sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Madiba já está fazendo falta

Nelson Mandela, PRESENTE!
POR FELIPE SILVEIRA

Vocês que dizem que a sociedade não é racista, vocês me dão nojo. Vocês fazem todo tipo de manobra pra fingir que não vêem e até mesmo se enganar que não há racismo. São patéticos. Querem a prova? Vou contar aqui um caso gravíssimo de racismo, ocorrido numa escola de ensino fundamental, em São Paulo, nessa semana. Se você achar uma desculpa pra dizer que isso não é racismo, você se encaixa naquele “vocês” da primeira frase.

A mãe do garoto Lucas, de 8 anos de idade, não conseguiu matricular o filho na escola na qual ele estudou esse ano, onde estão seus amigos e onde tem notas altíssimas (questão irrelevante, pois seria um absurdo mesmo que ele fosse o pior aluno do Brasil). Isso porque o garoto tem um cabelo black, que é bem da hora, por sinal, e a diretora, por causa do racismo, não gosta. A canalha mandou um bilhete para a mãe, pedindo para cortar o cabelo do menino, e quando ela se recusou, sofreu a retaliação na hora da matrícula.

A pergunta importante aqui é: quando essa diretora será presa por racismo, já que há a prova do crime? (Ah, a polícia já a chamou pra depor.) O problema é que casos como esses aparecem todos os dias, são denunciados e discutidos todos os dias, e um bando de safado finge que é normal e faz todo tipo de manobra pra achar uma desculpa.

O problema é que a gente vive numa sociedade que pensa como a senhora do vídeo abaixo (que me causa repulsa e pena), mas que precisa estar surtada pra falar essas coisas olhando para a câmera. “Veja:”



Nelson Mandela, o Madiba, a quem todas as homenagens serão poucas e insuficientes em comparação com a sua vida e seu legado, pregou o perdão (sem o esquecimento). Um perdão pra impedir uma matança e pra unificar a sociedade, brancos e negros, vivendo juntos, como iguais e irmãos. Mas para chegar ao ponto de perdoar precisamos superar o nosso apartheid, que é mais claro do que qualquer muro.

Minha homenagem a Nelson Mandela é lembrar disso aqui.

37 comentários:

  1. Há um longo caminho a se percorrer e sinceramente não tenho certeza de que todos chegarão lá. Infelizmente haverá sempre os que vêem a cor da pele como superioridade e a condição social como qualidade.
    Não é triste. É indignante.
    Della

    ResponderExcluir
  2. Meus pêsames aos familiares e ao povo da África do Sul, pelo falecimento do ícone do movimento negro mundial Nelson Mandela, que afirmou: "Homens vêm e homens vão. Eu vim e irei quando minha hora chegar." Madiba, guiado pela mão de Olorum siga em paz para o seu descanso eterno!!! (Coletivo O Quilombo.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandela quebrou paradigmas. É um dos poucos maçons que fez algo não mafioso na vida. Deve ser porque entrou na maçonaria depois que saiu da prisão. Se desde antes fosse, nem para cadeia ia. Vide os políticos e empresários de Joinville. Se são maçons viram prefeito e governador de estado, se não o são, são condenados em plena reeleição. Ser maçom é garantia que a mídia vai te proteger. E infelizmente também foi com Mandela. Seus deslizes, que são humanos, sempre serão esquecidos pelos donos da história.

      Excluir
    2. Vc. não foi convidado??? Que dor nesse cotovelinho...

      Excluir
  3. A diretora não vai presa simplesmente porque ela NÃO FOI RACISTA. Não é racismo solicitar à mãe que ela corte o cabelo do menino porque, provavelmente, atrapalha a visão das crianças que sentam atrás dele. Em muitas escolas existem NORMAS que valem para TODOS.

    Quando eu era estudante tinha o meu cabelo comprido. A escola, na época, reprovava (e em algumas ainda reprova) meninos com cabelo comprido (mesmo as meninas tinham que prender o cabelo) e fizeram meus pais cortar o meu cabelo. Comigo não foi racismo, mas se fosse com uma criança negra seria?

    Tempos atrás, em São Paulo, apareceu uma recepcionista negra que trabalha (ou trabalhava) numa empresa de eventos tentando processar o empregador por racismo. Fez um estardalhaço com a “imprensa sanguinária” das 17:00h. Motivo? Ela alegou que, além de vestir o uniforme (vejam só, que despautério!), tinha de trabalhar com o cabelo curto ou amarrado, como suas colegas. O processo foi arquivado quando o empregador apresentou o documento com as normas da empresa, assinado pela recepcionista.

    O infeliz vídeo postado pelo Felipe não tem nada a ver com a atitude da direção da escola.

    Eu não sei o que é mais perigoso, os assumidamente racistas ou aqueles que passam 99% do seu tempo procurando atitudes supostamente racistas baseados em ideias igualmente preconceituosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao anônimo aí de baixo, que disse nunca ter visto a coisa, aqui está o Marcos.

      Excluir
    2. Mas é muita pequenez, é muita falta de vontade imaginar que a diretora do colégio solicitou o corte do cabelo do aluno porque ele e negro...

      Excluir
  4. Alguém diz que a sociedade não é racista? Nunca li ou houvi alguém dizer isto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Houvir não dá mesmo. E, sim, as pessoas falam isso, igual ao guri que vê gente morta: o tempo todo.

      Excluir
    2. Adoro anônimos com senso de ironia. Quer dizer, o que o anônimo hescreveu é ironia, certo?

      Excluir
  5. Fatos e realizações de Nelson Mandela:

    "Conduziu com sucesso a unificação de um país rachado."

    "Sem a liderança firme e equilibrada, o país teria entrado em colapso."

    "Promoveu reformas econômicas essenciais."

    “Em seu governo houve muitas denuncias de corrupção, mal enraizado na politica local, mas que nunca chegou a afetar a popularidade de Mandela.”

    “A mídia branca e perfumada tentou desqualifica-lo por seus deslizes na vida pessoal.”

    "Conseguiu reduzir significativamente as favelas e ampliar o acesso a saneamento básico e energia elétrica."

    "Não quis mudar a lei para se reeleger infinitamente, mesmo sabendo que poderia, se o quisesse."

    "Amigo de figurões como Bill Clinton e Robert De Niro e atuava no partido e ONGs que o criou."

    "Ele aprecia ser visitado por todo tipo de artista, mas de alguns realmente gosta. É fã de Britney Spears."

    Se esse homem faz essas coisas em terras tupiniquins, seria chamado de molusco chefe de quadrilha, não é mesmo...

    NelsonJoi@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Lula não pode ser comparado ao Mandela. Ele é melhor que isso. Acho que devíamos colocá-lo no mesmo panteão de figuras como Madre Teresa de Calcutá ou São Francisco de Assis.

      Excluir
    2. Lula e Mandela?
      Por favor, Nelson, vamos separar o joio do trigo...

      Excluir
    3. Opinião é igual bunda...

      Excluir
    4. Ao menos Lula não é maçon...

      Excluir
    5. Cadê o bom senso?

      Excluir
    6. O Nelson, Vc. tá falando do Lulla informante do DOPS????

      Excluir
    7. Sim, deste mesmo. Você também já leu o livro ficção do Tuminha JR.? Melhor que o dele só o do Edir Macedo, best-seller nacional. Os dois livros são o que de melhor a literatura nacional produziu em tempos de Merval Pereira na Academia Brasileira de Letras.

      Eu ri prácarai. Só faltou ter sido lançado pela Edifolha, não é?!

      Mas continue lendo o blog do Reinaldo Azevedo. É o que há em termos de informação política.

      Agora, falando sério, Imagina se ele fosse informante do DOPS e fizesse aquele auê todo que fez na época da ditatura, se não tinham espalhado isso antes...

      Mas cada um acredita no que quer né?!

      O mais legal de tudo é ver um monte de "destros" vangloriando o comunista Mandela. Isso que é mostrar desprendimento político na hora da morte...

      NelsonJoi@bol.com.br

      Excluir
    8. Sim, ele era do partido comunista e terrorista. Segundo o seu companheiro de Nobel, Desmond Tutu, os anos de prisão fizeram "bem" ao Nelson Mandela. Os 27 anos de prisão fizeram Mandela refletir e abrir os olhos sobre mentira que é Comunismo, abandonar o terrorismo, adotar a igualidade entre as raças e inserir a população negra no sistema de mercado, nunca num comunismo. Quando saiu da prisão, Mandela aos poucos foi abandonando seu lado stalinista, chegando ao ponto de sentir vergonha e nunca mais mencionar essa ideologia retrógrada.

      Excluir
    9. Quanto lixo. Só sendo anônimo pra ter "coragem" de escrever um lixo desse.

      Deve ser por ter tanta vergonha que ele foi para Cuba logo que saiu da cadeia.

      Excluir
    10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    11. Tem um ai que foi "desconvidado" pela Maçonaria e tá mandando bala aqui no site. kkkkk

      Excluir
  6. E parabéns sobre o texto Felipe!

    ResponderExcluir
  7. Vocês querem saber o que é preconceito no Brasil?

    http://globoesporte.globo.com/boleirama/noticia/2013/12/ao-lado-de-rodrigo-hilbert-fernanda-lima-chama-atencao-no-sorteio.html

    Vejam os comentários sobre o casal que apresentou o sorteio, simplesmente porque são brancos, foi a mais pura demonstração de o quanto o país está atrasado e confuso no quesito “racismo”. Para a dantesca maioria dos brasileiros, racismo é apenas quando ocorrem comentários preconceituosos de brancos para os negros e nunca ao contrário.

    ResponderExcluir
  8. Felipe Silveira, qual a sua orientação política? Você é comunista ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pergunta é simples. Você é comunista?

      Excluir
    2. tem vergonha de assumir?

      Excluir
    3. Ele vai perguntar por Clóvis o que ele é, depois te resonde.

      Excluir
    4. Senhor, Felipe Silveira. Gostaria que respondesse a minha pergunta.
      Você é comunista?

      Excluir
    5. E eu gostaria de não responder. Tanto é que vou fazer isso.

      Excluir
    6. Qual o motivo, senhor? A pergunta é muito simples.

      Excluir
    7. Tenho muitos. Um deles é o direito de não responder. Mas cito outros: não sei quem tu é, o que pensa, o que quer com isso. Coisa boa não parece ser, então me reservo o direito de não responder.

      O espaço tá aberto para os teus comentários. Seja mais claro e quem sabe poderemos dialogar.

      Excluir
    8. Eu reitero, a pergunta é muito simples. Que mal pode lhe acontecer em responder se é comunista ou não? Eu quero saber, pois leio seu blog. Apenas isso. Curiosidade do leitor. Não seja deselegante com conosco.
      Portanto, insisto, você é comunista? Qual sua orientação política?

      Excluir
    9. Sendo assim, respondo: sim, mas só porque transamos melhor.

      Excluir
  9. Mandela foi um traidor, saiu da prisão como moeda de troca para frear e desmotivar os verdadeiros movimentos sociais que estavam prontos para realizar a revolução e expulsar os opressores do país. Você como comunista deveria estudar um pouco mais a respeito... Fala da paz entre negros e brancos, você realmente acredita que os negros da Africa do Sul estão melhores agora? Que os brancos abriram mão das propriedades e dos meios de produção do país. Mandela traidor. Estude um pouco antes de escrever asneiras...

    ResponderExcluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem