituras vi o quão errado é esse pensamento.

Influenciados pela entrevista de Morgan Freeman (que viralizou na internet) na qual ele fala sobre racismo e o mês da consciência negra, muitas pessoas passaram a usar tal argumento para chegarmos a uma solução e vivermos em paz.

Pois bem, o “homem livre” parece não ser tão livre assim.

Para um artista milionário deve ser muito fácil falar isso.

Morgan não é o único (nem será o último, infelizmente) "famoso" negro a ficar distante da luta por igualdade e justiça social. No Brasil temos milhares como ele: Ronaldo Fenômeno, Neymar, Pelé, Alexandre Pires… Para eles, que acreditam não sofrer com o racismo, pode parecer simples a solução para esse terrível problema. Afinal, eles não devem levar a mesma vida que os jovens, adultos e idosos da periferia levam. Alguns deles nem se consideram negros (Ronaldo e Neymar). Logo, eles não devem mais passar pela opressão policial. São tolerados porque são conhecidos e suas contas bancárias podem comprar um pouco de respeito, às vezes. Oprah Winfrey, por exemplo, já sofreu com o racismo mesmo sendo uma "celebridade" mundialmente conhecida (http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2013/08/oprah-winfrey-afirma-ter-sido-vitima-de-racismo-na-suica.html).

O que quero dizer é que, muitas vezes, as "celebridades" negras acabam por esquecer suas raízes e acabam servindo de lacaios para seus patrões. Ficam de quatro pelo dinheiro. Trabalham como capitães do mato para garantir o emprego, o padrão de vida, ou seja, acabam pensando somente neles. Sou mais o Tinga, o goleiro Aranha e, mais recente, a jogadora de vôlei Fabiana Claudino, que não se calaram diante do racismo e aproveitaram a visibilidade para denunciar o que milhares de pessoas “anônimas” enfrentam diariamente.

Imagine se mulheres estupradas ficassem caladas. Imagine se os homossexuais agredidos ficassem calados. Imagine se as crianças mal tratadas ficassem caladas. Imagine se nós negros continuarmos calados.

Você realmente acha que mudaria alguma coisa?

Obviamente não.

O que essas "celebridades" reacionárias não percebem é que elas estão contribuindo para o silenciamento dos movimentos sociais, das “pessoas comuns” que enfrentam todos os tipos de preconceitos e humilhações diariamente e, na maioria das vezes, não têm como se defender.

No texto “A importância da voz” destaco a relevância das lutas dos movimentos sociais. Graças à internet podemos mostrar diferentes pontos de vistas, denunciar e encorajar mais pessoas a não ficarem caladas. Confesso que em certo momento até cheguei a reproduzir pensamentos retrógrados como o do Freeman, mas uma professora da faculdade me apresentou uma certa “autonomia do pensamento”. Comecei a confiar mais na minha cabeça. Li, pesquisei, assisti e analisei. Pude me inteirar mais sobre o assunto e tirar a minha própria conclusão. Não tenho a vida de um artista milionário. Minha realidade é muito diferente das deles e tenho certeza que a da maioria da população negra também é.

Eles não nos representam.

Somos mais Tinga, Aranha, Fabi, Zumbi, Dandara, Teresa, Marighella, Angela Davis, Mandela, Luther King, Malcolm X e muitos outros militantes negros que mostraram e comprovaram que ficar calado diante as injustiças não é a saída, muito menos a solução para os nossos problemas.

Não nos calaremos. Para o desespero de Morgan, Pelé, Neymar, Ronaldo e tantos outros lacaios e covardes.

11 comentários:

  1. Veja bem, uma coisa é sofrer preconceito e manifestar-se contra, pois isto é um direito constitucional, outra é ser a favor de ações auto afirmativas (lembre-se que grupos nazistas também fazem parte deste grupo) de modo a diferenciar pessoas dentro de uma sociedade. Penso que esses artistas e esportistas influentes e milionários nunca se opuseram as manifestações de grupos que, de fato, sofrem algum tipo de discriminação, o que eles não querem é se passar por vítimas e atribuir a tudo e a todos as mazelas por eles passados. O que todos têm em comum: nenhum deles nasceu em berço de ouro, trabalharam e mostraram o seu valor. Ninguém vê o ex-ministro Joaquim Barbosa como um negro, mas como um excelente jurista. Todos gostariam de convidá-lo a sentar-se à mesa, exceto aqueles que pertencem a um determinado partido político.

    Interessante entrar nesse assunto. Se você levantar o passado de políticos e pessoas que hoje se auto definem “de direita” ou “liberais”, verá que a maioria delas veio das classes mais pobres da população, ao contrário daquelas que se auto definem “de esquerda”, por quê?

    Antônio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, cite mais políticos negros famosos no Brasil, além de Joaquim Barbosa. Cite mais negros famosos no Brasil que conseguiram sucesso a não ser pelo esporte ou pela música. Cite modelos brasileiras (não apenas uma ou duas), cite apresentadoras de telejornais e programas de auditório da televisão aberta brasileira (não apenas uma ou duas). Pesquisa aí no Google as próprias entrevistas do seu adorável Joaquim Barbosa e veja o que ele fala sobre o racismo. Ele também se "vitimiza", segundo a sua visão. HAHAHAHAHAHA Nunca se opuseram contra os nossos movimentos? O que o Pelé falou sobre o Caso Aranha? Falou igualzinho ao Morgan? Qual a campanha que o milionário Neymar iniciou junto com a agência de publicidade? O que o Ronaldo Fenomeno disse sobre sua cor? kkkkkkkkk Em que mundo você vive Antonio? Eles atrapalham sim as lutas dos Movimentos Negros.

      Ah e são de direita justamente porque são lacaios. Procure a definição de lacaio. Você sabe que são. Você sabe que eles têm rabo preso, não tem cabeça própria e não querem perder privilégios. Olha o Pelé onde está, olha o Ronaldo onde está. Veja se eles querem perder aquilo lá, vê se eles querem perder a vaga na máfia. Se apoiar em candidato cheirador. Participar da FIFA. Só pessoal gente boa né. Só "gente de bem". kkkkkkkkkk vait

      Excluir
    2. Peculiar o seu método: diferenciar pessoas almejando igualdade. Ou será que igualdade não é bem o seu propósito?

      Sua visão é muito estreita, muito limitada ao fator da cor da pele. É o velho método esquerdista de separar para governar semeando a discórdia: Pobres x Ricos, Nordestinos x Sulistas, Negros x Brancos...

      Vejamos quem você admira:

      Tinga, Aranha e Fabi foram ofendidos enquanto exerciam suas atividades, se revoltaram (com razão) e exigiram respeito como qualquer homossexual, ruivo ou indígena que sofresse discriminação.

      Dandara, esposa de Zumbi, mantinha junto com o marido os cativos fugidos das senzalas. Nos Palmares tinha um “período de adaptação”, se é que me entende. Não deveriam ser citados com um bom exemplo.

      Carlos Marighella era um comunista como outro qualquer, idem para Angela Davis. A propósito, sobre esta última, vários democratas e republicanos também eram contrários a segregação racial existente no sul dos EUA.

      Martin Luther King e Malcom X viviam numa outra época, uma época de segregação, onde o negro era segregado com respaldo de leis como a de Jim Crow. Morgan Freeman também viveu nessa época, nem por isso ele está vivendo e trabalhando nas fazendas do Tennessee.

      Entre esses que você citou, o único exemplo coerente é o de Nelson Mandela que, embora tenha sofrido todos os abusos do Apartheid soube sabiamente governar com a finalidade e unir as pessoas e não separá-las. Ele sabia que os brancos, embora imigrantes na África, eram essenciais para o desenvolvimento da RSA, por isso rejeitou qualquer insurgência da maioria negra contra os brancos.

      Sobre apresentadores de televisão e modelos negros, que importância isto têm? O que vai mudar na sua vida?

      Antônio

      Excluir
    3. Eu que diferencio pessoas? Eu que classifiquei as pessoas por raças? Pera lá, amigo. O mundo existe bem antes de mim.

      Hmmm eu também inventei a chamada luta de classes, interessante. A esquerda que inventou a guerra entre as raças. Legal que o apartheid dos EUA aconteceu por causa da esquerda né? Nordeste x Sul? O sul é extremamente racista cara, o nordeste não tinha nada contra nós, até os sulistas começarem com esse papo de separar o país. E você sabe muito bem o motivo. É racismo e xenofobia pura.

      O que muda na minha vida? Vá estudar representatividade, comunicação, mídia, imaginário popular, dentre outras assuntos relacionados e veja se realmente não importa. E falei de políticos também, não esqueça disso, cite-os.

      Engraçado que você citou da boca pra fora cada uma das grandes personalidades presentes no texto. Vá a fundo para conhecer a história e a luta de cada um, antes de vir aqui com seu senso comum e falta de respeito desmerecer o meu trabalho de pesquisa e a vida e obras dessas pessoas, que você não chegará nem na metade do que eles foram.

      E para terminar e acabar com o seu mundinho perfeito de Joaquins e vitimização, Nelson Mandela também era comunista, você já se perguntou o motivo dele ter passado tantos anos na cadeia? Se você tivesse um pouquinho de vontade para utilizar seu cérebro saberia pesquisar antes de sair por aí falando besteiras. Abraço. Fale sozinho.

      Excluir
    4. Antonio, aguardamos então a fonte da sua suposta pesquisa, que concluiu que: "Se você levantar o passado de políticos e pessoas que hoje se auto definem “de direita” ou “liberais”, verá que a maioria delas veio das classes mais pobres da população, ao contrário daquelas que se auto definem “de esquerda”, por quê?"
      Achismos e generalizações são muito vagos. Já que vc fez a afirmação acima citada, aguardamos a fonte.

      Excluir
    5. A fonte?
      45 anos convivendo com os mais diversos tipos de pessoas. TODOS os que se definem politicamente de esquerda que eu conheço (e são muitos!) cresceram bebendo Ovomaltine de liquidificador, meu caro Anônimo, estudaram em bons colégios privados e maioria só assinou sua primeira carteira de trabalho após os 30, depois de anos vivendo as custas do papai.
      Porque você acha que a esmagadora maioria da população brasileira é conservadora? Eu sou de direita, porém liberal.
      Por fim, deve existir algum estudo sobre a as características daqueles que se definem de direita ou esquerda, mas é meramente estatístico. Prefiro o empirismo.

      Antonio.

      Excluir
  2. Você está chamando pessoas que nasceram na pobreza, no ostracismo e ascenderam socialmente pelo trabalho de "lacaios e covardes"?
    Você é um grandessíssimo perdedor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dentro da sua definição de sucesso eu devo ser um grandessíssimo perdedor mesmo. Graças a Jah. E você é só outro covarde, assim como eles, que não tem coragem de botar a cara e mostrar suas ideias do século XIX. Vai lá, vencedor. Faz teu nome. kkkkkkkkk

      Excluir
  3. Pô Felipe, você fala muita bobagem - como no caso do mendigo Adriano, no teu face. Mas concordo com muito das tuas colocações. Acho que os negros precisam mesmo de uma voz e que o Brasil tem uma dívida histórica com todos. Mas tua arrogância pra falar sobre isso é irritante. Se coloca como Deus e não suporta uma opinião contrário. Zomba de quem quer apenas discutir. Tu também erra, mané. E você pede pra alguém aí estudar comunicação. Na boa, comunicar é o que você menos saber fazer. Ser humilde é algo extraordinário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrogância? Você certamente não me conhece e nunca deve ter saído comigo. A coisa que mais admiro é a humildade e a coragem, cara, Portanto cria vergonha nessa cara e mostra o rosto. Não tem coragem? Já que fica me seguindo até no face, volta lá na publicação e vê o debate e se faltei com respeito com alguém. Foi um debate cara, agradeci a todos que participaram, mas explicitei meu ponto de vista. Se você fica nervosinho (a) pois não concorda comigo e acha isso arrogante, sinto muito, mas não tenho que te provar nada. Quem me conhece sabe. Arrogante são esses anônimos, tipo você, que vem aqui sem conhecimento de causa tentar impor algo, com muito desrespeito ao meu trabalho, achando que a única coisa que importa é a sua opinião e que só você está certo ou pior vem me atacar pessoalmente, como você fez. Tento ser o mais democrático possível e se dou alguma risada no meio dos comentários é porque realmente achei engraçado tal colocação. Mas como falei, não preciso te provar nada. Xinga de mané e quer falar de arrogância. Valeu.

      Excluir
  4. Felipe provalvemente a pessoa que não se mostra nesse debate (negritude x racismo), é um branco ressentido. Respeito todas pessoas contrárias as minhas opiniões, menos as covardes(diga-se aqui anonimas). Parabens Felipe pela paciência tolerante em responder.

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem