quinta-feira, 17 de julho de 2014

Amizades e brigas de irmãos


CAROLINA PETERS

Terça-feira, 15 de julho. Horas após o anúncio da criação do banco dos BRICS na minha ensolarada Fortaleza, eu morria de frio no centro de São Paulo. No Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, o presidente equatoriano Rafael Correa fala por quase duas horas sobre a chamada “revolução cidadã” em curso no país. Ao final, entre as perguntas, alguém levanta a bola: como fica a tal integração latino-americana diante do fortalecimento do bloco dos BRICS?

“A integração não é somente um sonho dos nossos libertadores, mas uma necessidade de nossas economias”, respondeu, criticando a falta de iniciativas do Brasil como país economicamente mais forte da região. Destaco dois pontos de sua fala: a necessidade de investir em obras de integração física entre os países latino-americanos e de tirar do papel o Banco do Sul.

A bem da verdade, é preciso dizer que se o novo banco, sediado em Xangai, é a menina dos olhos do governo e da mídia. O Banco do Sul, que não passou de vaga menção, está mais para o patinho feio. Aos desavisados, vale lembrar que é para a América Latina que exportamos cerca de metade de nossos manufaturados, 30% dos quais para o Mercosul. Não é a dita “fronteira linguística”, senão uma forte campanha político-midiática que nos afasta política e economicamente de nossos hermanos. A investida ideológica que nos fez sequer curar a ressaca dos 7x1 e torcer entusiasmados para os alemães, não porque merecessem a vitória pela campanha irrepreensível nessa Copa, mas por puro ódio aos argentinos.

Concordo com os que distanciam o futebol e a política na medida em que, para a infelicidade de alguns, não será o pífio desempenho da seleção brasileira que logrará uma derrota eleitoral a Dilma. Talvez algum problema grave na organização e estrutura do evento fosse capaz de alguma ranhura na popularidade da presidenta, mas como o viaduto em BH desabou em cima da cabeça de pobre brasileiro, em território tucano. Mesmo a imprensa de patente mas não declarada oposição a Dilma tratou de por panos quentes.

Mas este fenômeno nacionalista, que se expressa de maneiras tão diversificadas durante os mundiais de futebol (ao menos nos masculinos), merece um olhar reflexivo. Porque a seleção argentina, que entra com faixas defendendo sua soberania sobre as ilhas Malvinas; os movimentos sociais da Colômbia que escrevem carta ao artilheiro James Rodrigues, demonstrando que o bom desempenho inesperado da seleção enche de esperança aquelas e aqueles que lutam por paz e terra nesse país sitiado; a solidariedade dos uruguaios a Soarez, não pela mordida absurda mas pela punição desproporcional deferida pela FIFA; a recusa de Benzema, o filho de imigrantes, a entoar a “Marseillaise”, estão bastante distantes de cantar nosso hino abraçadinhos.

Este nacionalismo ocasional, que é “brasileiro com muito orgulho e muito amor” quando a seleção ganha, sem perceber que vamos aos trancos e barrancos também no futebol, é conveniente e conivente com o Estado de Exceção que se abriu por exigência da FIFA, uma empresa internacional. Mas não é capaz de se mostrar uma identificação legítima com uma cultura, um território, e a resistência de um povo aos arbítrios daqueles com maior poder econômico.

Da fala de Correa, me peguei pensando que talvez não compartilhemos enquanto brasileiros dessa premissa de “sonho de nossos libertadores”. Nossa história de independência é um quadro estático do imperador em seu cavalo, no qual não cabem todas as lutas populares que agitaram e continuam agitando o país a despeito do que nos fizeram acreditar, que somos um povo dócil; um gigante que acordou em junho de 2013 e voltou subitamente a dormir.

Essa história de libertação ainda precisa se construir no nosso imaginário, e isso passa por perceber que, mesmo que a gente não queira, os farofeiros argentinos que tomaram Copacabana sem ingressos, pra apoiar sua seleção, são muito mais parecidos conosco, e com quem foram os alemães que colonizaram o Sul do país, do que Angela Merkel.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

O mundo vê o Brasil. E é bonito...

POR ET BARTHES

A Copa acabou, ficam as imagens. Melhor ainda quando divulgam a imagem do país no exterior, como foi o caso deste filme da BBC, no Reino Unido.







Ser rico é a melhor coisa que podemos querer


POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

O texto de ontem do Felipe Silveira abre caminho para uma reflexão interessante. Diz ele que ser rico é algo que não deseja a ninguém, “pois o rico pressupõe o pobre”. Não concordo com a ideia (mesmo que seja mera retórica), ainda mais quando apresentada em termos absolutos. Porque tudo é relativo, até mesmo a pobreza. Ser pobre na Noruega não é o mesmo que ser pobre no Brasil.

Mas a relatividade da pobreza é questão de somenos. O problema é que essa visão “franciscana” deixa implícito o discurso da socialização da miséria. É mau em termos políticos. Porque é o argumento que dá sustentação à semântica reacionária da direita, que acusa as esquerdas de vocação para a pobreza. Ora, o ideal de socialismo tem que ser afirmativo e apontar noutra direção: a socialização da riqueza.

E antes que apareça um conservador mais afoito a falar em tirar dinheiro dos ricos para dar aos pobres, não é isso que estou a dizer. O tema aqui é uma melhor divisão da riqueza. Não vamos esquecer que o relatório "Credit Suisse 2013 Wealth Report" revelou, há poucos meses, que 0,7% da população concentra 41% da riqueza mundial. E é contra essa “taxa de ganância” que a humanidade deve se insurgir.

Não odeio os ricos. Só não quero ser como esses incultos e gananciosos que formam as elites econômicas latino-americanas. Aliás, como escreveu Victor Bulmer-Thomas, especialista em assuntos da América Latina e Caribe, as elites locais “só conseguem sentir-se ricas se estiverem rodeadas de pobres”. Fazer uma profissão de fé pela pobreza é dar-lhes esse prazer.

Eis a diferença: não rejeito a riqueza. Só não quero ser rico sozinho. Porque a riqueza produzida pelo modo de produção capitalista é suficiente para todos. Aliás, acho que o problema mais imediato nem é acabar com o capitalismo, mas com os maus capitalistas e sua voracidade sem limites nem ética. Enfim, ao contrário do co-blogger Felipe Silveira, eu quero experimentar a riqueza. Porque a pobreza já sei como é.

É como diz o velho deitado: “Há uma guerra contra a pobreza… e os pobres estão a perder”.

terça-feira, 15 de julho de 2014

De olho na estrada...

POR ET BARTHES

Os telefones celulares são a maior causa de acidentes de automóvel em alguns países. Mas nada como experimentar a sensação...




Ser rico é a pior coisa que podemos querer

POR FELIPE SILVEIRA

Minha família achava que era coisa passageira da adolescência quando eu dizia que não queria ficar rico. De fato, não fiquei, e assim sigo. Inclusive, hoje digo mais: ficar rico é a pior coisa que podemos querer. Pois o rico pressupõe o pobre, e isso é coisa que não desejo pra ninguém.

Não desejo porque entendo que o pobre é alguém sem recursos para usufruir dos seus direitos – moradia, educação, transporte, saúde, lazer – em maior ou menor escala.

A imensa distância que colocamos em relação aos problemas dos pobres é uma das principais ferramentas para a manutenção desse sistema de exclusão, pois o justifica.

Dias atrás eu discutia com uma pessoa bastante próxima sobre as remoções em razão da copa e ela me questionava se as pessoas haviam comprado ou não as casas, pois “não achava certo invadir”. Eu falei sobre o processo de formação dessas comunidades, sobre as razões dessas “invasões”, mas fiquei com a impressão de ter sido em vão. Claro, é muito difícil para alguém que, emergente, cresce com a ideia de conquista da casa própria por meio do trabalho. Mesmo que este sonho seja frustrado ao longo da vida pelos mesmos que forçaram a existência daquelas comunidades.

Os mesmos sonhos e valores ganham as periferias, favelas e outras comunidades. Desde o adolescente que deseja o tênis de marca ao jovem que almeja a compra de um apartamento. O sonho de todos é ficar rico (e aí não importa o grau de riqueza) para conseguir usufruir dos direitos que devem ser de todos. Comprar o tênis, o carro, ir pra balada, viajar...

É difícil mudar essa ideia sem depender das contradições do capitalismo, que, em determinado momento, forçam uma noção mais realista do sistema. O que é uma pena, já que isso não ocorre sem perdas e dor.

Seguimos, no entanto, tentando. Não se trata de fazer voto de pobreza. É o contrário. É um voto de direitos para todos.