POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO
Eis um bom exemplo do jornalismo brazuca destes nossos dias. A manchete da Folha de S. Paulo de ontem diz que “Marina Silva é líder em todos os cenários de 2º turno”. Se o leitor ficar apenas pelo título da manchete vai imaginar que temos aí uma supermulher, uma candidata quase imbatível. Só que não. A manchete faz aquilo que em comunicação é chamado “metonímia”. Ou seja, usa a “parte” para mostrar o “todo”.
Quem lê a matéria e vê os números do primeiro turno fica a saber que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está disparado na frente, com 24% das intenções de voto. A candidata da Rede fica muito atrás, nos diversos cenários. Se for contra Aécio Neves, temos um 15% a 11% (que dá um empate técnico); se for contra Sérgio Moro, que a pesquisa teve o “cuidado” de introduzir como potencial candidato, fica num empate de 11%.
Aliás, sobre o primeiro turno a Folha diz que “Luiz Inácio Lula da Silva cresceu nas simulações de primeiro turno, na comparação com o levantamento anterior”. Nada mal, se tivermos em conta que o ex-presidente tem sido vítima de um massacre midiático e judicial. E a distância entre Lula e Marina no segundo turno caiu: ela tinha 52% em março e agora tem 43%, enquanto o ex-presidente subiu de 31% para 34%.
Por que a Folha de S. Paulo está a inflar a candidatura de Marina Silva? Afinal, será que ela emplaca? Muita gente acha que, com um tempo alargado de televisão, a putativa candidata tem potencial para crescer nas intenções de voto. Não teria tanta certeza. Mais tempo de televisão é mais tempo de exposição e de escrutínio da imagem. E as muitas contradições podem ficar mais evidentes.
Qual foi a posição de peso e demarcadora que Marina Silva tomou nos últimos tempos? Nenhuma. A candidata limita-se a frases inócuas sobre a corrupção. Mais nada. É inodora, insípida e incolor. E o fato de ser apontada como candidata do Banco Itaú ou da Natura, por exemplo, também dá panos para manga. E, por ironia, os áulicos da direita estão em desespero, acusando o seu partido de fletir para a esquerda.
No entanto, há um fator que, parecendo de menor importância, poderá ser definidor: a figura de Marina Silva é débil do ponto de vista do carisma. E isso pode ser um sério problema. Todos sabemos que os eleitores não compram apenas ideias (e é preciso tê-las), mas sim imagens e signos. Aliás, não é despiciendo salientar o conceito de dominação carismática, ponto saliente na sociologia de Max Weber.
A dominação carismática assenta em valores afetivos, na crença de que o líder tem qualidades superiores. A seguir a senda weberiana vamos encontrar uma condição: o governante deve ser visto pelos governados como alguém acima da média, quase sagrado e a sua imagem deve emanar algo “heróico”. Ora, nenhuma dominação é boa. Mas vale lembrar que as massas gostam da ideia do pai (ou mãe) autoritário e protetor.
Não parece que Marina Silva, por mais currículo e qualidades que venha a apresentar, possa ser incluída no rol de pessoas capazes de passar uma imagem vigorosa. Pelo contrário. E há muito caminho por percorrer. Aliás, o mais estranho é ter pesquisas dois anos antes das eleições. Mas vamos esperar os próximos capítulos dessa novela sucessória, que ainda promete muitas emoções. Afinal, no Brasil destes dias é muito arriscado fazer previsões, em especial sobre o futuro.
É a dança da chuva.
"É inodora, insípida e incolor."
ResponderExcluirMelhor isso do que o tradicional cheiro de bosta que levanta com o PT no poder.
Ajo que esdás gon o dariz dapado!
ExcluirA dúvida que fica é: é pior a charge do Sandro ChuPTa ou os textos do Baço? Briga difícil...
ResponderExcluirMAB
Os textos do Baço. Qual é a dúvida? Aliás, o MAB verdadeiro precisa saber que tem um fanzaço aqui.
ExcluirTemos um dupla: Sandro ChuPTa e Baço Mamada.
ExcluirLiberei este comentário apenas para mostrar às pessoas o nível de inteligência que é preciso suportar aqui. Mesmo sabendo que apareces como anônimo tu sabes quem és... e quão imbecil és. Benza deus (e olha que sou ateu).
ExcluirMas o que é isso agora: fogo amigo?
ResponderExcluirOu a Marina "endireitou"?
Vocês são uma piada!
Em tempo, que o Temer caia em 2018, porque antes tem que aplicar medidas impopulares, mas necessárias, que nenhum outro governo populista teria coragem de aplicar.
Alguém tem que avisar aos incautos que, ao que tudo indica, em 2018 Lula vai presidir a cela dele na Papuda.
Eduardo, Jlle
Putz. O Clóvis saiu do blog. Agora tenho que te aturar. Não é justo,
ExcluirO Eduardo parece que foi dormir em 2014 e só acordou agora....e quanto as medidas "impopulares mas necessárias" é muito óbvio para um liberalzinho caipira aspirante à núcleo jovem de ACIJ...
ExcluirExatamente, Lula presidirá uma linda cela na Papuda. Essa merda que a esquerda propaga por aí em divinizar o analfa é duro de engolir. Justificam a grande facção que se instalou (antes eram apenas o ratos conhecidos) e tem como justificativa um punhado de avanços sociais bem mequetrefes.
ResponderExcluirSabes que o texto é sobre Marina Silva, certo? Ou não leste? Poxa... vai lá ler, rapá!
ExcluirO texto e os comentários estão no mesmo patamar. Empate de zero.
ResponderExcluirIh ih ih. A diferença entre nós é que eu tenho um blog onde publicar os meus textos. E tu? O que fazes aqui se isto é um zero?
Excluiruuui, ele tem um blog. Em tempos que qualquer bosta pode ser publicada na internet, ter um blog é um grande feito. Parabéns!
ExcluirEu li, e vejo que no texto vc fala sobre varias coisas como: LULA, marina , faz uma critica ressuscitando Max Weber bem interessante, candidatos para 2018. Então lula esta no seu texto, comentários se referindo a ele não são tão fora do contexto.
ExcluirFabio Rosa. O texto é sobre Marina Silva e a falta de carisma. Quantos comentários a discutir carisma ou a própria Marina leste? Zero. Ora, qualquer pessoa com dois dedinhos de testa sabe que "comentários" sobre Lula não são apenas comentários: são a expressão de um ódio de classe que só mostra a pobreza intelectual que se vive no Brasil. E por isso que não me interessam.
Excluir"Ódio de classe"?
ExcluirA destruição total de um país, confiança de milhões jogada no lixo. Um capo sem-vergonha, muito pior do que qualquer outro político, sabe por que? Porque esse se faz de pobre, ingênuo, perseguido... Por eu afirmo: entre um criminoso que age como tal e um outro que dissimula, fico com o primeiro.
1. "Ódio de Classe" sim. Os idiotas reacionários como tu usam esse discurso de que não há ódio. Pois é o mais puro ódio de classe, sim senhor.
Excluir2. E tudo o que dizes depois de "ódio de classe" é exatamente a expressão do teu ódio de classe. A quem queres enganar, otário?
Ai como cansa esse mimimi de "ódio de classe", "Lula vítima", "não gosto do Lula pq ele é o homem do povo, dos pobres".
ExcluirLi td o texto. Sempre leio td o texto quando comento, até por respeito. Mas as vezes nem sempre o q VC quer passar é o q me chama atenção.
ExcluirNo mais esse pensamento é LINEAR demais, ou escolar demais como se fosse um aluno da escola respondendo qual o tema principal do texto.
Além do mais o nome do blog é chuva acida, que sugere uma certa acidez na escrita. Quem quer ser ácido não deveria ligar para tais coisas.
No mais feliz natal baço.
Anônimo das 13:34. Será que um dia conseguir ir além de argumentar sem o uso da expressão "mimimi"?
ExcluirFeliz Natal, Fábio Rosa.
ExcluirAnônimo das 16:42. Falar é fácil. Xingar também (apesar de só mostrar que és um adiantado mental). Faz o seguinte: deixa de lorota, cria o teu próprio blog e vem concorrer comigo. Mostra que consegues superar as 1,3 milhão de entradas que o Chuva tem. Prova que sabes fazer mais do que vir aqui espalhar a tua idiotice. Mãos à obra, companheiro.
ResponderExcluirExcelente Texto! Sugiro que pensem na possibilidade de imprimir os textos do Baço. Daria um ótimo papel higiênico.
ResponderExcluirObrigado. A gente já imprime, mas manda para a Venezuela, porque lá, como sabemos, falta papel higiênico.
ExcluirSinceramente, pensei que os anônimos não tão anônimos comentarista do Chuva teriam se escondido de vergonha do que o governo do TEMEROSO está fazendo ao país. Entrega do Pré-sal, falência de nossa indústria naval, congelamento por 20 anos dos investimentos em saúde e educação e a aposentadoria aos 49 anos (DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO). Tenham um pouco de humildade e reconheçam que só queriam tirar o PT e não imaginavam que o país seguiria este caminho, pois contra a corrupção obviamente não foi, está aí a lista da Odebrecht para comprovar quem são os principais beneficiários do esquema.
ResponderExcluirJuarez, tenta imaginar quem são os anônimos e vais perceber que são pessoas com muito tempo... e outras muito ressabiadas.
ExcluirOs anônimos não votaram em Temer, como você essa cambada de esquerdistas provavelmente fizeram quando jogaram o país no fundo do poço, duas vezes: em 2010 e 2014.
ExcluirAnônimo, aposto que és daquelas pessoas que na escola tinham notas baixas em história...
ExcluirMais um texto defendendo o Lula e a petralhada... racismo, machismo, bater no prefeito, Lula é Deus, texto da raquel-pra-encher-linguiça...
ResponderExcluirMais um leitor assíduo. Obrigado por prestigiar o blog.
ExcluirVocê prefere falta de carisma ou falta de vergonha na cara?
ResponderExcluirEu prefiro falta de carisma...
Mas no caso da Marina talvez tenhas os dois...
ExcluirAnônimo reconheça seu erro. É mais bonito e não é demérito para ninguém.
ResponderExcluirO Baço ainda tem um broche do PT da época que partido ainda não roubava.
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Faz-me um broche, anônimo...
ExcluirOs especialistas em broche aqui são dois: Sandro ChuPTa e o Baço Mamada.
ExcluirSério que te deste ao trabalho de escrever esta mensagem, anônimo nas 18h40min? A tua vida deve ser mesmo triste...
ExcluirSim, é muito triste. Venho ler os artigos aqui pra me alegrar. E tem dado muito certo.
ExcluirA manchete justa e correta deveria ser: Lula lidera todos os cenários no primeiro turno e Marina lidera no segundo turno.
ResponderExcluirAndy
Ou isso... (mas só e ela efetivamente passasse para o segundo turno, uma vez que a pesquisa não aponta para isso).
ExcluirA "esquerdalha" desse blog, descendo a "ripa" em Temer (vice da Dilma), no PSDB (partido de centro-esquerda) e Marina Silva da REDE!
ExcluirTá parecendo aquelas igrejas "Pague-Leve"!... se fragmentando e quebrando o pau!
A esquerda agoniza!...