sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Operários digitais e o poder

POR SALVADOR NETO
A moda agora é ler rápido, textos curtos, não pensar, pesquisar no google e outras ferramentas, tudo em uma espécie de fast food intelectual. O resultado? Uma sociedade crescentemente mal informada, mal formada, e por consequência, facilmente arrebanhada por ferramentas de marketing.

Bom, você deve estar questionando, quando ele vai falar sobre o tema do artigo! Calma.
Esta semana estive em uma escola estadual da zona oeste de Joinville (SC), a convite de um professor amigo. Falei, e interagi, com cerca de 120 alunos do ensino médio. Na grande maioria haviam saído do trabalho e ali estavam para estudar.

Aos questionamentos que sempre faço, para ilustrar a fala, sobre quem tem celulares inteligentes, tablets, notebooks, e outros, também a grande maioria afirma os ter. Quando pergunto quantos gostam de ler livros, físicos, ou até digitais, a resposta também amplamente majoritária: não lemos.

No jogo que tracei em nossa conversa – três turmas individualmente, e depois as três mais uma em um auditório – falava sobre o jornalismo, a profissão, a importância da formação profissional para ocupar e compreender o seu espaço no mundo. Com minhas obras "Gente Nossa" e "Na Teia da Mídia", provocava-os a entender o processo que é ter poder sobre o que se pensa, e não pensar somente sobre o que a grande mídia espalha por todos os meios disponíveis. 

Ao final, arrematava que ou eles estudam, lendo muito e muitas obras importantes, e também jornais e blogs alternativos de notícias, ou eles e mais jovens que virão depois deles, até filhos deles mesmos, se tornarão operários digitais.

Não trabalharão mais em fábricas sujas, engraxados, empoeirados talvez, mas ganharão o mesmo tocando telinhas mágicas, arrastando dedos por sobre tablets. E comprando tudo a um toque. Sem pensar, sem tocar o que compra. Simples massa de manobra, modernas, equipados com tecnologia de ponta. Mas apenas operários a serviço do poder.

Em quase todas as palestras que faço em escolas, faculdades, entidades de classe e outros, tenho abordado o tema da comunicação e literatura em tempos digitais. Minha experiência ao longo do tempo tem mostrado que a quantidade/qualidade da leitura dos jovens tem caído muito.

Com a curiosidade aguçada – afinal, operários digitais? – ilustrei o futuro com base neste cenário de avanço geométrico do digital, da tecnologia.

Afirmei: neste caminho vocês não passarão de operários digitais, idênticos aos operários criados pela Revolução Industrial, de chão de fábrica, que por falta de oportunidade, estudo e condições de vida, ficavam somente no pesado, depois apertando botões de maquinas, robôs, até se tornarem obsoletos ao meio capitalista que vivemos.


Claro, tudo isso causou um debate acalorado. Questionaram-me sobre o impeachment da Dilma. Respondi. Burrice e luta pelo poder. Mas tem de mudar tudo que está aí! Respondi: mudar o que? Não sabemos! Respondi. Mudar o combate à corrupção após décadas de roubo escondido por ditaduras e elites arraigadas ao dinheiro do Estado?

Falta comida, falta oportunidade de estudo a vocês? Não. Afirmei que é preciso pensar, pensar e se informar, ler, ler, ler, mas não posts curtíssimos. Ler, ler muito, mas não 170 toques de WhatsApp e se achar informado adequadamente. Ler, ler, mas obras que fazem queimar neurônios, como "O Tempo e o Vento", "Cem Anos de Solidão", "Os Miseráveis", "Grande Sertão Veredas", "Vidas Secas"... Claro que não foi a maioria, mas uma amostra significativa não soube dizer, afinal, o que devia mudar. Pensam como as mensagens bombardeadas pelo concentrado poder da mídia em poucas famílias brasileiras, desejam.


Constato, ao longo de vários anos e palestras que fiz, esse avanço da tecnologia sendo vendida como o Santo Graal da humanidade, a libertação dos povos mais longínquos pelo acesso fácil aos smartfones, televisões, tablets, redes sociais, e muito mais que virá.

O poder, econômico, entrelaçado ao de estado, conduz nossa sociedade a um corredor que nos conduz apenas para um fim: o consumo sem questionar, seja ele de produtos, ideias, ideologias ou culturas. Produzem-se ao longo de alguns anos já milhões de operários digitais. E por outro lado, promovem a redução gradativa dos formadores de boas cabeças pensantes. Professores, filósofos, educadores.


Eles nos querem simples operários digitais para nos mobilizar por causas que são somente deles, os poderosos. Nos empoderam de produtos mágicos que nos comunicam (?) instantaneamente, falseando em nossa mente que somos seres de primeira grandeza. Não. Somos consumidores de primeira grandeza. Sem pensar. Sem questionar. 


Apenas, digitar, clicar, comprar, inclusive ideias absurdas, burras, inconsequentes, como pedir a volta da ditadura militar, a demonização de pessoas por pensarem diferente, serem diferentes. Ou promovemos um retorno à luz do pensar, ou vamos inexoravelmente, como os bois que vão ao matadouro, para o corredor da morte como seres humanos. Pensemos, pois.


É assim, nas teias do poder....

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Se não mora em Joinville, não pode dar palpite








POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Se não mora aqui, não pode dar palpite”. É uma crítica recorrente aqui no blog (e era também no AN enquanto lá estive), feita por pessoas não se cansam de usar o argumentum ad hominem. Ou seja, em vez de rebaterem um argumento com outro argumento preferem desqualificar o autor, no meu caso por morar em outro país. O provincianismo não surpreende, porque vem de gente que vive mentalmente aprisionada entre Garuva e Barra Velha.

Ora, num mundo onde as fronteiras se esfumaram, a experiência do “estrangeiro” deve ser absorvida e aproveitada. É o que os povos civilizados fazem. Mas não é algo que aconteça em Joinville, uma cidade que em termos culturais (e estou a falar da “cultura alma coletiva” de Guattari) prefere viver orgulhosamente isolada e atrasada (é só ver tudo o que envolveu o Plano Municipal de Educação para perceber essa opção).

A questão das latitudes nunca pareceu importante e por isso sempre evitei discuti-la. Mas a divulgação do HFI - Human Freedom Index (Índice de Liberdade Humana), no início desta semana, abre caminho para uma discussão. A liberdade humana está intimamente relacionada com a vivência democrática. É o que permite entender as diferenças de mindset entre pessoas que vivem no Brasil e pessoas que vivem em outros países.

Posições de Brasil e Portugal no Índice de Liberdade Humana
A arte apresentada neste texto mostra as posições de Portugal (onde vivo) e do Brasil (onde passo apenas um mês por ano). O estudo considera inúmeros fatores que, no final, permitem estabelecer os coeficientes de liberdade pessoal e de liberdade econômica dos países analisados. A diferença é abissal: Portugal está em 25ª e o Brasil em 82º.

O que isso permite inferir? Ora, nos países mais desenvolvidos o ideário da democracia é respeitado, introjetado e projetado para a sociedade. Nas democracias já consolidadas, os valores tendem a ser sempre afirmativos. No Brasil isso demora a acontecer, porque há muitas forças retrógradas a negar os valores democráticos. É só ver o que se passou no último domingo: as pessoas saíram às ruas contra alguma coisa (a negação) e não por uma proposta construtiva (a afirmação).

E Joinville? Um dia desses o arquiteto e cartunista Sandro Schmidt, integrante do coletivo Chuva Ácida, escreveu na sua página de Facebook que “Joinville está se tornando uma das cidades mais conservadoras, reacionárias, hipócritas e moralistas do Sul do Brasil”. E foi corrigido nos comentários, porque as pessoas não concordam com o “está se tornando”. O fato é que a cidade vive um histórico déficit de democracia e de liberdade humana.

Ah... desculpem pela opinião. Afinal, se não vive em Joinville não pode dar pitaco.


É a dança da chuva.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

A meritocracia e os corpos (roliços)

POR SABRINA IDALÊNCIO

A meritocracia não discrimina. Seja o montante da sua conta bancária ou o tamanho das suas calças, lá está ela. Em uma farmácia qualquer, após adquirir suplementos alimentares proteicos, a mocinha classe mérdia universitária se pesa satisfeita. A mesma satisfação de quando escolhe roupas novas. Eis o resultado de uma rotina de atividades físicas e alimentação bem balanceada. Nada vem de graça. Até as curvas do corpo representam uma conquista.

A moça ainda não ultrapassou os 25 anos, exala saúde perfeita e contabiliza zero caso de obesidade na família. Tem tempo para planejar e preparar as próprias refeições, embora não lave as próprias roupas, muito menos o banheiro que usa. Observa uma moça de formas arredondadas que aparenta idade semelhante à sua na fila do Subway (depois de tanto esforço ela merece fast food!). A gorda carrega consigo uma criança também acima do peso. A moça reflete. Eles nem deviam estar aqui, a menos que seja pra pedir salada, pensa. Que exemplo essa mãe pensa que está passando à criança? Pergunta-se a moça sem filho algum.

Repara quando até o menino pede um lanche com mais recheios que o dela. Absurdo! E a mãe não fica nem um pouco atrás... como conseguem. Aqui ignora-se a rotina da família, seus hábitos e a herança genética. Gente gorda não merece comidas gostosas. Não merece roupas bonitas. Não merece relacionamentos felizes. Lembrou-se do desgosto quando via pessoas com quem acabara de se relacionar logo aparecendo com meninas mais gordinhas. Cadê o bom gosto que tinha quando estava com ela, tão empenhada e cuidadosa?


É assim que a meritocracia dos corpos funciona. Gente gorda não merece amar, ser amada, ser feliz, comer bem. O único tópico da pauta dessas pessoas precisa ser uma reeducação alimentar aliada a treinos pesados – como se ser gordo fosse sinônimo direto de má alimentação e sedentarismo. Pela meritocracia, gente gorda não merece viver bem porque não se esforça o suficiente.

...Cabeça Mole.


Os estereótipos nos atingem


POR FELIPE CARDOSO

Nós, humanos, costumamos nos rotular a todo o momento. Faz parte da construção da nossa identidade e da construção da identidade do grupo do qual convivemos. A identidade está ligada à diferença. Uma depende da outra.

Eu me identifico como negro, pois não sou branco ou indígena. A partir dessa construção nos situamos e passamos a conviver com as diferenças existentes na nossa sociedade.

O nosso pré-conceito nos faz resumir algo ou alguém em características que são, geralmente, propagadas de geração em geração. A partir daí, tornam-se parte do imaginário popular e que, por falta de conhecimento, transformam-se em verdade absoluta, senso comum – por conta da repetição – e sofrem grande resistência ao ser questionado e contrariado.

Exemplo:

“Os indígenas não costumam tomar banho, são preguiçosos, só gostam de pedir esmolas”.

Quais indígenas?

Nossa falta de conhecimento nos faz reduzir e agrupar tudo em um lugar só. Nossa falta de vontade em tentar conhecer e entender o próximo nos deixa confortáveis para resumir tudo o que nos é apresentado como diferente.

Não sabemos a diversidade da população indígena existente no Brasil. As diferenças no idioma, da cultura, nos locais em que vivem. É mais confortável ver filmes, novelas ou programas que retratam com a visão “de fora” e nos dizem como são e o que fazem. Podemos ver as mesmas atitudes como no caso das favelas e do continente africano, por exemplo. Vistos como algo negativo, sem valor, carente, um olhar depreciativo.

Visão feita, na maioria das vezes, por homens, brancos, heterossexuais, cisgêneros, detentores dos veículos de comunicação de massa, presença majoritária na política representativa, detentores do capital financeiro, capazes de ter muita influência na educação, na literatura, na música, na representação, dentre outros meios que acabam atingindo e influenciando os trabalhadores.

A partir desse poder é que são mostradas essas visões do “diferente”. Por meio da ótica branca. Daí são criados e propagados os estereótipos:

O índio preguiçoso, só sabe fazer a dança da chuva, usar cocar, fazer cara de brabo, conjugar verbos utilizando o “mim”, chamando todos de “cara pálida”...

O negro como subalterno, como o ser engraçado, exótico, hipersexualizado, desdentado, pobre, ignorante, violento, malandro...

O homossexual como escandaloso, pervertido, fútil, efeminado ou masculinizado...

A mulher como um ser não pensante, dependente, sentimental, frágil, objeto sexual, dentre outros...

Nordestinos são vistos como pobres, preguiçosos, carentes, dentre outros adjetivos depreciativos por alguns sulistas que defendem a separação do país.

São raros os estereótipos positivos para esses grupos sociais. A maioria dos estereótipos positivos costuma ficar para os homens, brancos, heterossexuais, cisgeneros. Eles são civilizados, inteligentes, responsáveis trabalhadores, pagadores de impostos. Constroem sua imagem positiva,  reduzindo e marginalizando os “diferentes”, os “outros”.

A construção dessa imagem começou com o imperialismo, quando os europeus decidiram se lançar em busca de novos territórios para conquistar. Para poder explorar os “diferentes”, tiveram que rebaixá-los para, depois, marginalizá-los.

Hoje, ainda vemos a propagação desses estereótipos e vemos as suas perversas consequências.

Recentemente, um material de divulgação contendo dicas de segurança, distribuído pela Polícia Militar Paulista, nas escolas da cidade de Diadema (região do Grande ABC), continha em suas ilustrações, um personagem negro representando o criminoso:

“O que era para ser um informativo com dicas de segurança pública virou alvo de críticas, por reforçar preconceito e racismo”.

A cartilha foi entregue a diversas crianças que podem não ter recebido um contraponto crítico a respeito dessa representação. Possivelmente, tomarão como verdade a imagem e na medida em que forem crescendo, aquela representação se tornará regra, pois não será apenas em uma cartilha em que verão o negro como criminoso. Nos programas policiais sensacionalistas, nos filmes, nas novelas, nas obras literárias. Assim, formarão a suas opiniões pautadas em uma cultura racista e que dificilmente receberá uma contraposição do que lhe foi apresentado desde a infância.

Podemos conferir o resultado desses estereótipos com os aumentos dos linchamentos em praça pública, incentivado por alguns “jornalistas”, ou com alto índice de jovens negros mortos ou presos sem ao menos serem ouvidos. Os famosos autos de resistência.

Está naturalizado. E muitas pessoas querem que continue da mesma forma, pois está dando lucro e não é pouco.

Em tempo de muita polêmica com a aprovação do Plano Municipal de Educação, cabe o questionamento e a problematização dessa visão do diferente. Isso tudo parte da falta de conhecimento, de uma visão singular, estereotipada, repetida, naturalizada e tomada como regra sem contestação ou confirmação teórica. A xenofobia contra nordestinos (que tem doses cavalares de racismo), o preconceito com as religiões de matrizes africanas (influenciadas por muitas igrejas cristãs e também por conta do racismo), a homofobia, o machismo, o autoritarismo, a repressão, as desigualdades sociais tem que ser pauta diária na vida das crianças e jovens brasileiros, principalmente das escolas públicas, que serão os mais atingidos por essas opressões.

O senso crítico, a autonomia do saber, o estímulo para que os estudantes comecem a ter um olhar mais analítico da realidade em que vivem, no contexto em que estão inseridos, sabendo reconhecer seus privilégios ou desvantagens já deixaram de ser importantes. Tornaram-se necessários. E nenhum grupo religioso ou político deve ter poder para proibir esses direitos.

Precisamos de mais pessoas pensando no coletivo. Pensando em pessoas. Precisamos de menos pessoas pensando no bolso, no lucro, em interesses particulares. Isso é o temor de alguns. Talvez pela ameaça que represente.

Pessoas com senso crítico questionam, não aceitam tudo como verdade absoluta. Têm outra visão. Não caem em falácias tão facilmente. Têm autonomia para interpretar. Isso preocupa muitos os políticos, porque, assim, mais pessoas entenderão dos direitos, não apenas dos deveres. Preocupa muitos líderes religiosos, pois as pessoas aprenderão a separar os ensinamentos espirituais de picaretagem, discursos de ódio e lucro exacerbado.

Os estereótipos são violências simbólicas que dão aval para que as violências físicas sejam praticadas. E, ao serem repetidas em vários momentos de nossas vidas, se naturalizam e se tornam corriqueiras diante os nossos olhos, de maneira com que não reagimos, não questionamos, não problematizamos. Apenas aceitamos, sem o sentimento de culpa.

“Sempre foi assim. Será sempre assim”.

O genocídio da população negra. Os ataques homofóbicos. A violência doméstica. A violência contra as mulheres. Está naturalizado. São motivos de piada, chacota.

Na sociedade do espetáculo, na nossa vida líquida, em que tudo é passageiro, a violência passa despercebida, desinteressante, até que nos atinja. A partir daí procuramos tomar uma atitude, tentamos ganhar voz, problematizar, mudar. Antes disso, colocar-se no lugar do outro e procurar dar credibilidade e visibilidade ao discurso do oprimido, nem pensar. Nos dos outros é refresco.

Para encerrar, deixo um vídeo humorístico que fala justamente sobre as questões dos estereótipos, mas com outra ótica. De pessoas negras falando para pessoas brancas coisas que costumam ouvir com certo tipo de frequência. Talvez esse seja um bom experimento para que as pessoas tentem desenvolver o sentimento de empatia. Talvez.




segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A tocha



Na segunda seguinte ao domingo em que o joinvilense ficou divido entre sair à rua para protestar contra tudo e contra todos ou ficar twittando contra, publico um texto sobre o que faz mexer os joinvilenses.


A tocha

A população deseja médicos especialistas para realização de consultas. E o prefeito, a tocha.
A população deseja cirurgias que aguarda há muito tempo. E o prefeito, a tocha.
A população deseja a ampliação da rede de saneamento básico. E o prefeito, a tocha.
A população deseja vagas nas creches para suas crianças. E o prefeito, a tocha.
A população deseja obras para redução dos alagamentos. E o prefeito, a tocha.
A população deseja a reabertura do mirante do Boa Vista. E o prefeito, a tocha.
A população deseja a duplicação da Avenida Santos Dumont. E o prefeito, a tocha.
A população deseja a licitação do transporte coletivo. E o prefeito, a tocha.
A população deseja que os parques públicos tenham segurança e iluminação. E o prefeito, a tocha.
A população deseja mais obras e menos publicidade. E o prefeito, a tocha.
A população tem outras prioridades. E o prefeito, a tocha.

Em homenagem ao Johnny Storm (Tocha Humana).

Em tempo, cada Joinville tem o prefeito que merece e cada Brasil tem o presidente que merece. Há quem acha este governo ótimo e não tolera nem críticas, nem outras manifestações que não sejam as de loa e apoio incondicional. São os arautos da democracia, os que a querem tanto que a querem toda só para eles.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Barulho da Chuva #9


Religião e política: um debate necessário

POR VALDETE DAUFEMBACK

Religião e política. Embora o ditado popular diga que são temas que não se discutem, considero, indiscutivelmente, duas de minhas paixões sempre à espera de um bom debate em qualquer espaço e tempo. Talvez esta disponibilidade esteja arraigada aos valores assimilados na infância, por viver em uma comunidade herdeira de conduta moral religiosa medieval com seus ritos, obrigações, símbolos e representações do lugar destinado à alma após a passagem nesta vida terrena.

As forças poderosas destes espaços, deus e o diabo, cada qual com suas legiões, na concepção religiosa travam uma luta constante entre o bem e o mal, constituindo-se duas condições imperativas de escolha aos humanos. Mas se são apenas duas em que uma está condicionada à outra, surge a dúvida quanto ao livre arbítrio, o que já se constitui uma transgressão, indicando a satisfação do diabo e a derrota de deus.

Neste ponto, a dúvida sinalizava a encruzilhada entre a religião e a política. A mera crença perde espaço para a reflexão e a representação destes dois poderes passa a dispor nova interpretação. Significa, portanto, que deus e o diabo formam a elite, a qual decide o destino dos humanos. Como resultado tem-se a rebeldia e o desejo de participar das decisões que conduzem a sociedade, independente de crença religiosa, raça, cor e gênero. Este é um ato político mais significativo da história humana.

Da manifestação da dúvida à participação popular e a formação do Estado laico, a política consagrou o direito de expressão e de pensamento em estado de rizoma, quebrando as verdades inquestionáveis com a multiplicidade de escolhas e de identidades. A árvore de onde se acreditava originar o bem e o mal, com suas raízes milenares, depois do encontro com a ciência, com grupos étnicos, gêneros e suas possibilidades de trânsito, não se admite mais que se constitua um único pólo soberano com suas verdades acima do bem comum, da vontade democrática da convivência humana.

Quando o poder religioso, utilizando-se de traquejo político, não respeita as decisões democraticamente dispostas pela Constituição Federal (Estado laico), proporciona a quebra de confiança nos representantes eleitos para conduzir a estabilidade e harmonia social. Ao assumir uma postura autoritária de negar à sociedade o direito de se expressar para incluir nos currículos escolares temas em favor das minorias em nome da paz social por meio da compreensão da diversidade cultural, étnica e de gênero, estes representantes eleitos jogam na lata do lixo a Constituição Federal, o seu compromisso com a população e a esperada postura ética.

É cada vez mais corrente a presença de representantes políticos que, pautados em um livro que dizem sustentar a teoria da árvore do bem o do mal (a qual classifica, condena e elege valores considerados essenciais aos escolhidos), excluem do debate temas da realidade social e preferem olhar o mundo pela ótica bipolar das relações sociais e atribuir à família a responsabilidade dos conflitos resultantes da intolerância.

Este retorno da crença religiosa sobrepondo à política dentro poder legislativo constitui-se um perigo à sociedade. Abre portas para a volta da inquisição e para legitimar as agressões contra aqueles que não se enquadram nos critérios da verdade inquestionável pregado por grupos dotados de mentes odiosas em nome deus.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O “16 de Agosto” é para tontinhos


















POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Faz algum tempo publiquei, aqui mesmo no Chuva Ácida, um texto com 10 razões para antever o fracasso do “15 de Março”. Foi na mouche. Não vou repetir a fórmula do decálogo, mas estou muito à vontade para prever que o “16 de Agosto” será outro fracasso. E ainda pior que o anterior. Por todas as razões enumeradas em março e por algumas recentes que fazem muita diferença. O que mudou de lá para cá?

Há alterações no xadrez político. Os donos do capital saíram a campo para afirmar que esperam bom senso e equilíbrio. Uma nota conjunta assinada por Paulo Skaf, presidente da FIESP, e Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da FIRJAN, afirma que “o momento é de responsabilidade, diálogo e ação para preservar a estabilidade institucional do Brasil”. Os empresários temem o caos e enviaram o sinal: tomem juízo.

E mais. Também parece haver uma mudança no comportamento da velha mídia, que entrou em processo mitótico. De um lado, os veículos que acreditam ter viabilidade econômica, como a Globo e a Folha, que parecem rever as suas posições*. A lógica é simples: a instabilidade política contagia a economia e ninguém ganha com isso. Outros, que estão a um passo do abismo financeiro, como a Veja, apostam no caos pois só podem sobreviver em ambientes mais lassos.

Com a posição expressa pelos empresários a favor da estabilidade política, perde-se qualquer réstia de argumento. E sem o incitamento da velha mídia – todos lembramos do esforço para levar pessoas às ruas em março – o pessoal do oba-oba não será mobilizado. Ou seja, o movimento será feito apenas pelo pessoal do ódio de classe e do “quanto pior, melhor”. Em resumo: só os tontinhos  vão sair às ruas. 


Enfim, pelas razões apontadas em março (ver aqui) somadas às apresentadas hoje, só resta uma conclusão: o “16 de Agosto” será apenas um circo de ódio, irracionalidade e tonterias. Mas com menos gente ainda.

É a dança da chuva.

* Em se tratando do Globo melhor ficar com um pé atrás.