sábado, 28 de dezembro de 2013

Pepe legal


POR FELIPE SILVEIRA

Não somente pela simplicidade, mas principalmente pelas ideias e coragem de executá-las, o presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica, é a personalidade do ano. A sugestão me foi dada pelo companheiro de blogue Charles Henrique Voos, depois que eu disse que duas das minhas primeiras opções já haviam sido publicadas.

A legalização do aborto e da maconha (não cabe aqui se aprofundar nas duas questões) são apenas duas das políticas uruguaias que tem chamado a atenção de todo o mundo pela coragem de enfrentar dois graves problemas sociais que são tão envoltos de preconceitos, dogmas, disputas econômicas e religiosas. Claro que Mujica não aprovou as leis sozinho, mas seu papel foi fundamental junto com a atuação de movimentos sociais, parlamentares e população.

A simplicidade de Mujica também é importante, pois é política. Não se trata somente de ir de fusquinha para o trabalho ou de sandálias para a posse de um ministro. Muito mais importante do que isso é oferecer a residência oficial da presidência para moradores de rua. Esse tipo de atitude tem muito valor no enfrentamento com o capital.

Em um mundo que tem sido transformado em um gigantesco mc donalds, ver a coragem de Pepe Mujica para fazer as coisas de modo diferente é um alento e um incentivo.

4 comentários:

  1. ir ao uruguai aprender, em silêncio, o processo da legalização da maconha será um gesto de grandeza.

    ResponderExcluir
  2. Traz um pra mim rebeca!!!!

    ResponderExcluir
  3. maconha produzida pelo estado, não vai sair coisa boa daí...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende da genética das plantas utilizadas, me parece que a uruguaia vai ser da boa...

      Excluir

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem