POR CHARLES HENRIQUE VOOS
As pessoas até podem achar que é imaturidade, ou simplesmente uma ignorância. Entretanto, comemorar a não-eleição de uma pessoa que você acredita ser a pior opção para esta cidade, também é um ato de cidadania, pois você teoricamente sabe qual é a melhor. Lamentar, caso algum dos "ruins" tenha alcançado sucesso, é a antítese do voto. Simples assim. Ao final deste primeiro turno, estes são os sentimentos mais fortes em cada coração que pulsa a cidade, que sente o chamado para seu dever.
Apesar da reeleição de apenas nove dos atuais dezenove vereadores, Joinville acompanhou muita gente boa ficando de fora, muita gente ruim no seu merecido lugar (longe de uma cadeira na Hermann Lepper), ou, como no caso de alguns, péssimos e espertos o suficiente para serem eleitos. Falar de Bisonis e Maycons da vida é falar destes ruins e/ou espertos que entristecem a política e faz sentirmos nojo (mesmo que por alguns segundos) da tal democracia e do sistema de eleição para o legislativo. Cabe agora aos cidadãos de bem aumentarem a pressão pra cima destes.
Os que comemoram e lamentam, também podem ser os aliviados. Sentir que aquele candidato, extremamente eficiente no que fazia antes de sua atual atribuição, poderá voltar ao seu lugar, o qual faz sentir-se em casa. A cidade poderá ter uma voz ativa em outros níveis, novamente. Falar de Carlitos da vida é assim. O alívio pode vir também pelo "cala a boca" que alguns levaram, por não acreditarem em pesquisas ou por desfazerem amizades, desqualificarem profissionalmente e todos os outros argumentos fúteis que surgem como confronto perante a antítese do voto. Alguns, como sintomas deste alívio, soltam o grito que estava por tanto tempo entalado na garganta, juntamente com uma onda de risos. Do jeito que andam as coisas por esta cidade, faltará garganta para tanto grito, e boca para tantos risos.
Outra impressão: ter um posicionamento político diferente, apenas por convicção, sem se vender, é pior que qualquer cerceamento da participação popular, e talvez mais escandaloso que um homicídio, para uma boa parte das pessoas. O lugar de quem pensa assim deve ser a ala psiquiátrica do hospital mais próximo. Quem comemora, lamenta e fica aliviado sabe o que é melhor para si e para os outros. Aquele que vota, e acha que cumpriu com suas obrigações por quatro anos... finge que sabe!
Este cidadão que vive a cidade e sabe as reais necessidades do todo, também fica esperançoso. Sabe que existem vários Leonéis espalhados por Joinville e que fazem a diferença. Na urna, ou fora dela. Esta esperança é a responsável pelo funcionamento da caneta de um professor, da pá de um pedreiro ou da defesa de um advogado. É o mesmo sentimento de quem espera pela liberdade de expressão e participação nos rumos da cidade ou pelo fim da fila em um PA. É o sentimento que move as vidas em uma cidade, principalmente daqueles que comemoram, lamentam; sentem nojo ou alívio, e têm esperança. É a vergonha na cara de quem sabe dizer, antes de tudo, o que não quer para si e para os outros.
Pois é, quero ter a liberdade de continuar achando que o MELHOR para a cidade se desenvolver era o TEBALDI ! obrigado por me dar este direito !!!
ResponderExcluirO TEBALDI de fato era o melhor para a cidade crescer!
ExcluirUma pena, pois foi um prefeito trabalhador!
Mas parece que o povo quer apostar de volta, fazer o quê...
Daqui a quatro anos agnt conversa!
Transpareceu o quanto o "Volta" e o "Fica" eram verdadeiros gritos populares.
ResponderExcluirBisoni, pelas contas, seria o 19o vereador?
tem empresario na estrada da ilha que hoje deve tar feliz !!!
ResponderExcluiraquele gaucho das (laranjas) nao ganhou!!
agora vira tudo urbano mesmo!!
Difícil agora é engolir a empáfia do Kennedy. Passou em primeiro com um discurso inteligente, espertalhão. Agora o Udo vai ter que rebolar pra lutar contra a experiência, esperteza, ligereza do Clari. Será? O Udo é muito inocente, não tem gingado, não lida bem com as câmeras, entrevistas ao vivo, saias justas, palavreados. Normal. Pessoa comum. Não preparada. Não tem os anos de experiência do Kennedy. E o que o Kennedy ainda tem coragem de dizer que representa o "novo". Não sei o que é novo nele... Idade? hummm... Partido? hummmm. Isso é verdade. Mas o resto, é velho velho velho velho. Tomara que o Udo esteja com o coração bom porque vai vir muito golpe baixo ainda e do jeitinho "novo" do oponente, rasteiro e silencioso, mas ainda golpe baixo. Ele passou o primeiro turno inteiro dando tiradinhas, pequenos golpes, indiretas... só não viu quem não quis.
ResponderExcluirPior não é engolir apenas a empáfia do Kennedy, mas sim a de muitos eleitores que vão comprar a nova história dele hahaha
ExcluirDeus não há de permitir.
Excluirº
Nossa linda joinville precisa de gente trabalhando acordando cedo ...e só têm uma saída...Tatianalucia
Deus não há de permitir.
Excluirº
Nossa linda joinville precisa de gente trabalhando acordando cedo ...e só têm uma saída...Tatianalucia
Minha leitura estava indo tão bem até chegar nos comentários. Lamento pelo anônimo.
ResponderExcluirEspaço de discussão eh o que deveria ser a cidade. Nao só nesse período mas permanentemente.
Eu ainda acho que se reelegeram muitos vereadores. Sangue novo ia bem, sem vícios.
Gostei deste poder do povo de Joinville de mudar mesmo, era duro ver as discussões das pessoas aqui Carlito/Tebaldi como se só houvessem estes dois candidatos, aliás chega destes dois né? Agora já sabem, nunca mais, já são passado, graças...
ResponderExcluirAgora é hora de dar a chance a um dos dois que foram para o segundo turno, para mim não é nada difícil já que sou Udo desde sempre, o problema vai ser para quem votou nos outros candidatos que não foram para o segundo turno hehehe... Mas só dou uma sugestão se alguém quiser aceitá-la, chega de demagogia, pois o candidato Kennedy falou falou falou que o Carlito prometia mas não fazia, é só voltar um tempinho para ver as promessas de 3 elevados do Kennedy que fez até "outdoors" na cidade dizendo que trouxe, enganou o povo direitinho... Eu não tenho memória fraca!
Kennedy percebeu que não ia muito longe já lá em julho, no primeiro debate, o da band. Raivoso, agressivo, diria até dissimulado. Disse que rompeu com o Carlito porque o ele teria aumentado a passagem acima da inflação e ainda deu cinco centavos a mais. Alguém lembra disso? Pois é. Carlito tentou explicar e depois o Kennedy chamou o Carlito de mentiroso e disse que ele era uma farsa. Agora tá pedindo voto do PT e apoio do Carlito pois suas brigas com ele não foram pessoais. Afff. Me engana que eu gosto!!! Memória curta dessa gente. Isso sim é política velha, suja. Gente, vão pesquisar. Debate da band, lá em julho, bem no começo de tudo. Esse bom moço de agora é só teatro.
ResponderExcluirExcelente comentário.
ExcluirUdo pode ser qualquer coisa, mas ele não é ingênuo, nem uma pessoa comum e tampouco mal preparada, como afirmou o anônimo das 14h51. E só em uma cultura onde política se confunde com partidarismo pode-se considerá-lo novo.
ResponderExcluirSe ele não tem "gingado" nem lida bem com as câmeras é porque nunca precisou disso, já que uma coisa e outra são dispensáveis nas reuniões da Acij, de onde ele faz política há sei lá quantas décadas.
Se frequentasse os lugares públicos, shoppings, mercado público, praças, a arena, as ruas da cidade enfim, talvez não lhe faltasse uma coisa e outra.
Se perder a eleição para o Kennedy (que oxalá proteja Joinville) por conta de sua "ingenuidade" e dificuldade de comunicação, não deixa de ser um golpe certeiro no ego do senador LHS e uma boa lição: às vezes, mas só às vezes, é preciso mais que um padrinho forte, muita grana e um sobrenome alemão para fabricar um candidato e vencer uma eleição.
O Udo é uma referência na direita joinvilense. Isso não parece todos os dias, mas basta a leitura mais atenta dos jornais locais dos últimos quarente anos para perceber.
ExcluirNum domingo desses, o jornal A notícia fez uma reportagem sobre os hábitos de leituras dos candidatos. No meio da matéria, o Udo comentou que num episódio no sítio Paraty, de sua propriedade em Araquari, foi definida a candidatura do atual governador Luis Henrique da Silveira. Também o histórico dele como atuante em organizações políticas liberais, como na época de estudante em Curitiba e depois no retorno a terrinha.
Udo e a política local estão juntos há 40 anos!!! Mas agora corre o risco desse união ser definitivamente pública e para os olhos de todos e todas.
Maikon K
Joinville cidade minha terra...
ExcluirCade a força a cultura o caráter
Quem os têm?
Alguma dúvida?
Quero ver joinville radiosa e pujante!
Vai povo...cuidado com o Tim Tones rsss.....saudoso Chico Anísio.
Quero ver quais os próximos absurdos que serão prometidos no segundo turno.
ResponderExcluirConfesso que a minha perspectiva era ter Tebaldi x Udo no segundo turno, mas, por mais que 'Uttô' e 'Kennas' não sejam mudanças verdadeiras, o povo mostrou o quanto gostou das últimas administrações.
E o que me deixou mais feliz foi saber que mais de 10 mil joinvilenses querem que Joinville muda DE VERDADE. Isso foi bacana. Votei no Camasão e fiquei contente com a votação dele (ao menos os votos do PSOL não foram direto pro lixo, hahaha). Agora (vou pra cima do judiciário! ui!), vamos pro segundo turno.
O Camisão é outro demagogo. Não acredite nesses caras que dizem que tudo está errado e só ficam apontando defeitos como se eles fossem a solução para tudo se fossem eleitos. O PT, no começo, tambérm era assim e depois que cresceu e chegou no Poder mostraram que são iguais e tão corruptos como os outros.
ExcluirTambém votei no 50 e no 2º turno votarei novamente...no 50...
ExcluirIsso vote voto nulo ou em branco.
ExcluirEspero não vê-lo por aqui reclamando... Podia usar um nick, pelo menos!
Me diz: votar nulo retira o direito de reclamar, de fazer política em outros espaços ?
ExcluirMaikon K
Tira! Não participa, quer reclamar do quê?
ExcluirE por que votar nulo é o equivalente a não participar? E por que a única forma de participar é votar?
ExcluirPaís engraçado este: a maioria dos eleitores não mexe uma palha para que nada aconteça antes ou depois das eleições.
Mas acha que quem opta por anular o voto, entendendo que nenhum dos candidatos, propostas e projetos são satisfatórios, não participa.
Engraçado Kennedy falar de ser candidato do povão agora, pois o primeiro cargo político dele foi por nomeação através de nada mais nada menos o cara que foi o homem mais rico de Joinville de todos os tempos, Wittich Freitag, que aliás foi um grande prefeito popular, jogando por água abaixo esta teoria de que Udo Döhler vai governar só para patrão...
ResponderExcluirEu lembro do debate da emissora de Florianópolis, anônimo 17:12. Verdade. O Kennedy chamou o Carlito de "uma farsa". Foi desconsertante. E agora pede voto do 13. Onde vamos parar? Sandro??? Cadê a charge do nariz de pinóquio???
ExcluirUdo é o candidato dos ricos, dos brancos de olhos azuis, dos empresários, da elite joinvillense que quer voltar ao Poder, por isso, não voto nele. Kennedy é o candidato do povão, dos operários, dos oprimidos, das empregadas domésticas, dos migrantes pobres, daqueles que ganham um salário mínimo e por isso merece o meu voto e com certeza vai ser nosso futuro prefeito.
ResponderExcluirHAHAHAHAHAHAH
ExcluirSeria um sonho se fosse piada... Mas não é!!!
ExcluirO Udo é também o candidato do dinheiro, muito dinheiro, do marketing!!
Agora ele torce pro JEC, frequenta o Quenia clube ( essa sim é a piada do século) , sorri, dá oi para as pessoas, ouve os outros, gosta de crianças, deficientes, negros...
A história da mulher amarrada foi usada de forma eleitoreira, mas o pior foi ver que apenas alemães se prontificaram e foram defendê-lo na TV. Porque Será que nenhum negro, deficiente, homoafetivo quis defendê-lo na TV?
Udo gasta 16 milhões na campanha!! O PMDB enganou o PT e usou o Carlito até meados do ano passdo com cargos e agora quer usar o PT outra vez? Nunca achei o Carlito competente, mas espero que vendido ele não seja!! O próprio LHS destruiu a candidatura dele nos tribunais
e agora quer o apoio da Dilma? O mesmo LHS que usou o PT em 2002? E que depois se vendeu para o JKB? Não é o PT o partido que é contra as oligarquias? Porque o LHS só usa o PT quando lhe convém... Se bem que o PT depois de 2002 se aliou a vários tipos de coronéis para se perpetuar no poder... Mas espero que o Carlito seja ao menos convicto!!
HAHAHAHAHAHAH³
ExcluirO Udo é o candidato do dinheiro, mas quem foi cassado por ter gasto mais do que devia não foi ele, né? O Udo é Conselheiro do JEC há décadas, e os outros? Apenas alemães se prontificaram a defendê-lo? Em que planeta você vive?
ExcluirCaramba Anônimo 22:27 e 22:59... Quanto besteirol...
ExcluirÉ isso aí, anônimo das 23h53, quem conhece Jville. e o Udo sabe que ele é como a cidade: moderno e sem preconceitos. Este papo de dizer que ele é conservador, sexista, racista e homofóbico é tudo intriga da oposição.
ExcluirUé...alguém já tinha visto ele no Quenia Clube antes???
ExcluirJá conversou com pessoas idosas negras e pobres, qual era o relacionamento que tiveram ou presenciaram...???
Amigos , O LHS é coronel , ele usa e abusa de quem quiser !
Excluirprincipalmente do próprio partido, já viram que ele não chama ninguém das bases , eleição passada Mariani , pq não apoiou Mariani este ano ? achou o UDO ! algué acha que o LHS vai deixar o UDO governar e se criar ?
LHS : FIQUE PRONTA , HOJE VOU TE USAR !!! rsrsrsrsrsrs
A LENDA DA MULHERES AMARRADAS NA DOHLER
Excluir(x) Mentira ( ) Verdade
Na rua em que eu moro também mora uma família que, seis de seus membros, trabalharam na empresa do Udo. Nenhum deles trabalha mais lá. Cada um tem seu próprio negócio. Um deles é funcionário público municipal e por coincidência, ontem à noite nos encontramos e falamos sobre eleições. Perguntei se ele tinha votado no Carlito e que de pronto me respondeu: Nãoooo, no Udo.
Aproveitei o gancho indaguei sobre as mulheres acorrentadas. Ele riu e disse que bobagem aquilo! Nunca teve nada disso lá. O que vem a seguir, são um resumo do que ele me falou: "Nessa época eu trabalhei lá e deu um bafafá na cidade porque começaram a falar que as mulheres estavam sendo amarradas na fábrica. O povo faz piada e os outros aumentam. Acontece que na hora do almoço e saída do expediente, as mulheres saiam correndo e quando desciam uma escada, acabavam caindo e se machucando. Deu muito acidente de trabalho. O que responsável na época fez foi uma brincadeira que lhe custou o emprego. Ele estendeu um fio e neste fio elas tinham que ir segurando. Assim, o passo era reduzido porque não podiam correr. O Udo estava na Europa e assim que soube, voltou de imediato e o cara foi demitido na hora. O Udo sempre tratou e trata muito bem os empregados".
Eu não vou discutir e discordar de alguém que vivenciou os fatos.
E espero sinceramente que, o Kennedy não use deste argumento para tentar se eleger, o que é pouco improvável..., mas ainda creio no bom senso.
Mas se ele usar, o que podemos esperar de um sujeito que usa e se aproveita da inocência dos velhinhos para se promover? Não podemos esperar coisa boa.
Galo
Ô das 20:27.
ExcluirEu não sou rica, não tenho os olhos azuis, sou empregada, não pertenço à elite joinvilense e sabe em quem eu voto?
Agora eu voto no UDO 15.
Sabe por que? Não confio em quem anda com a bíblia debaixo do braço.
Maria (e não sou Maria-vai-com-as-outras) ahahahah
Engraçado, quem colocou um pastor lendo a bíblia e dando sermão foi o Udo... Ah o pastor era negro, lógico!
ExcluirSinceramente falando, vcs superdimensionam a religiosidade do Kennedy... Mas o Kennedy a gente sempre soube que era evangélico... Já o Udo não.... E agora quer o voto evangélico...
Olha, nem todo evangélico vota no Kennedy, porque nem todos acreditam no seu sermão.
ExcluirAssim como nem todo aquele que tem olhos azuis vota no Udo.
Simplezinho de uma vez.
Tatu
Todos os antigos empresários da cidade estão cercados de lendas. Algumas verdadeiras, quando certa vez um empresário com seu gerente pararam em frente a um terreno e o mesmo disse ao empregado: Fulano, bonito este terreno! "Vê quanto custa e vamos comprar!" "Mas ciclano, este terreno já é do senhor!" Empresários estes, que fizeram esta cidade crescer e ser pujante. Ainda que uma província, mas como todo elefante branco, caminhando em direção ao futuro.
ResponderExcluirProvíncia pelo pensamento pequenez de muitos que aqui habitam.
Colorado
Entrevista do governador Colombo a RBS:
ResponderExcluirDC — Houve um momento no primeiro turno em que o senhor comentou que o candidato Udo Döhler seria o mais preparado para Joinville. É isso mesmo?
Colombo — Eu acho que o povo de Joinville vai saber escolher, não precisa que ninguém de fora vá lá dizer. Essa é a minha convicção.
------------------
O Kennedy piraaaaaaaa... Imagino O Colombo piscando para mim e dizendo esta resposta kkkk Já entendi Colombo, eu também votarei UDO! kkk
Entrevista com o Udo no AN ( http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3911906.xml&template=4187.dwt&edition=20567§ion=1190 ):
ResponderExcluir-
"Não adianta levar uma proposta que não tem condição de ser executada. Seria muito confortável prometer que ninguém nunca mais irá pagar tarifa de água ou de energia elétrica e ônibus, mas também seria muita demagogia da nossa parte."
-
Na lata...
O Udo é lúcido. Fala coisas a sério!
ExcluirPor isso voto nele!
Se somente este ano a Prefeitura conseguiu acabar com o turno intermediário, como o Udo está prometendo turno integral nas escolas municipais. Isso não é demagogia?????Necessitariamos do dobro das salas de aula.
ResponderExcluirVOCE SABIA Q NA EMPRESA DOHLER EXISTE COTA PARA CONTRATAR PESSOAS NEGRAS E DEFICIENTES ???? E PQ SO AGORA ESTAO CONTRATANDO POR AGENCIA (RH)SE ANTES ERA SO POR INDICAÇAO .....
ResponderExcluir