quinta-feira, 19 de julho de 2018

Boas notícias



POR FAHYA KURY CASSINS

É bom receber boas notícias, todo mundo gosta. E também ninguém quer ficar só reclamando, é preciso olhar as coisas com bons olhos. Assim, finalmente reabrirão a avenida Beira-rio. Parece que depois de tanto tempo deram-se conta de que os benefícios eram mínimos diante dos transtornos. Também reparamos que estão cuidando da cidade, pintando as ruas, instalando sinalização de trânsito, cortando o mato. Até a obra do rio Mathias parece ir de vento em popa! Ah, e saiu o dinheiro para a ponte do Adhemar Garcia.

Será que o prefeito acordou? Estava empenhado na sua possível candidatura ao governo do Estado e desviara-se das responsabilidades de prefeito? Mas, também a loja da sua fábrica sofreu grandes mudanças, está impecável. A gente sabe, todos passamos por fases ruins. Uma hora melhoramos.

A última alteração no trânsito foi a colocação de um sinaleiro na rua que segue pela lateral do Mercado Municipal. Ninguém sabe ao certo a razão, mas percebemos que há uma proliferação relâmpago de sinaleiros pela cidade. Nos primeiros dias foi um transtorno, as filas congestionaram tudo, em menos de cem metros há três sinaleiros. O caos onde todo dia há uma confusão sem tamanho. Mas, vejam bem, a reabertura terá que esperar as obras do rio Mathias – sim, é desanimador esperar ainda mais. Mas, vejam bem, eles reconhecerem que foi um fracasso tudo aquilo já é alguma coisa. Ou não?

Quem sabe se eles ouvissem mais a população? Está aí uma dica preciosa. Nós avisamos que a mudança não era inteligente, assim como alguns moradores inclusive indicaram outras alternativas – e fomos ignorados. É triste o cidadão não ser ouvido. Pensem nisso, agora que estão pensando na cidade.

E nós queremos dizer que a mudança na Ottokar Doerffel não é uma boa ideia. A gente sabe que está antenada com os interesses daqueles mesmos que sempre querem tudo para eles, mas vamos tentar fazer a cidade para todos? Viu só? A gente até pára de reclamar e elogia as iniciativas, se forem para a maioria.

Há um ano como colunista do Chuva Ácida sou alguém que vive a cidade e reconhece que temos muitos (e sérios) problemas. Mas cada um de nós faz a sua parte, por isso podemos cobrar dos responsáveis que façam a cidade para todos nós. E não nos cansaremos de cobrar, de apontar os erros e arbitrariedades. Porque não há mais espaço para isso no mundo contemporâneo. Vamos todos fazer o que nos compete e assim as coisas melhorarão. Estamos aguardando mais boas novas, ano após ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário não representa a opinião do blog; a responsabilidade é do autor da mensagem